Dicas

Geladeira limpa: saiba como tirar manchas de mofo e de gordura

Para deixar a borrachinha sempre nova e evitar manchas amareladas na parte externa da geladeira, siga algumas dicas práticas de limpeza

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 02/09/2021 13:00 / atualizado em 02/09/2021 13:22


Freepik

 
geladeira é um importante item da cozinha. Por isso, deve estar sempre limpa. Afinal, ela armazena nossos alimentos e bebidas e, dessa maneira, precisa estar higienizada. Mas como limpar geladeira quando ela já mostra a formação de mofo na borrachinha e manchas amareladas de gordura? 

Essas dúvidas são muito comuns quando estamos limpando a casa. Mas uma coisa é certa: você pode utilizar produtos que já tem em casa sem precisar gastar muito. Sendo assim, acompanhe as dicas deste conteúdo. 

O que fazer antes da limpeza? 


Está pronto para deixar a sua geladeira renovada? Então confira as nossas dicas para deixar sua cozinha mais bonita. Antes de verificar como limpar geladeira, retire todos os alimentos e bebidas do local. 

Lembre-se de tirar o eletrodoméstico da tomada para evitar choques. Além disso, separe tudo o que vai precisar, como esponja, detergente neutro, vinagre de álcool e bicarbonato de sódio. 

Como tirar mofo da borrachinha da geladeira? 


Toda geladeira tem uma vedação, que consiste na borracha que fica entre a porta e a geladeira propriamente dita. Ela serve para manter o frio interno, impedindo também a entrada do calor externo que pode estragar os alimentos que precisam manter-se refrigerados. 

Mas é comum que a borrachinha crie mofo. Nesse sentido, se ele estiver em estágio inicial, basta passar uma esponja com detergente neutro, retirar o excesso e só então secar bem com um pano limpo. É importante secar para evitar que o mofo retorne. 

Agora, se as manchas já são antigas, o melhor a fazer é utilizar produtos mais fortes para removê-las. Nesse sentido, prepare uma solução com um quarto de colher de sopa de água sanitária e um litro de água de torneira morna. 

Umedeça uma esponja com a mistura e esfregue na borrachinha. Depois é só passar um pano úmido e, para finalizar, secar com um pano limpo. 
 
O ideal é realizar a manutenção a cada 15 ou 20 dias para evitar que o mofo volte a se formar. 
 
Freepik
 
 

Como limpar geladeira de inox? 


O inox garante um design moderno para os eletrodomésticos da sua casa. Mas como limpar geladeira de inox sem deixar manchas? O mais importante é se lembrar de nunca usar produtos abrasivos. Então, veja o passo a passo a seguir:

  • separe esponja ou pano macio, toalha de papel, água e detergente neutro; 
  • umedeça a esponja ou pano com água e detergente; 
  • limpe as portas, as laterais e a parte de cima; 
  • lembre-se de seguir o sentido do aço; 
  • passe um pano úmido para retirar o excesso de detergente; 
  • retire a umidade com um pano seco; 
  • para finalizar, passe toalha de papel para evitar a formação de manchas. 

Mas como limpar geladeira de aço inox se ela estiver com resíduos de gordura? A dica é borrifar uma mistura de vinagre de álcool com água e, em seguida, utilizar uma pasta feita com álcool e bicarbonato de sódio para remover as manchas mais resistentes. Depois é só completar a limpeza com pano úmido. 

Como limpar geladeira branca? 


A geladeira branca é a mais popular nas cozinhas brasileiras, mas às vezes ganham manchas indesejadas, marcas de mão e até colas de adesivos que teimam em ficar expostas na porta. 

Por essa razão, a dica é manter a rotina de limpeza. Por certo, já existem produtos específicos para tirar manchas de geladeira branca, no entanto, você pode remover os resíduos com uma receita caseira. 

Faça uma pasta com bicarbonato de sódio e água morna. Em seguida, passe a pasta na mancha e deixe agir por alguns minutos. Logo depois, use uma esponja macia para esfregar levemente antes de retirar tudo com um pano úmido. 

Para concluir, veja como limpar a geladeira ficou mais fácil após essas dicas, não é mesmo? 

Gostou das sugestões? 


Agora é hora de conferir o conteúdo sobre como tirar o mau cheiro da geladeira e deixar a sua cozinha impecável. Não deixe de acompanhar outros conteúdos do portal Lugar Certo. 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
01 de junho de 2023
22 de maio de 2023