Você sabe o que é o paisagismo residencial e como ele pode te ajudar a recuperar ou até mesmo criar uma fachada bonita em sua casa?
Ele permite trabalhar a beleza em ambientes internos ou externos de residências com o uso de vasos, cactos e diversas espécies de plantas.
Qual a importância do paisagismo residencial?
Esse é um trabalho que não somente torna o espaço único como também agrega valor e oferece diversos outros benefícios aos visitantes e moradores do local.
A seguir, separamos os principais benefícios:
- oferece um isolamento térmico natural para o ambiente;
- aumenta a criatividade, produtividade e desempenho das pessoas no ambiente;
- reduz as ilhas de calor nas grandes cidades;
- oferece melhorias na qualidade do ar;
- valoriza o imóvel e entrega beleza de forma única.
Principais tipos de jardins residencial para casas simples
O paisagismo residencial oferece inúmeras possibilidades para ser trabalhado.
Sendo assim, ao criar um jardim é possível seguir vários caminhos e alcançar um resultado único e satisfatório para a sua residência.
Dentre os principais tipos de jardins no paisagismo residencial temos:
- com folhagens na entrada;
- com cacto;
- com canteiros iluminados;
- com jardim vertical;
- em vasos;
- com fachada simples;
- com fachada moderna;
- com plantas nativas;
- em paredes de pedras;
- minimalista;
- com jardim pequeno.
No entanto, com tantas opções é importante entender que cada tipo de jardim residencial tende a ser indicado para uma situação específica.
Como escolher as melhores plantas de decoração para a fachada?
Ao decorrer do conteúdo percebemos que existem muitos tipos de jardins para o paisagismo residencial. Por isso, existem alguns cuidados necessários para que você possa fazer a melhor escolha para sua casa.
1- Considere a arquitetura da sua casa
A arquitetura deve oferecer harmonia ao ambiente. Ou seja, para as plantas poderem encaixar na sua residência é necessário estudar algumas inspirações.
Residências com o pé direito alto requer plantas que consigam se destacar. Um grande exemplo é plantas trepadeiras que podem subir paredes e fazer curvas. Para jardins com destaque de plantas altas, os pinheiros são ótimas opções.
2- Escolha as plantas ideais
Com a biodiversidade no Brasil, a escolha das plantas é de suma importância na hora de montar o seu jardim com o paisagismo residencial. Afinal, nem todas as plantas respondem bem a regiões que não são as de sua origem.
No paisagismo residencial muito se usa o cacto como um elemento destaque para diversos tipos de projetos.
No entanto, em regiões chuvosas e jardins abertos, essa planta pode não viver por muitos dias pois o excesso de água pode ser um veneno para algumas plantas da Caatinga que requerem um maior cuidado ao serem regadas.
3- Determine o objetivo do seu jardim
Por fim, é importante determinar o objetivo do seu jardim. Por exemplo, alguns jardins ocupam áreas de lazer em muitos imóveis. Por isso, o mapeamento das plantas deve ser realizado cautelosamente.
Já em jardins sem acesso, vale esbanjar criatividade e criar um ambiente único!
Já escolheu as plantas para sua fachada?
Ao decorrer do conteúdo explicamos o que é o paisagismo residencial e principalmente como ele pode ser usado para a decoração de fachadas.
Te demos dicas sobre qual planta escolher de acordo com a sua casa.
O Lugar Certo é um portal com dicas de paisagismo, decoração e construção. Se gostou deste conteúdo, confira também 15 plantas para deixar sua casa mais cheirosa.
.