Brasileiríssimo

Plantas nativas do Brasil: saiba quais são as ideais para se ter em casa

A flora brasileira é riquíssima em plantas suspensas, em plantas de vasos e em árvores com lindas flores de várias tonalidades

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 08/09/2021 13:00 / atualizado em 08/09/2021 13:52


Plantas nativas do Brasil - Freepik Plantas nativas do Brasil

É inegável que as plantas nativas do Brasil trazem um colorido a mais para dentro das casas. Por isso, é bom ressaltar que existe uma infinidade de espécies. Em períodos em que aprendemos a ficar mais tempo em casa, devido à pandemia, sentir-se bem na companhia dessas moradoras é essencial para termos uma mente saudável. 

Os decoradores concordam que as plantas combinam com vários estilos de decoração interna, independentemente do tamanho do imóvel. Já os biólogos pedem apenas cuidado na hora de escolher as espécies, visto que algumas não se dão bem em ambientes fechados e sem a luz solar direta. 

Portanto, se você ama plantas e flores, fique atento à relação de plantas nativas do Brasil que separamos para você ainda neste artigo. 

Decore a sua casa com plantas nativas brasileiras 


Você sabia que a flora brasileira é composta por cerca de 30 mil espécies catalogadas? Fora aquelas que ainda não foram descobertas em meio às florestas nacionais. 

Isso quer dizer que todos os biomas brasileiros possuem suas riquezas em forma de plantas belíssimas e encantadoras. Portanto, do Pampa gaúcho à Caatinga nordestina há espécies que podem fazer parte da decoração do seu lar. 

Entre elas estão árvores que florescem em determinados períodos do ano, enfeitando as cidades, como os Ipês, que são reconhecidamente a flor-símbolo do Brasil, conforme decreto nacional de 1961, até as mais modestas, como a flor-de-maio, que é uma espécie de cacto da Mata Atlântica. 

Pesquise sobre as espécies antes de escolher a sua 


Nunca é demais lembrar que as plantas nativas do Brasil são seres vivos que nascem, crescem, se reproduzem e morrem. Por isso, o seu ciclo de vida deve receber a sua atenção. 

Afinal, antes de colocar uma planta em casa é preciso saber se ela se adapta ao ambiente, se precisa de muita ou pouca água, se necessita de podas constantes e ainda de outros reforços minerais. 

Nesse sentido, é bom se informar com o florista ou nos sites especializados sobre como cuidar da sua plantinha para que ela seja sempre saudável e vistosa na sua decoração. 

Conheça agora algumas plantas nativas do Brasil 


Acompanhe uma lista que separamos para você que contém as plantas nativas do Brasil mais conhecidas. Incluímos também as árvores que podem ser plantadas no seu quintal, na área de lazer do seu condomínio ou ainda em algum parque municipal. 

Alamanda

Suas flores vistosas, em tonalidades amarelo-ouro ou roxo, dão o toque especial a essa planta nativa do Brasil que chega a alcançar até 4 metros de altura. 
 
Alamanda - Pixabay Alamanda
 

Avenca

Têm folhas bem delicadas e apresenta-se de forma bem volumosa. Elas gostam de corrente de ar, umidade e meia-sombra. 

Begônia

Com flores que lembram o formato de um coração, a begônia floresce praticamente o ano inteiro e nos dá a deliciosa sensação de apreciar as suas flores vermelhas, brancas e rosas. 

Bromélia

Encontrada originalmente no bioma Mata Atlântica, a bromélia se dá bem em ambientes externos e internos, sendo bastante resistente. Pode ser colocada em sacadas bem arejadas. 
 
Bromélia - Pixabay Bromélia

 

Caliandra

É de grande porte, podendo chegar a 4 metros de altura, com flores que lembram globos avermelhados. 

Camélia

É uma planta com pétalas delicadas, mas ao mesmo tempo resistentes, adaptando-se bem a jardins de inverno e tradicionais. 
 
Camélia - Pixabay Camélia

 

Flor-de-maio

Resistência e beleza são as características desta planta, que cresce na Mata Atlântica sobre troncos e galhos de árvores, mas que faz muito sucesso na jardinagem. 

Ipê

Como dissemos inicialmente, o Ipê é uma flor-símbolo do Brasil e muito adotado no paisagismo urbano devido à sua beleza. 
 
Ipê - Pxfuel Ipê

 

Jacarandá

Entre as nossas árvores nativas, temos o Jacarandá, que dá lindas flores com tons que vão do lilás ao roxo. 

Lírio

Os lírios são, de fato, exuberantes, apresentando-se com mais de 100 tipos na natureza, sendo os mais conhecidos os que têm flores menores. 
 
Lírio - Pxfuel Lírio

 

Marantáceas

Elas possuem diversidade de cores, vários tamanhos de folhagens e múltiplas texturas. As marantáceas também gostam de umidade e solo fértil. 

Onze-horas

Essa típica planta nativa do Brasil tem esse nome curioso porque abre suas pétalas de dia e as fecha à noite. 
 

Orquídea

Com flores encantadoras, as orquídeas são típicas do clima tropical brasileiro. Embora elas possam ser encontradas em outras partes do mundo, é no Brasil que elas estão em grande quantidade. 
 
Orquídea - Pixabay Orquídea

 

Pau-Brasil

Outra árvore da nossa lista é o Pau-Brasil, que leva o país até no nome, esbanjando beleza em suas flores amarelas e detalhes em vermelho. 

Philodendrons

Elas têm folhas mais frondosas e, por isso, necessitam de um vaso mais generoso e mais espaço ao seu redor. 
 
Philodendrons - Wikimedia Philodendrons

 
Para concluir, as plantas nativas do Brasil são uma ótima pedida para a decoração de casa e escritório, podendo ser usadas tanto interna quanto externamente, desde que se sigam os devidos cuidados. 

Gostou das dicas?


Agora que você viu todas as nossas dicas de plantas, continue no portal Lugar Certo para conferir as novidades do mercado imobiliário, dicas de decoração e jardinagem, além de muitos outros assuntos. 

Não deixe de conferir nosso conteúdo sobre decoração com plantas de sombra
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
04 de outubro de 2021
30 de setembro de 2021

No Lugar Certo você encontra o que procura