Comentários
600
Reforma afetiva

Sua casa conta sua história? Veja a importância de uma reforma afetiva

É possível refletir sua história em casa. Confira a história deste apê que passou por uma transformação para ter a identidade da dona, com Janina Ester;

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 25/10/2022 14:16 / atualizado em 26/10/2022 12:02


Fotos: Denilson Machado do MCA Estudio - Fotos: Denilson Machado do MCA Estudio

 

Acredito, cada vez mais, que a casa deve contar a história do morador, refletir seu gosto, trazer boas lembranças e fazê-lo feliz. Enfim, a casa deve ter a sua cara, seja ela qual for. E este apê reformado pelo escritório Pílula Antropofágik Arquitetura é bem isso; único.
 
Sandra Rodrigues, 40 anos, advogada, atriz e gestora cultural, que até então morava no Rio, procurou o escritório Pílula Antropofágik Arquitetura, dos arquitetos Richard de Mattos e Maria Clara de Carvalho, ainda durante o processo de compra do imóvel, expressando a apreensão pela mudança que implicava abrir mão de seu apartamento carioca.
 
Para a nova fase, no entanto, escolheu uma pérola: o Edifício Louvre no centro de São Paulo projetado nos anos 50 por João Artacho Jurado, nome por trás de projetos que são verdadeiros marcos na cidade e tombado pelo Patrimônio Histórico.
 
Para adaptar a planta do antigo imóvel às necessidades da nova moradora - integrar e acolher seu acervo eclético - o apartamento passou por uma reforma completa, com diversas modificações.
 
“A cliente adora receber amigos; por isso, foi um desejo dela que a cozinha fosse integrada com a sala, mas mantendo a possibilidade de divisão, e que o banheiro fosse confortável e iluminado, com banheira e box separados. Para isso, incorporamos uma parte da área de serviço ao banheiro, abrindo espaço para a banheira de hidromassagem. Já entre a sala e a cozinha, foi instalado um painel em peroba rosa maciça, garimpado em uma demolição”, descreve Maria Clara. 
 
Já Richard atenta para questões práticas: “Como este foi o primeiro projeto da Pílula em São Paulo, nosso maior desafio foi encontrar boas parcerias para execução da obra”.
 
Fotos: Denilson Machado do MCA Estudio - Fotos: Denilson Machado do MCA Estudio
 

Prédio tombado, reforma afetiva

Preservando a essência do edifício, para a área social os arquitetos escolheram a paleta de cores inspirada nas pastilhas da fachada do prédio, que invadem a varanda levando um delicado tom de rosa para o teto, que é replicado também nas portas, batentes e rodapés. 
 
Já o tom azul-esverdeado nas paredes foi eleito por questões afetivas: trazer a natureza e as águas do mar do Rio de Janeiro para Sampa. Já o piso em taco é original e foi restaurado com acabamento fosco.
 
Na decoração, os móveis em evidência na área social são do acervo da cliente, que já possuía mobiliário e adornos interessantes adquiridos ao longo de anos e que claramente contavam sua história de vida. “Este acabou sendo o ponto de partida para um projeto descolado e colorido”, conta Maria Clara.  
 
Entre eles, estão o espelho de piso antigo, com três folhas articuladas; a cristaleira antiga com acabamento dourado; o móvel-bar vintage com o corpo laranja; o trio de mesas azulejadas, usadas como mesa de centro; o semáforo apoiado no chão, entre outros. 
 
Fotos: Denilson Machado do MCA Estudio - Fotos: Denilson Machado do MCA Estudio
 
 
Repare: a estante preta na sala, que expõe adornos e que já fazia parte da antiga residência na posição vertical, ganhou nova disposição e foi apoiada sobre tijolos de concreto. 
 
Fotos: Denilson Machado do MCA Estudio - Fotos: Denilson Machado do MCA Estudio
 
 
Já a cozinha apresentou tons vibrantes e texturas com a caixa da geladeira na cor magenta, armários superiores em laca verde-acqua, marcenaria revestida em folhas naturais de freijó, bancada em quartzo branco e revestimento em uma das paredes que remete a escamas de peixe.
 
Fotos: Denilson Machado do MCA Estudio - Fotos: Denilson Machado do MCA Estudio
 

Quarto colorido

Sem medo de ser feliz, o quarto da moradora ganhou papel de parede estampado “Jardim Exotique” que, segundo os arquitetos, foi a inspiração para pintar todas as paredes do cômodo no mesmo tom de azul. 
 
Já no banheiro, a bancada foi projetada em mármore rosê translúcido com uma iluminação por baixo e o armário inferior foi desenhado pelos arquitetos, feito em ripas de madeira dispostos no formato chevron. Detalhe: o piso é todo em pedra portuguesa branca para remeter aos calçadões das praias cariocas.
 
Resultado: apreensões tranquilizadas e moradora feliz num apartamento que honra a sua história, colorido, exuberante e com bossa carioca no coração de São Paulo.
 
Produção visual: Pílula Arquitetura, Sandra Rodrigues e Bruno Padovan

Gostou das dicas da Janina?

Janina Ester é uma das colunistas do Lugar Certo, que traz dicas de arquitetura e decoração. Acesse a coluna dela e veja mais matérias como esta que podem te ajudar na hora de decorar um ambiente. 
 
 
Para ver mais projetos como este, siga @you.can.find no Instagram e acesse www.youcanfind.com.br
 
 

Janina Ester

A jornalista, apresentadora e locutora Janina Ester é especializada em Arquitetura e Decoração, segmentos que aborda em suas Palestras, redes You Can Find e no Programa de rádio Decor e Arte. Com 20 anos de experiência, + de 70 mil seguidores no Instagram e de 140 mil ouvintes, tornou-se também influencer dos segmentos afins, target A/B, como Moda, Lifestyle e Saúde


Outros Artigos

ver todas
22 de novembro de 2022
08 de novembro de 2022
25 de outubro de 2022
11 de outubro de 2022
13 de setembro de 2022