Você vai se mudar de casa e não sabe como organizar a mudança? Muitas pessoas contratam empresas especializadas, mas é possível economizar organizando sua própria mudança.
Porém, essa é uma tarefa trabalhosa e que exige atenção. Nesse sentido, confira as 4 dicas deste artigo sobre como organizar a mudança e curtir a casa nova.
O que providenciar?
Mas antes de começar a encaixotar tudo, veja uma lista do que você vai precisar:
Caixas de papelão de vários tamanhos: elas são muito úteis e podem comportar vários objetos, dos pequenos aos grandes. Além disso, facilitam a organização. Portanto, a dica é recolher caixas médias, que são mais fáceis de carregar. Enfim, procure caixas em supermercados e lojas.
Plástico-bolha e folhas de jornal: os materiais frágeis, como taças e espelhos, precisam ser embalados com cuidado para não quebrar no movimento do caminhão. Por isso, você pode comprar jornal antigo em bancas de jornal e plástico-bolha em papelarias.
Canetinha de ponta grossa: use uma canetinha de ponta grossa para identificar as caixas, mencionando o cômodo ou o que está guardado na respectiva caixa.
Fita adesiva larga e resistente: adquira alguns rolos de fita adesiva para fechar bem as caixas de papelão.
Como organizar a mudança?
Veja, agora, 4 maneiras de organizar a sua mudança sem estresse nem sofrimento.
1- Organize o empacotamento
Com as caixas em mãos, organize o empacotamento por cômodo. Assim, quando chegar na casa nova é só colocar a caixa no respectivo cômodo. Desse modo, as coisas da cozinha já ficarão na cozinha, e os itens do quarto, no respectivo quarto. Porém, faça isso com tempo de sobra. Isso porque empacotar os objetos um dia antes da mudança será desgastante.
2- Faça alças nas caixas
E como fazer para carregar as caixas no dia da mudança? Para quem mora em apartamentos sem elevador é um sofrimento, não é mesmo? Então, a dica é usar um estilete para fazer dois cortes laterais em formato de triângulo invertido. Assim, você consegue segurar a caixa com mais firmeza no vai e vem da mudança.
3- Fotografe os cabos e conexões
Desmontar e montar equipamentos, como computadores de mesa e televisores, pode ser uma tarefa demorada se você não souber onde fazer a conexão correta. Sendo assim, na hora de desligar os equipamentos e guardar a fiação, tire foto para comparar na hora da montagem.
4- Realize os devidos reparos na casa nova
Antes de levar a mudança para a casa nova, certifique-se que tudo está funcionando direitinho: lâmpadas, torneiras, banheiro, tomadas, entre outros itens de segurança, como o portão ou interfone. Aliás, esses elementos já devem ser checados no momento da vistoria. Mas, de qualquer forma, não custa nada confirmar antes da mudança e realizar os reparos.
Foto: Freepik
Dica bônus antes da mudança
Na hora em que estiver organizando a sua mudança, pense nos itens indispensáveis que você precisará usar no novo imóvel.
Isso porque até que você consiga guardar tudo no lugar, precisará fazer sua higiene pessoal, se alimentar e se hidratar, não é mesmo?
Desse modo, confira algumas recomendações:
Mudas de roupa: deixe algumas mudas de roupa separadas para usar um dia após a mudança;
Lençol e fronha: é importante deixar esses itens separados para a primeira noite na casa nova;
Higiene pessoal: você precisará usar o banheiro e escovar os dentes, então, deixe os itens de higiene pessoal separados;
Utensílios da cozinha: reserve pratos, talheres e copos para um dia de uso, assim, você não perderá tempo procurando os itens.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação