Comentários
600
Personalização

Primeiro apê: imóvel de jovem de 30 anos é cheio de cores e personalidade

Lia Lamego e Fernanda Mancini foram as responsáveis pelo projeto do primeiro apartamento de uma jovem que adora receber os amigos; conheça!

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 10/05/2022 13:00 / atualizado em 24/05/2022 14:03



Apartamento na Barra da Tijuca assinado por LIA LAMEGO - Apartamento na Barra da Tijuca assinado por LIA LAMEGO
 
Muito mais que um lugar de morar, penso que conquistar o primeiro apê é um marco na vida de qualquer pessoa, é a tão sonhada independência; e celebrar essa conquista deixando esse espaço com a “própria cara” é ainda mais prazeroso!  
 
E é justamente a história de uma conquista destas que eu te conto agora. A moradora deste apartamento de 165m² na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, é uma jovem solteira, na faixa dos 30 anos, que saiu de um apê alugado para o primeiro imóvel próprio, recém-entregue pela construtora. 
 
Mas como ela queria tudo perfeito, como sonhou, antes de se mudar, quis adaptar todos os cômodos do apê à sua personalidade, gosto e necessidades. 
 
Foi quando entrou em cena a arquiteta Lia Lamego que, em parceria com a arquiteta Fernanda Mancini, desenvolveu um projeto sob medida para a jovem cliente.  
 
“Ela pediu para aumentar a suíte máster e projetar um closet de proporções generosas no espaço, transformar a outra suíte em uma sala íntima com home theater e nos pediu também para integrar todos os ambientes da área social - estar, jantar e varanda - com cozinha para melhor receber os amigos que a visitam com frequência”, conta Lamego
 
Apartamento na Barra da Tijuca assinado por LIA LAMEGO - Apartamento na Barra da Tijuca assinado por LIA LAMEGO

Layout redesenhado 

Nessa empreitada, a palavra de ordem foi integração e o layout original foi totalmente redesenhado. A sala e a circulação, por exemplo, foram reduzidas para aumentar a suíte máster abrindo espaço para a instalação do sonhado closet que não existia na planta original. 
 
A cozinha, numa leitura bem contemporânea, foi integrada à sala de estar e jantar e, no lugar da antiga parede, as arquitetas instalaram um grande painel de correr de três folhas e em azul turquesa que permitem isolar os ambientes quando necessário. 
 
Já o quarto de serviço foi encurtado na profundidade para a cozinha ganhar mais espaço, em frente à bancada. 
 
O novo layout trouxe amplitude aos espaços, tornando o apê ideal para receber os amigos para aquele bate papo gostoso que se desdobra por diversos ambientes, afinal, a moradora é jovem e os amigos estão sempre por perto. 
 
Apartamento na Barra da Tijuca assinado por LIA LAMEGO - Apartamento na Barra da Tijuca assinado por LIA LAMEGO
 

No decor, tudo novo

No que se refere à decoração, quase tudo é novo. Apenas algumas peças e obras de arte que já eram da cliente foram levadas para o novo lar, como o quadro colorido do artista Toz, que ganhou destaque na sala. 
Repare que todo o projeto segue um estilo moderno e tem uma base neutra. Mas para fugir de qualquer monotonia, as cores entraram em cena nos detalhes. 
 
Foram extraídas justamente do quadro do Toz, elemento central da sala. Se você observar, o azul turquesa do quadro aparece tanto no painel de correr, quanto no tapete da sala. 
 
Essa estratégia de se desdobrar uma paleta é interessante pois, além de conferir elegância e trazer vivacidade, traz identidade através de um elemento condutor na integração dos espaços.
 
Para conferir a sensação de amplitude, na suíte principal, Lia Lamego revestiu de espelho toda a parede que separa o quarto do closet, assim o ambiente dá a impressão de ser bem mais amplo. 
 
Já para a sala de TV, a arquiteta desenhou a estante para acomodar todos os objetos afetivos da cliente que sempre a acompanharam, garantindo assim a almejada “cara própria” no primeiro apê; mas que, na minha opinião, deveria ser premissa de qualquer morada, da primeira à última!  
 

FICHA TÉCNICA:
Projeto: Arquiteta Lia Lamego em parceria com a arquiteta Fernanda Mancini.
Localização: Barra da Tijuca, RJ.
Área total: 165m².
Fotos: Denilson Machado do MCA Estudio.


Para ver mais projetos como este, siga @you.can.find no Instagram e acesse www.youcanfind.com.br
 

Janina Ester

A jornalista, apresentadora e locutora Janina Ester é especializada em Arquitetura e Decoração, segmentos que aborda em suas Palestras, redes You Can Find e no Programa de rádio Decor e Arte. Com 20 anos de experiência, + de 70 mil seguidores e + de 140 mil ouvintes, tornou-se também influencer dos segmentos afins, target A/B, como Moda, Lifestyle e Saúde. 
 
Colunista: Janina Ester - Colunista: Janina Ester
 

Outros Artigos

ver todas
22 de novembro de 2022
08 de novembro de 2022
25 de outubro de 2022
11 de outubro de 2022
13 de setembro de 2022