Muito usados em fachadas, cozinhas, banheiros e pisos, o mármore e o granito são resistentes e têm grande longevidade, além de ser de fácil manutenção. Uma dúvida que pode surgir quando da construção ou reforma do imóvel é qual das duas pedras deve ser aplicada. A melhor dica dada pelos especialistas em pedras é: procure se informar a respeito das aplicações e características de cada uma. O mármore é mais usado em áreas nobres, como banheiros e salas, enquanto o granito é mais aplicado em fachadas, espaços gourmet, spas e na cozinha. Mas há quem use granito na sala de visitas. Então, há uma relação entre material e suas áreas mais indicadas de aplicação e também o gosto do cliente.
Há 15 anos no ramo, Alexander da Rocha Gomes, da Artgran Mármores e Granitos, explica que é possível diferenciar um tipo de mármore ou granito de outro pela sua cor e desenhos das nuances. Ele ressalta que os granitos e mármores podem ser colocados em qualquer local, desde que seja bem fixados e instalados com produtos próprios. “É claro que a instalação tem de ser feita por profissionais especializados e qualificados. Por outro lado, a limpeza e a manutenção das pedras devem ser sempre executadas, para garantir uma pedra bem conservada. Não indicamos o uso de produtos corrosivos em nenhum tipo de pedra, pois isso acaba por manchar e danificar o material”, aconselha o empresário. Segundo ele, como grande parte desses produtos têm muita química, ocorre a corrosão do material, que não é recuperado depois. “Pode parecer incrível, mas, para limpar pedras ornamentais, basta usar somente sabão neutro, água e esponja sem abrasivo. Para limpar o piso, rodo com borracha envolvido por pano de chão. Ou ainda rodos com esponja”, aconselha Alex.
Ele recomenda as pessoas a terem maior cuidado com a limpeza e a manutenção do mármore e do granito, não colocando objetos muito pesados sobre eles, evitando quebras, o que será complicado, pois, se isso ocorrer, é preciso substituir a pedra. “A recuperação por quebra não existe”, adverte. “A natureza nos privilegiou com essa beleza que são as pedras, sua resistência e durabilidade. Na verdade, até o momento, a durabilidade de um granito não pode ser estipulada. É uma rocha e sua durabilidade é muito superior à de qualquer tipo de material encontrado no mercado. O mármore, por sua vez, varia muito conforme sua qualidade. Existem mármores tão resistentes quanto o granito, mas eles são mais caros. Os mais comuns são um pouco inferiores em termos de resistência e durabilidade, mas a beleza de ambos é de impressionar.”
A Artgran, que passou de pai para filho, existe há 23 anos e oferece vários tipos de pedras, desde a ardósia, são tomé, miracema e ouro preto, entre outras. “A demanda maior é mesmo pelo mármore e o granito. Trabalhamos também com a execução de projetos de arquitetura e engenharia. Instalamos pisos, pias, bancadas, escadas, soleiras, lavatórios, peitoril, rodapé, divisória e tudo mais que os clientes precisarem com os materiais disponíveis no mercado”, diz Alex. A empresa tem equipe própria. “Dependendo do tipo de trabalho que será realizado no granito ou no mármore, o tempo de fabricação do material gira em torno de três dias úteis”, garante o empresário.