Canadense cria minicasa portátil e sustentável que reflete nova tendência mundial

Residência itinerante pode ser levada para qualquer lugar, com conforto para abrigar mais de uma pessoa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 02/04/2014 13:00 / atualizado em 02/04/2014 11:56 Joana Gontijo /Lugar Certo
Laird Herbert/Divulgação
Os modelos convencionais de construção parecem cada vez mais dividir espaço com propostas inovadoras. Moradias móveis e transportáveis são uma ideia que ganha um número crescente de adeptos, em várias partes do mundo. Casas pequenas que dão outro sentido para o habitar, levando as pessoas a abandonar a rotina normal e investir em um estilo de vida mais desapegado, conectado com a natureza e menos consumista, são agora um movimento global – e uma nova filosofia. Esta pequena morada itinerante, criada por um canadense, é um exemplo.


Chamada de Leaf House, a simpática residência pode ser levada para onde o morador desejar, encaixada na base de um reboque. A concepção é de Laird Herbert, que já até comercializa as casas portáteis. Como uma ótima alternativa para quem tem espírito nômade, gosta de viajar e não consegue se estabelecer em um local fixo por muito tempo, a moradia garante uma flexibilidade que agrada. E, apesar do tamanho reduzido, acomoda com conforto mais de uma pessoa.

Depois de testar diversos protótipos, Herbert chegou ao formato atual, que nomeou “versão 2”. Variando entre 4,8 m e 6,1 m de comprimento, no projeto padrão, a Leaf House inclui uma sala de estar com sofá-cama, cozinha funcional, espaço de banho com banheira compacta e um ambiente de jantar. O desenho pode, no entanto, ser personalizado conforme a expectativa do cliente, e chegar a dimensões menores.

A estrutura segue os preceitos da sustentabilidade – o revestimento foi feito a partir de madeira certificada, com materiais reaproveitados, acabamentos naturais e produtos ecologicamente corretos. A minicasa conta com compostagem no banheiro, eficiente sistema de armazenamento e aquecimento de água, e iluminação por LED. Com generosas janelas que favorecem a entrada da luz e painéis solares na cobertura, ainda reduz o consumo de qualquer tipo de energia durante o dia.
Laird Herbert/Divulgação
Residente na cidade de Whitehorse, no território canadense de Yukon, Herbert planejou a morada também com isolamento térmico para preservar o interior das temperaturas baixas, comuns na região. Outra especificidade que revela o cuidado com o meio ambiente foi a prioridade em aplicar tintas livres de solventes orgânicos voláteis.
Laird Herbert/Divulgação
Com uma abordagem criativa para projetar e construir, o jovem inaugurou o negócio próprio e disponibiliza a Leaf House para venda. No site oficial, é possível saber detalhes. Pelo canal online, o autor desmistifica a afirmativa de que as tiny houses são baratas e rápidas para serem concluídas – em alguns casos sim, em outros não. Para a casa de Herbert, a justificativa fica nos aparatos modernos integrantes na obra – ele garante que, dispensando alguns processos mais caros, o valor pode ser reduzido, customizando cada uma ao orçamento do usuário. Com duração entre quatro e seis semanas para a entrega, que por enquanto está disponível apenas no Canadá, o preço médio pode ultrapassar R$ 100 mil, seguindo um mínimo de quase R$ 60 mil.
Laird Herbert/Divulgação

Tags: sustentabilidade

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
Marcio - 02 de Abril às 14:54
Só se for na sua cabeça Sr escritor... Que no caro tem severas distorçoes em cima da realidade!

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023