Bonito e sofisticado

Práticas e fáceis de limpar, peças de aço estão cada vez mais presentes na decoração de interiores

Aço conquista o mercado com peças e ambientes inovadores e criativos. Da sala de jantar, passando pela cozinha e área externa, é possível encontrar objetos com a matéria-prima

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 30/09/2016 10:00 Redação Lugar Certo /Estado de Minas
Escultura de parede e luminária traduzem requinte e bom gosto no quarto - Gustavo Xavier/Divulgação Escultura de parede e luminária traduzem requinte e bom gosto no quarto
Largamente utilizado na construção civil, o aço ganha espaço na decoração de interiores. Resistente, prático, fácil de limpar e conservar, o material está cada vez mais presente em mesas, luminárias, aparadores, esculturas, espelhos, adornos, pergolados, guarda-corpo, entre outros. Com o aço é possível criar peças e ambientes bonitos, interessantes, sofisticados e inovadores, sem contar que ele é um material totalmente reciclável.

Diretor da Boutique Férrea, empresa com mais de 25 anos no mercado – especializada na fabricação de móveis e adornos de aço e ferro –, o artista plástico Alberto Hamacek explica que o uso do ferro cabe em todos os ambientes, já que pode ser trabalhado em peças de diversos tamanhos e necessidades dos clientes, o que dá versatilidade a todos os tipos de projetos. “Vale destacar que, com ele, conseguimos unir três premissas essenciais na hora de compor os ambientes decorados: funcionalidade, qualidade e beleza.”

Esculturas cúbicas no banheiro fogem do convencional e dão um ar de modernidade ao espaço - Gustavo Xavier/Divulgação Esculturas cúbicas no banheiro fogem do convencional e dão um ar de modernidade ao espaço
Há dois tipos de matéria-prima usados em diversas situações, segundo o artista plástico. Uma é o aço inox/cromado, “um aço nobre de alta durabilidade, que contém pelo menos 11% de cromo em sua composição. Tem alta resistência à corrosão em função da formação de um filme fino (camada passiva) de óxido de carbono-cromo em sua superfície”. O outro é o patinado e mais conhecido como aço corten – tem em sua composição elementos que melhoram as propriedades anticorrosivas. “Os aços patináveis, quando expostos à atmosfera, iniciam a formação de uma camada de óxido compacta e aderente – a pátina – que funciona como barreira de proteção contra a corrosão”, observa Hamacek.

Projeto deixa o ambiente mais aconchegante - Gustavo Xavier/Divulgação Projeto deixa o ambiente mais aconchegante
Quarto do bebê

A Boutique Férrea está presente como fornecedora no quarto do bebê projetado pela arquiteta Márcia Mundim na edição 2016 da Casa Cor em Minas Gerais. A mostra é realizada até o dia 4 de outubro, na Alameda das Latâneas, 30, esquina de Avenida Otacílio Negrão de Lima, na Pampulha. A proposta do projeto desse ambiente privilegia a circulação, proporcionando conforto e funcionalidade para a mãe e o bebê. Com um mobiliário especialmente desenhado e inspirado no estilo art nouveau, os detalhes têm bastante contorno e motivos florais. O dossel do berço, produzido pela Boutique Férrea, foi desenhado especialmente para o ambiente, fugindo do clássico, para receber um véu de linho. Os cabides utilizados dentro do armário também foram feitos pela grife de móveis e ganharam a leveza do formato de nuvens. As peças da Boutique Férrea se destacam em um ambiente único graças à originalidade e sofisticação. O resultado é um visual luxuoso e clean para todo o quarto. Ressaltando a personalidade acolhedora e elegante com a qual uma mãe pode querer receber o seu bebê.

Mesa para oratório cabe em qualquer cantinho - Boutique Férrea/Divulgação Mesa para oratório cabe em qualquer cantinho
Decoração inspiradora
Alberto Hamacek destaca as inúmeras utilizações do aço na decoração:

» Painéis decorativos – Chapas de aço inox podem apresentar um bonito visual, e utilizadas como painéis decorativos embelezam por si só.

» Banheiros – Por apresentar excelentes condições higiênicas, o inox também se torna um material atrativo para ser aplicado no banheiro. Para realizar a manutenção e limpeza são necessários água, detergente neutro e um pano macio, evitando usar produtos e esponjas abrasivas.

» Áreas externas e fachadas – Devido à sua resistência à corrosão, pode ser aplicado em áreas externas como fachadas, jardins e varandas.

» Estantes de aço – São uma das opções mais em conta na hora da decoração, pois além de não ocupar tanto espaço são bonitas e mais baratas do que estantes de madeira, por exemplo.

» Guarda-corpos – São constituídos painéis, corrimão e ancoragem. Podem ser retos, curvos ou helicoidais e são aplicados em “atrium”, mezaninos, escadas retas ou curvas, hall de escadas, sacadas e varandas.

» Mobiliários – Um dos recursos mais utilizados nas estruturas metálicas é a composição de treliças espaciais, arranjos tridimensionais em forma de triângulos, que combinam elevada resistência mecânica e leveza. Esse recurso também é explorado no design de mobiliários que se transformam em mesas, por exemplo.

» Luminárias – Podem ser usadas para dar mais ênfase a focos pontuais como mesa de jantar, hall de entrada ou mesmo um criado-mudo. Traz charme e complementa de forma luxuosa qualquer decoração. O cuidado em combinar com outras peças de iluminação é fundamental para dar harmonia ao ambiente. Em salas com o pé-direito alto, os pendentes e lustres se tornam o ponto mais importante da decoração, adicionando aconchego e elegância de acordo com o estilo definido.

Tags: aço peças de aço decoração de interiores Boutique Férrea Casa Cor Minas Estado de Minas Lugar Certo

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023