Pequena, grande, natural, artificial, verde, branca ou rosa. Não importa o tipo da árvore de Natal. O fato é que ela nos faz mergulhar no clima de final de ano. Enfim, falta pouco para a data tão especial, mas ainda dá tempo de escolher a sua árvore ou dar uma cara nova para a decoração natalina.
Devido à pandemia, a ceia de Natal terá um sabor diferente neste ano. Afinal, não é recomendado visitar os parentes do grupo de risco. Mas isso não impede você de enfeitar a casa com os símbolos do nascimento do Menino Jesus.
Nesse sentido, confira neste conteúdo como surgiu a tradição dos enfeites de Natal, como escolher a árvore e dicas para montar a sua decoração.
Veja como nasceu a tradição da árvore de Natal e saiba o seu significado
O costume de enfeitar a casa para o Natal já perdura há 500 anos. Uma das teorias da origem da árvore natalina remonta ao início no século 16 na Alsácia, onde hoje é a França.
Na época, no entanto, o pinheirinho era enfeitado com doces e frutas. Aliás, foi o alemão Martinho Lutero (monge da Reforma Protestante) que trouxe a ideia de abrilhantar a árvore com luzes.
Vem da Alemanha também a explicação de que a árvore de Natal está ligada à Santíssima Trindade por seu formato triangular. Além disso, o pinheiro simboliza a promessa de vida eterna, pois os seus ramos resistem às condições do tempo, como a neve.
Veja os 5 segredos de como escolher e montar a sua árvore natalina
A árvore de Natal dura anos. Por conta disso, muita gente reaproveita a decoração. O mais importante, no entanto, é saber que a escolha da árvore merece uma atenção especial. Por esta razão, acompanhe as 5 dicas para escolher a sua.
1. Defina o espaço
O primeiro passo é definir se a sua árvore ficará no chão, sobre uma mesinha ou próxima de uma tomada. Assim, ficará mais fácil definir a altura, o uso do pisca-pisca e a cor predominante.
2. Escolha o pinheiro
Muitas famílias montam a decoração natalina com objetos alternativos, como livros e fitas de vídeo. Mas se você optar pelo tradicional pinheiro, defina se ele será natural ou artificial. A maioria dos brasileiros adota o pinheiro artificial, que praticamente não tem manutenção.
3. Defina o estilo da decoração
Sua árvore natalina será infantil, minimalista ou contemporânea? A dica aqui é harmonizar o símbolo do Natal com a decoração do ambiente. Assim, se você tem uma sala minimalista, é bom manter o estilo nos enfeites de Natal.
4. Reúna a família
Montar o pinheirinho é um momento mágico. Dessa maneira, reúna a família para enfeitar a casa. Portanto, se a árvore é artificial, coloque primeiramente os galhos no chão e abra-os para que eles fiquem mais volumosos na montagem. Logo após, monte cada peça e vá adicionando os enfeites de Natal.
5. Inicie com as luzes
Assim, as luzes ficarão sob os demais enfeites e darão um efeito especial. Depois disso, enrole o festão, pendure as bolinhas e inclua caixinhas de presentes, estrelinhas e papais noéis. Por último, coloque a estrela que é o símbolo da Estrela Guia que levou os Reis Magos até o Menino Jesus.
Lembre-se ainda que na tradição cristã, a decoração natalina é montada no início do Advento e desfeita no Dia de Reis (6 de janeiro). E não se esqueça que preparar a casa para o Natal é deixar o espírito de Natal penetrar no seu lar.
E, então, aproveite agora para conferir outros conteúdos sobre o lar no
Lugar Certo e deixe sua casa ainda mais aconchegante.