Organização e higiene do ambiente empresarial valem como cartão de visitas. / Foto: Freepik
Uma casa limpa, cheirosa e organizada deve ser parte do dia a dia de todos. E por que não trazer esse hábito e manter o local de trabalho da mesma forma?
Organização e higiene do ambiente empresarial valem como cartão de visitas, pois interferem não só na visão que o cliente tem da sua companhia, mas também podem afetar o desempenho dos funcionários.
O conceito de limpeza vai além de somente um chão limpo, ele envolve a organização dos ambientes e a higienização de mesas, móveis, elevadores e lixeiras.
Promover a higiene das instalações da empresa é importante, porque evita a contaminação do local, dos clientes e funcionários. Sendo assim, é necessário que os gestores apliquem uma atenção especial nesse quesito.
4 dicas para facilitar a limpeza da sua empresa
1- Crie um calendário de limpeza
Para uma melhor administração do tempo, é imprescindível a construção de um cronograma de limpeza para ajudar nessa missão.
Nesse cronograma devem constar as tarefas diárias, semanais e mensais, visto que nem todas as atividades de limpeza precisam ser realizadas diariamente.
Crie um calendário com datas, horários, o local a ser limpo e os procedimentos padrões para aquela tarefa ser realizada. Preze para que seja um documento de fácil entendimento para toda a equipe.
Seguir esse cronograma, fará com que a execução final das tarefas fique conforme o esperado, de forma organizada e rápida.
2- Defina as regras
O profissional contratado para realizar a limpeza precisa ser informado de todo o serviço a ser executado e estar ciente de regras pré-estabelecidas, como:
usar produtos certificados pela ANVISA;
higienizar os locais com álcool 70%
manter mesas e balcões sempre organizados e limpos;
seguir o cronograma de limpeza;
usar os EPIs (equipamento de proteção individual) corretos para a função.
Além disso, é fundamental que os gestores tenham atenção à vestimenta/uniforme, para que esteja sempre limpa, e que a higiene dos funcionários esteja em dia.
Caso haja a necessidade da utilização de uniforme e EPIs, é imprescindível ter um vestiário limpo para que o colaborador realize essa arrumação pessoal no local.
Promover a higiene das instalações da empresa é importante. / Foto: Freepik
3- Tenha produtos profissionais
Selecionar produtos de limpeza de qualidade e realizar sua utilização de forma correta é a melhor forma de ter uma ótima limpeza, além de reduzir custos na empresa.
Com os produtos corretos, não há a necessidade de esfregar por horas o local a ser limpo, o que gasta tempo em vão. Sem contar que rendem muito mais, o que te fará gastar menos para manter a limpeza em dia.
Atente-se para escolher produtos de odor neutro ou mais suave, a fim de evitar alergias e desconfortos, tanto a quem está utilizando, quanto aos demais funcionários.
4- Utilize equipamentos profissionais
É fundamental a escolha de equipamentos, acessórios e máquinas de limpeza profissionais e adequados ao serviço para obter uma limpeza mais rápida e de qualidade.
A pesquisa prévia de maquinários e empresas especializadas deve ser realizada com precisão, pois é de um alto nível de importância.
Alguns equipamentos profissionais interessantes de serem adquiridos são: lavadora de alta pressão; lavadora automática de piso; enceradeira industrial; aspirador industrial e polidora de piso.
Para garantir um serviço rápido e de qualidade, as lavadoras e varredoras de pisos são muito úteis, pois reduzem o tempo e o esforço feitos para limpar o chão de uma grande empresa ou fábrica, deixando o funcionário livre para realizar novas tarefas.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação