Primeiro passo para quem quer construir um imóvel é adquirir um terreno

Para isso, é preciso tomar os cuidados necessários, se prevenindo contra os imprevistos na hora de iniciar as obras

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 31/07/2011 13:22 Júnia Leticia /Estado de Minas
Marcelo Andrade, diretor de novos negócios da VPA - Eduardo Almeida/RA Studio" title="Eduardo Almeida/RA Studio" /> "Se o terreno for para investimento, deve-se avaliar o momento do mercado, o valor de venda de áreas similares e se a região está em desenvolvimento" - Marcelo Andrade, diretor de novos negócios da VPA

Quem tem o sonho de construir a casa própria do jeitinho que imaginou tem que começar seus planos literalmente pelo chão. E o primeiro item da lista de prioridades para a realização do sonho é adquirir o terreno. Nessas horas, a ajuda de um profissional é muito bem-vinda, para evitar problemas futuros.

Antes de fechar o negócio, é preciso atenção a uma série de aspectos técnicos, como topografia, condições do solo, metragem de frente e fundos e ter noção sobre a Lei de Uso e Ocupação do Solo, conforme alerta o diretor de novos negócios da VPA Urbanismo e Construções, Marcelo Andrade. “Esses detalhes são importantes para saber o que é permitido instalar naquele terreno, a área de construção máxima permitida no imóvel, entre outros”, cita.

Depois desse trabalho inicial, é preciso analisar toda a documentação do vendedor do imóvel, para ser certificar de que o terreno que está oferecendo é realmente seu. “É importante saber, também, se não existem pendências que possam recair sobre aquele imóvel. Se o terreno for para investimento, deve-se avaliar o momento do mercado, o valor de venda de terrenos similares e se a região está em desenvolvimento”, ensina o diretor.

Leia a continuação desta matéria:
Compra de lote deve ser adequada ao orçamento
Dicas para quem tem interesse em um terreno

O vice-presidente de loteadoras da Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (CMI/Secovi-MG), Jáder Nassif, divide em três ramos os aspectos a serem considerados na hora de comprar um terreno. “O primeiro é a localização, que precisa levar em conta a perspectiva de vida, trabalho e moradia do comprador, além da finalidade para a qual o terreno está sendo adquirido.” Depois disso, vem a idoneidade da empresa que está comercializando a área, verificando-se questões legais. “Deve-se observar a questão jurídica e o histórico da empresa loteadora: o que ela costuma levantar, o que costuma construir, empreendimentos feitos no passado.”

INFRAESTRUTURA

Por fim, vêm as características físicas, como a topografia, a vegetação e qual tipo de casa será construída. “Além disso, é preciso atentar para a infraestrutura do loteamento, o que vai ter em termos de esgoto, água, rede elétrica e que tipo de empreendimento será desenvolvido”, acrescenta Nassif.

Já para o gerente comercial e de novos negócios da Century 21 Elite BH, Carlos Eduardo Gallo, antes de tudo, deve-se avaliar as preferências do comprador. “Características como região (montanha ou mar), clima, mais urbano ou mais rural, além, é claro, da disponibilidade de investimento.” Outro critério indicado por Carlos é a utilização que se pretende dar à área: habitação, lazer, negócios, entre outros.

Tags: construção

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
Paulo - 04 de Agosto às 22:29
Parabéns Marcelo, valeu as dicas para quem vai investir em lotes para construção. Mais uma dica: procure sempre um corretor de imóveis habilitado, fuja dos picaretas. Esperamos concretizar negócios aqui em Formiga. Abraços, Paulinho Imóveis.

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023