Alimentos frescos

Limpando eletrodomésticos: dicas de como tirar cheiro da geladeira

Armazenagem correta, regulagem adequada da temperatura e limpeza constante evitam o mau cheiro na geladeira doméstica

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 13/01/2021 13:11 / atualizado em 13/01/2021 13:40


Freepik

 
geladeira foi uma das melhores invenções da humanidade, pois conserva os alimentos por mais tempo e nos garante água geladinha nos dias quentes. Mas um problema causado pela falta de manutenção adequada resulta no mau odor. Por essa razão, anote as dicas deste conteúdo de como tirar cheiro da geladeira e deixar os alimentos sempre fresquinhos. 
 
Além de preservar as características dos alimentos e evitar que eles simplesmente apodreçam e reúnam micro-organismos nocivos à saúde, a geladeira é um eletrodoméstico caro. Sendo assim, a manutenção adequada prolonga a vida útil do equipamento e evita as trocas desnecessárias. 

O que causa mau cheiro na geladeira? 


Primeiramente, alimentos com datas de validade vencidas causam mau cheiro na geladeira. Sendo assim, observe a indicação na embalagem do produto. Por exemplo, leites e sucos de caixinha podem ser consumidos em até 3 dias após abertos e sob refrigeração, pois em contato com o ambiente eles podem ser contaminados. 
 
Além disso, outros produtos têm cheiros potencialmente mais fortes, como alhos, cebolas e pimentões. Mas isso não quer dizer que o alimento deva ser retirado da geladeira, porém armazenado em potes fechados
 
Outro detalhe importante que precisamos saber ao pesquisar como tirar cheiro da geladeira: as carnes podem se decompor mais facilmente. Nesse sentido, procure congelá-las ou consumir nos dias posteriores à compra. 

Qual é o primeiro passo para eliminar o mau odor? 


Dois passos são importantes antes de adotar qualquer prática para eliminar o mau odor vindo da geladeira.  O primeiro passo é desligar eletrodoméstico e o segundo é fazer uma limpeza completa. 
 
Sendo assim, desligue a geladeira da tomada ou através do botão interno. Na sequência, retire todos os alimentos. Aliás, aproveite para fazer isso antes das compras para não descongelar as carnes. 
 
Logo após, retire as grades e gavetas para limpá-las com detergente neutro. Outra dica é passar um pano embebido em vinagre de álcool. Completada toda essa etapa é só guardar os alimentos e ligar o equipamento novamente. 

Quais os segredos para tirar o cheiro da geladeira? 

 
Além de manter todos os cuidados informados anteriormente neste artigo, a sua geladeira pode ganhar uma proteção extra com alguns truques. Conheça a seguir algumas dicas práticas de como tirar cheiro da geladeira.
 

Café

 
Depois de fazer a higienização, coloque uma xícara com pó de café dentro do congelador. Sendo assim, o pó vai ajudar a absorver os odores das carnes. Lembre-se, portanto, de trocá-lo a cada 30 dias. 
 

Vinagre

 
Após limpar a geladeira, passe um pano umedecido com vinagre branco em seu interior. Também é indicado deixar um recipiente aberto com o líquido dentro da geladeira.  
 

Carvão ativado

 
As moléculas de carvão ativado podem remover o odor da geladeira bem como de gavetas com utensílios domésticos. Portanto, após a limpeza do eletrodoméstico, coloque um pedaço de carvão ativado no fundo da geladeira. 
 

Bicarbonato de sódio

 
Prepare uma solução com uma pequena porção de bicarbonato de sódio diluído em água. Depois disso é só passar a mistura com um pano em todo o interior da geladeira para protegê-la contra maus odores. 
 
 

Mas o que fazer para o mau odor não voltar?

 
Após fazer os processos indicados para tirar cheiro da geladeira e deixar resolvido o problema do mau cheiro, agora é hora de fazer com que ele não retorne. Para isso, siga os seguintes passos:
 
  • armazene corretamente os alimentos, guardando-os sempre em potes tampados e transparentes para visualizar as condições de conservação; 
  • mantenha o hábito de limpar a geladeira semanalmente, mas pelo menos uma vez por mês esvazie o eletrodoméstico e realize a higienização completa; 
  • regule a temperatura de acordo com as especificações do fabricante;
  • evite abrir a geladeira sem necessidade, pois a abertura frequente gasta energia e também pode comprometer o armazenamento dos alimentos. 
 
Em suma, além de saber como tirar cheiro da geladeira é importante preveni-lo para ter alimentos sempre saudáveis e frescos, gerando aquele bem-estar ao abrir a porta do eletrodoméstico. 
 
Aproveite para conferir outras dicas importantes de assuntos relacionados ao lar e decoração acessando o portal Lugar Certo
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
20 de setembro de 2021
13 de setembro de 2021

No Lugar Certo você encontra o que procura