Comentários
600
 
Mayra - 24 de Outubro às 17:47
Falta do que inventar.

Parque móvel sobre rodas é opção para estar com a natureza em qualquer parte da cidade

Criada na Dinamarca, pequena área verde instalada em bicicletas permite ficar deitado na grama onde o usuário desejar

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 24/10/2013 13:25 / atualizado em 24/10/2013 13:30 Joana Gontijo /Lugar Certo
Rebar e N55/Divulgação
Um parque sobre duas rodas. A união entre arte, bicicletas e áreas verdes. Os três elementos que são fundamentais para a configuração da vida urbana compõem esta proposta inusitada e muito criativa, que nasceu na Dinamarca. O Parkcycle Swarm é um miniparque móvel que pode ser transportado por várias regiões da cidade, e traz à tona o importante papel de estruturas naturais públicas, do conceito de esculturas nas metrópoles, e da participação dos cidadãos.


O parque integra um conjunto de bicicletas desenhado a partir da junção de quatro delas. O projeto apresenta, assim, um novo conceito de parque, que permite a convivência das pessoas em qualquer parte como se estivessem em um parque, desta vez flexível e facilmente deslocado.

Pelo tamanho, os modelos são capazes de transportar um ou dois usuários sobre a superfície gramada colocada na parte da frente. Neste suporte, dá para se esticar, sentar ou deitar, com a sensação real de que se está em um parque, experiência reforçada com a árvore que fica no meio da instalação. Esta área da bicicleta sustenta um peso de até 250 quilos, mas a especificação do alumínio na fabricação deixa a estrutura mais leve, resistente e simples para ser movida.
Rebar e N55/Divulgação

A ideia surgiu de uma parceria entre John Bela, designer do Grupo Rebar, e Tim Wolfer, da empresa dinamarquesa N55. Além da árvore no centro, cada módulo do parque possui ainda equipamento de pique-nique, elementos de jardinagem ou plantas, fornencendo às pessoas uma forma de se familiarizar com estas atividades. A fim de ter uma superfície plana e aproveitar o espaço que surge quando se conecta as quatro bicicletas, a coluna de direção e o cano do selim de cada uma podem ser dobradas e fechadas com portas.
Rebar e N55/Divulgação

Este tipo de parque foi apresentado ao público pela primeira vez durante a celebração Park(ing) Day em San Francisco, nos EUA, em 2007. O protótipo também passeou, há dois anos, pelas ciclovias de Copenhague. Em 17 de setembro, terminou a exibição do Parkcycle Swarm no Festival de Arte Pública de Baku, no Azerbaijão, e agora o parque móvel segue para outros locais.
Rebar e N55/Divulgação

Tags: móvel

Últimas Notícias

ver todas
09 de setembro de 2022
04 de agosto de 2021