Jardinagem

Plantas para apartamento: saiba quais são as melhores para cultivar

Você deve escolher plantas que se adaptam a lugares fechados, mas precisa manter os cuidados com adubação e rega adequada

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 13/04/2021 13:10 / atualizado em 13/04/2021 13:24


Freepik
 
Levar um pouco da natureza, através de plantas, para dentro de casa. Essa é uma ótima opção para quem busca incrementar a decoração, amenizar a temperatura interna e ter mais alto astral num ambiente alegre. Mas é preciso fazer escolhas certas, pois o ambiente fechado e sem luz solar direta pode prejudicar as plantas. Desse modo, confira neste conteúdo como escolher as melhores espécies. 

Independentemente do tamanho do seu apartamento, lembre-se que você pode usar flores e folhagens em qualquer cômodo, seja na sala, no quarto, na cozinha ou no banheiro. Outra tendência muito forte é o uso de cactos e suculentas na mesa do home office. 
 
Mas de qualquer maneira você deverá ter um cuidado extra para manter as plantas sempre sadias. Por isso, procure lojas de jardinagem para caprichar na adubação. Além disso, verifique as espécies cultivadas e faça as regas adequadas, bem como a limpeza periódica dos vasos para retirar galhos e folhas secas ou ainda ervas daninhas. 

Cuide das plantas com os nutrientes certos 

 
Se você está disposto a ter plantas no apartamento, deve estar ciente de que é preciso tomar os devidos cuidados. Afinal, não há claridade suficiente para as plantinhas crescerem saudáveis. 
 
Por isso, é preciso se atentar a alguns detalhes. Em primeiro lugar, você precisa escolher espécies que se dão bem em lugares fechados ou espaços menores, como vasos. 
 
Sendo assim, é bom ressaltar que as plantas precisam retirar os nutrientes de algum lugar. Dessa maneira, não se pode negligenciar na adubação e na rega. 
 
Freepik
 
 
Mas além disso é importante saber que plantas penduradas, como samambaias, devem ser regadas com a frequência certa, embora a tendência seja de esquecermos da rega. Por isso, existem cabos para molhar o vaso no alto que são muito úteis e podem ser encontrados em lojas de jardinagem. 
 
Já as plantas que ficam no chão, dentro de vasos, também precisam de terra o suficiente para se desenvolverem. Enquanto isso, as suculentas devem ser regadas na medida certa para não apodrecerem. 

Veja quais são as melhores plantas para apartamento

 
De modo geral, as plantas para apartamento devem ser de espécies que precisam de pouca iluminação e água. Mas para facilitar a sua busca pelas plantas ideais, separamos algumas espécies que são indicadas para apartamentos. Confira: 
 
Freepik
 
 
  1. Zamioculca;
  2. Palmeira ráfia;
  3. Lança de São Jorge;
  4. Violeta;
  5. Camedorea elegante;
  6. Pleomele;
  7. Rosa de pedra;
  8. Mini cacto;
  9. Begônia;
  10. Pau d’água. 
 
No entanto, um detalhe importante a ser lembrado: se você tem animais de estimação em casa converse com o veterinário para saber quais plantas são mais indicadas para o ambiente, pois algumas podem ser tóxicas. 

Saiba as opções de jardinagem em apartamentos 


Agora que você já sabe as melhores plantas de apartamento, veja as dicas para dispor as plantas de uma maneira agradável. 
 

Jardim vertical


jardim vertical pode ser montado em paredes que estão livres de móveis ou quadros, de preferência, que fiquem próximas da janela. Mas também pode ser usado para separar cômodos ou embelezar espaços conjugados.
 

Quadro verde


É muito parecido com o jardim vertical, no entanto, é menor e fica bom em qualquer cômodo. Basicamente, ele é um quadro com vasinhos pendurados. Aí vale a criatividade: flores coloridas ou folhagens. 

Horta na cozinha

 
A dica aqui é aproveitar a estética e o perfume de ervas e hortaliças. Sendo assim, em vasos retangulares é possível plantar mudas de hortelã, pimenta ou manjericão para levar beleza e cor para a sua cozinha.
 

 
Concluindo, as plantas para apartamento renovam o ambiente e trazem boas energias para a sua casa. Basta escolher a espécie certa e tomar os cuidados necessários no dia a dia. 

Que tal continuar a ler sobre plantas em casa? Confira o conteúdo sobre decoração com plantas agora mesmo. E aproveite para ler as notícias do Lugar Certo, que trazem dicas de limpeza, organização e DIY para você se inspirar. 
 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023