Inspiração

Paisagismo: saiba qual o tipo de iluminação ideal para usar no seu jardim

A iluminação do jardim é importante porque deixa o local mais bonito e seguro, por isso, é importante verificar o ideal

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 30/09/2021 13:00


Iluminação de jardim - Pixabay Iluminação de jardim

 
A jardinagem valoriza o imóvel, principalmente quando se tem uma fachada de casa iluminada e elegante. Mas a dúvida da maioria das pessoas é: como fazer a decoração de jardim com a escolha da melhor iluminação? 
 
Antes de tudo é bom lembrar que o jardim externo é cheio de plantas bonitas e que dão uma cara nova para a fachada. Mas é importante que essa beleza também seja apreciada após o pôr do sol. Isso quer dizer que um projeto de iluminação bem feito valoriza o jardim e o imóvel como um todo, deixando as noites ainda mais bonitas. 
 
Mas por que iluminar o jardim? Veja mais alguns motivos a seguir. 

Por que iluminar o jardim? 


Como você viu, a iluminação do jardim tem relação direta com a estética do imóvel, seja em casa de rua ou de condomínio fechado. 
 
Mas ela também está relacionada à segurança, visto que a iluminação mesmo que indireta pode evitar quedas e até a ação de ladrões. 
 
Além disso, a luz incidente sobre as plantas deixa as folhas mais brilhantes e as pedras e mobília mais destacadas em meio ao verde. 
 
Então, qual é o primeiro passo a ser tomado? Veja a seguir. 

O que fazer antes de começar a iluminação do jardim? 


O primeiro passo para realizar o paisagismo da sua casa, juntamente com a iluminação, é definir os tipos de plantas. 
 
Afinal de contas, se a vegetação for alta será preciso um determinado tipo de iluminação. Ou ainda se você optar por um jardim de inverno, terá uma iluminação específica. 
 
Outro detalhe é verificar se as luzes ficarão expostas ao tempo, exigindo assim materiais mais resistentes. 
 
De qualquer forma, é importante priorizar a iluminação de LED, que é mais econômica e possui maior vida útil. As luzes em tons amarelados também dão um toque especial ao jardim.  

Como definir um estilo de iluminação para o jardim? 


Você sabia que o modo como a iluminação é instalada pode mudar o estilo do jardim? Os focos de iluminação saindo da parte superior ou inferior fazem diferença. Além disso, é importante definir o tipo de lâmpada a ser utilizada, seja com iluminação mais direta ou indireta. 
 
Portanto, é bom lembrar que as luzes amarelas dão mais sensação de aconchego e acolhimento, ao passo que as luzes brancas dão mais destaque visual. No entanto, cuide para não exagerar nas cores e misturar muitos estilos na decoração. 
 
Lembre-se também que as luzes de LED, como dito acima, são as mais utilizadas nos jardins, embora também existam as opções em lâmpadas incandescentes, fluorescentes e halógenas. De todo modo, lembre-se da importância da economia para preservar essa fonte de energia. 
 
Iluminação de jardim - Pixabay Iluminação de jardim
 
 

Quais os principais tipos de iluminação para jardim? 


Separamos uma relação de luminárias mais usadas nos jardins. Assim, você pode optar pela opção da sua preferência. 
 
  • Arandelas: elas são instaladas na parede, sendo indicadas para iluminar passagens, varandas e paredes.
  • Balizadores: eles podem ser de piso, parede ou bastões, mas essencialmente, são usados na iluminação de escadas e trilhas.
  • Cordões de luz: elas podem ficar penduradas em árvores, sendo brancas ou coloridas, dando um efeito romântico ao espaço.
  • Embutidos de solo: eles são usados para destacar um item arquitetônico, partindo sempre de baixo para cima.
  • Lanternas: as lanternas dispensam fiação e, por isso, podem ser dispostas em locais diferentes do jardim, integrando-se à decoração.
  • Luminárias de chão: elas são muito práticas, disponibilizadas em vários tamanhos e destinadas a destacar aspectos da decoração.
  • Luminárias espeto: esse tipo de iluminação é usado para destacar algum vaso ou item de decoração do jardim, facilitando a instalação no ambiente.
  • Luminárias subaquáticas: se o seu jardim tem fontes e espelhos d’água, elas podem ser usadas para criar diferentes aplicações dentro da água, valorizando ainda mais o projeto de jardinagem.
  • Postes: podem ser de ferro, alumínio ou metal, podendo ser em coluna média ou alta.
  • Refletores: possibilitam um foco mais direcionado e forte, destacando um espaço do jardim ou mobília. 

Em resumo, a decoração de jardim só tem a ganhar com o projeto de iluminação. Como você viu, há várias maneiras de decorar o espaço e deixá-lo um verdadeiro encanto. 

O que achou das dicas?


Se você gostou dessas dicas, vai apreciar também o conteúdo sobre como criar um jardim de inverno. E continue com a gente acompanhando os conteúdos do portal Lugar Certo. 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
22 de outubro de 2021
04 de outubro de 2021

No Lugar Certo você encontra o que procura