Truques na cozinha

Facilite sua vida e aprenda a desengordurar vasilhas de plástico

Não é preciso descartar potes manchados ou engordurados, basta seguir a algumas dicas que levam limão, água sanitária ou vinagre na limpeza

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 05/02/2021 12:49 / atualizado em 05/02/2021 13:53


 
Freepik
 
As vasilhas de plástico são muito úteis na cozinha. Afinal, elas são ideais para armazenar carnes, cereais e legumes prontos. Mas elas apresentam um problema que incomoda muita gente: o acúmulo de gordura. Contudo, é possível virar esse jogo com algumas dicas práticas. 

Sendo assim, você não vai precisar descartar a vasilha de plástico só porque ela está com uma má aparência. Portanto, resgate seus potes e economize dinheiro, além de poupar o meio ambiente. Veja nossas dicas. 

Passo a passo para desengordurar vasilhas de plástico 


Em primeiro lugar, você não vai conseguir combater a gordura que fica grudada nos recipientes plásticos nem tirar aquele cheiro característico se não contar com detergente ou sabão e água morna ou quente. Veja abaixo o passo a passo:

  • raspe o plástico até tirar todos os resíduos de alimentos. Se o alimento estiver duro, com aquela gordurinha branca, raspe com uma espátula aquecida em água quente; 
  • coloque detergente diretamente sobre os pontos de gordura e depois esfregue com o lado macio da esponja;
  • se a gordura estiver resistente, encha a vasilha com água quente e pingue algumas gotas de detergente, deixando agir por 5 a 10 minutos e depois enxague.

Truques extras para limpar vasilhas engorduradas 


Para ajudar a limpar vasilhas de plástico engorduradas, conte com alguns itens que existem em quase todas as cozinhas. Confira quais são.

Limão


Corte um limão ao meio e esfregue nas partes manchadas e engorduradas dos potes, depois lave com água e sabão.

Vinagre


Misture uma parte de água para uma parte de vinagre branco, podendo ser um copo de cada. Assim, encha a vasilha e deixe de molho por uma noite. No dia seguinte, portanto, lave normalmente.

Água sanitária

 
Numa bacia, misture um litro de água da torneira com meia xícara de água sanitária. Mergulhe as vasilhas de plástico e deixe de molho por meia hora. Após o procedimento, é só lavar com água e detergente. 
 

Bicarbonato de sódio

 
Misture uma colher de bicarbonato de sódio com duas colheres de água fria. Depois disso, passe essa pasta nas pastas manchadas e engorduradas das vasilhas de plástico. Em seguida, lave normalmente. 
 

Cuidados na manutenção de recipientes de plástico 

 
Além dessas medidas para desengordurar as vasilhas de plástico, que também ficam eventualmente manchadas com molho de tomate ou corantes presentes nos alimentos, fique atento a algumas dicas para manter os recipientes sempre com cara de novos
 
  • reserve um pote (ou mais) para armazenar comidas com molhos, corantes ou alimentos gordurosos; 
  • adquira um spray de óleo de canola para aplicar sobre o recipiente antes de guardar os alimentos, pois isso evita manchas
  • acostume-se a jogar água quente sobre as louças antes da lavagem, já que isso contribui para a manutenção das peças; 
  • procure lavar o pote sempre após o uso, não deixando a sujeira acumular e se fixar no material dos recipientes. 
 
Como a gente viu nesse post, é fácil fazer a manutenção de vasilhas de plástico. Baratos ou caros, eles são úteis no dia a dia da cozinha e merecem atenção. 
 
Para conferir mais dicas de limpeza na cozinha e em outros cômodos, confira outros artigos em nosso site e aprenda truques que vão facilitar sua vida. E já que estamos falando de cozinha, que tal ler um pouco sobre as vantagens do fogão Cooktop
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023