Se você está fazendo o projeto do seu jardim, é bom saber que a grama é um ponto fundamental para garantir a beleza, a facilidade na manutenção e o frescor do seu jardim. Mas como escolher entre os diversos tipos de grama? Conheça algumas das gramas mais famosas nesse conteúdo e tome a sua decisão.
Segundo os botânicos, existem pelo menos nove mil tipos de gramas diferentes no planeta. Nem todas são usadas no jardim, mas há uma infinidade de opções quando você está montando o seu cantinho verde em casa.
Existem aproximadamente 668 gêneros, e parte deles ajuda a transformar os jardins residenciais em mais belos e aconchegantes.
Conheça agora os tipos de grama mais procuradas para projetos de jardinagem.
Tipos de gramas mais comuns para jardins
Qual é o melhor tipo de grama para o meu jardim? Para responder a essa questão trouxemos aqui alguns tipos mais requisitados. Veja:
Amendoim
É a grama nativa do Brasil. O seu diferencial são as flores amarelas. É ideal quando se quer apenas um efeito estético no jardim.
Azul
Pode parecer estranho, mas a grama em tom azul é um charme para espaços ornamentais, adaptando-se muito bem a regiões frias.
Batatais
É mais alta e pode se adaptar bem em solos com poucos nutrientes. São mais rústicas e, por isso, têm um efeito estético útil nos projetos.
Bermudas
É resistente ao pisoteio, sendo indicada para campos de golfe, futebol e polo. Seu único problema é que exige mais manutenção.
Carpete
Também conhecida como grama missioneira, ela é muito usada em casas americanas, sendo também ideal para campos de futebol.
Coreana
É comum na ornamentação de jardins, pois não resiste ao pisoteio e, por isso, deve ficar em lugares com pouco tráfego de pessoas.
Esmeralda
É uma grama resistente, que não morre ao ser pisada, e ainda se adapta bem a climas quentes e secos.
Preta
É uma boa opção para forrar áreas que ficam na sombra, sendo pouco resistente ao pisoteio diário.
Santo Agostinho
É mais fácil de manter, pois cresce lentamente, porém, exige regas mais constantes.
São Carlos
Esse tipo de grama é resistente, adaptando-se ao clima frio e quente. Ela cresce rápido e deve ser podada a cada 10 dias.
Sintética
É a única grama não natural da nossa lista, sendo fabricada com polietileno. É a opção ideal para pessoas que não têm tempo de manter o gramado.
Vermelha
É ótima para quem enjoou do verde do jardim. Seu uso também é ornamental e pode se dar bem em áreas com luz solar direta.
Zoysia
Essa espécie tem crescimento lento, exigindo poucas podas. Além disso, se adapta em regiões frias e litorâneas.
Qual é o tipo de grama ideal?
Diante de tantas opções, qual é o melhor tipo para o meu jardim? O primeiro passo é avaliar a localização, pois você deverá escolher uma grama que se adapta bem a regiões quentes ou frias.
Grama ideal para o seu jardim
Também é importante avaliar se o gramado será apenas decorativo ou se você irá receber pessoas e praticar esportes nessa cobertura.
Além disso, é bom lembrar que a grama ajuda a controlar o desnivelamento do solo, ajudando na estética de modo mais amplo.
Como manter o gramado verde?
Será verdade que a grama do vizinho é sempre mais verde? Afinal de contas, existem alguns truques para deixar seu gramado sempre saudável e com uma boa coloração. Veja:
escolha uma espécie apropriada para o clima da região;
realize podas regulares;
use adubo específico para deixar o solo rico em nutrientes;
escolha um bom equipamento para realizar o corte do gramado;
não deixe cães e gatos usarem o gramado para as suas necessidades.
Assim, o seu jardim sempre irá chamar a atenção pela beleza e manutenção em dia.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação