Entre os 110 ambientes projetados na Casa Cor Rio Grande do Sul 2010, que ocorre até o dia 5 de julho na capital do estado, um destaca-se pelo apelo ecológico. É o espaço da AT Arquitetura, que apostou na parede e telhado ecológico para a realização de um projeto modular. Os dois sistemas foram fornecidos pela empresa Ecotelhado, especialista em infraestrutura verde urbana.
A obra teve como mote um ensaio de arquitetura modular realizado a partir de cinco contêineres. Contudo, havia o desafio de trazer isolamento térmico e acústico às estruturas metálicas. A solução encontrada foi a utilização da Ecoparede e do Ecotelhado. As duas tecnologias agem como isolantes térmicos, retardando o aquecimento dos ambientes durante o dia e conservando a temperatura durante a noite. Além disto, o telhado verde absorve cerca de 30% da água da chuva e age como purificador do ar urbano.
O sistema modular de telhado verde - patenteado pela Ecotelhado - é composto por módulos já vegetados colocados lado a lado sobre uma membrana anti-raízes e outra para a retenção de nutrientes. O método de fácil instalação pesa cerca de 50 kg/m² e pode ser colocado sobre praticamente qualquer tipo de telhado ou laje. A obra da Casa Cor foi realizada em apenas três dias.
"Além das questões térmicas, o visual do ambiente foi muito valorizado com o uso destes sistemas ecológicos. É tendência na arquitetura moderna", destaca o arquiteto André Detanico.
Assista a um vídeo que mostra a instalação de um ecotelhado
CASA COR RIO GRANDE DO SUL: 18 de maio a 5 de julho - terça a domingo das 11h30 às 21h - Avenida dos Estados, 111 - Bairro São João - Porto Alegre - RS - Ingresso: R$ 22 (meia entrada R$ 11)