Organização

Mudança de casa: confira dicas que irão te ajudar nesta tarefa

Mudar de casa dá trabalho, mas você pode evitar o cansaço com um planejamento para encaixotar tudo e organizar as coisas na casa nova

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 08/02/2021 12:56 / atualizado em 08/02/2021 13:43


Freepik

Como é bom mudar de ares, não é mesmo? Mas a mudança de casa tem seus momentos de estresse. Contudo, é possível evitá-los com um bom planejamento. Veja ideias neste artigo de como organizar a mudança sem bagunça. 

O mais importante é decidir se você irá contratar uma empresa de mudança ou se fará tudo por conta própria. Sendo assim, se você resolver assumir a transferência, peça e aceite ajuda, pois isso consumirá uma boa parte do seu tempo. 

Por onde começar?


Para te ajudar nessa missão, preparamos um passo a passo para a sua mudança de casa ser bem tranquila. Acompanhe a seguir.

Decida quem organizará a mudança


Avalie se é melhor, de acordo com o seu orçamento e necessidade, contratar uma empresa de mudança ou assumir os trabalhos.

Reúna caixas de papelão para o transporte


Considerando que você fará a mudança por conta própria, separe caixas de papelão de vários tamanhos com, pelo menos, um mês de antecedência. Aproveite e passe um pano umedecido com álcool em todas as caixas.

Categorize cada caixa


Compre fita crepe ou pincel atômico e marque cada caixa com a categoria do produto transportado: panelas, livros ou material frágil. Outra opção é marcar o nome da pessoa responsável pela caixa. Você também pode anotar o cômodo ao qual a caixa corresponde, como quarto das crianças ou sala. 

Faça um checklist


A lista de tarefas, com certeza, te ajudará muito na organização da mudança de casa. Portanto, coloque numa folha de caderno o que não deve ser esquecido, como comprar lâmpadas novas, encaixotar os itens do banheiro ou lavanderia, verificar o horário de mudança (se for condomínio esse é um detalhe importante). Não se esqueça de riscar a tarefa cumprida. 

Pratique o desapego


Quanto mais caixas levar na mudança, mais trabalho você terá. Sendo assim, que tal praticar o desapego? Tudo aquilo que você não usa há mais de 6 meses, certamente, não será usado mais. Então, doe para uma instituição ou descarte se estiver estragado.
 

Verifique os móveis que cabem na casa nova


Muita gente aluga ou compra imóveis mobiliados. Mas se este não é o seu caso, verifique com antecedência se a sua mobília caberá na casa nova. 


Separe categoria por categoria 


Depois de tomar os cuidados citados acima, é hora de arregaçar as mangas e começar a encaixotar os materiais. Uma dica é colocar as roupas em malas, como se fosse viajar, mas tomando o cuidado de não amassá-las. 
 
Na sequência, pegue as caixas separadas por categoria (ou por cômodo) e comece a organizar tudo. Para isso, confira nossas dicas.

Utensílios de cozinha


Embale em jornal ou em plástico bolha, principalmente copos e pratos.

Objetos decorativos


Se forem muito delicados e especiais, como uma lembrança de família, embale-os e leve-os no carro com você.

Alimentos


Não é muito indicado transportar os alimentos, mas se for preciso, embale-os, coloque-os em caixas e categorize. Além disso, para transportar alimentos congelados, prefira as caixas térmicas. 

Livros


Disponha-os em caixas de papelão sempre na horizontal, cuidando para não amassá-los ou criar “orelhas” na hora de guardá-los.

Móveis e eletrônicos

 
Aqui a dica é desmontar os móveis e embalar os eletrodomésticos com plástico bolha.
 

É hora de colocar tudo no lugar 

 
Pronto, a mudança acabou. Mas o trabalho ainda não, pois é hora de colocar tudo no seu devido lugar. Enfim, se for possível, passe a primeira noite da mudança na casa de um conhecido ou em um hotel. Porém, se isso não for difícil, é melhor cuidar para deixar tudo organizado o mais breve possível. 
 
Dessa maneira, liste o que você precisa organizar primeiro. Normalmente, é bom começar pela cozinha a fim de poder preparar as refeições. Na sequência, parta para os quartos, sala e banheiro. 
 
O ideal, portanto, é deixar os pequenos objetos por último, para assim evitar esbarrar neles durante os trabalhos e danificar algo. 
 
Em resumo, a mudança de casa pode ser menos cansativa se você planejar e organizar cada etapa
 
Para continuar recebendo dicas de organização, confira este conteúdo sobre casa pequena que saiu no portal Lugar Certo
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de outubro de 2021
06 de outubro de 2021

No Lugar Certo você encontra o que procura