Arquiteto japonês Toyo Ito ganha Prêmio Pritzker de 2013

Ito tem uma obra completa e multifacetada, distribuída em bibliotecas, casas, museus, parques, teatros, lojas, escritórios, edifícios e pavilhões

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 19/03/2013 15:00 / atualizado em 21/03/2013 16:39 Agência Estado /AE
Museu da Arquitetura, 2011, Ehime, Japão - Daici Ano /Divulgação Museu da Arquitetura, 2011, Ehime, Japão


O Prêmio Pritzker de 2013 consagrou mais um nome da arquitetura japonesa, o veterano Toyo Ito, de 71 anos, um dos mais celebrados de seu país. É o sexto japonês a receber o prêmio, entregue nesse domingo, que já oferecido a 37 arquitetos do planeta desde que instituído. No Brasil, Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha são os brasileiros que foram distinguidos.

Clique aqui e veja mais fotos!


O Pritzker foi uma espécie de cereja do bolo de uma trajetória bem-sucedida: Toyo Ito já tinha recebido, em 2002, o Leão de Ouro da Bienal de Veneza; em 2006, levou a Medalha Real de Ouro do Royal Institute of British Architects; e, em 2010, o Praemium Imperiale 22 (em honra do príncipe Takamatsu).

Estádio para o The World Games 2009, em Taiwan - Photo by Fu Tsu Construction Co., Ltd Estádio para o The World Games 2009, em Taiwan


Criando arquitetura há mais de 40 anos, Ito tem uma obra completa e multifacetada, distribuída em bibliotecas, casas, museus, parques, teatros, lojas, escritórios, edifícios e pavilhões. O Pritzker é a mais importante distinção da arquitetura mundial, e concede ao vencedor um cheque de US$ 100 mil (cerca de R$ 200 mil) e uma medalha de bronze em uma cerimônia que acontecerá na John F. Kennedy Presidential Library em Boston.

 Yoshiaki Tsutsui/Divulgação
Entre as obras mais badaladas de Ito, estão o Museu de Arquitetura Daici Ano, o Serpentine Gallery Pavilion de Londres e a Torre dos Ventos de Kanagawa. Já o júri destacou a Mediateca de Sendai pelo uso inovador de tubos estruturais; o edifício Tod Omotesando, em Tóquio, "onde a pele do edifício também serve como estrutura"; e a Tama Art Biblioteca Universitária de Tóquio.

Ito disse, ao receber o prêmio, que o reconhecimento só o torna mais "dolorosamente consciente de inadequação, e isto se transforma em estímulo para o próximo projeto". São muitos projetos em andamento, como a Taichung Metropolitan Opera House, em Taiwan.

"Embora Toyo Ito tenha construído uma grande quantidade de edifícios, na minha opinião, ele vem trabalhando em uma ideia comum ao longo de sua carreira - ultrapassar os limites da arquitetura. E para atingir esse objetivo, ele não tem medo de superar suas conquistas anteriores", afirmou Yung Ho Chang, membro do júri do Pritzker.

Pavilhão Serpentina em Londres, 2002 - Divulgação Pavilhão Serpentina em Londres, 2002


TOD%u2019S Omotesando Building, Tóquio, Japão - Nacasa & Partners Inc.
TOD%u2019S Omotesando Building, Tóquio, Japão


Dome in Odate, Akita, Japão - Mikio Kamaya/Divulgação Dome in Odate, Akita, Japão
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023