Vai ter um bebê? Inspira-se no quarto neutro, atemporal e com apenas 15m²
Montar o quarto do bebê é um dos momentos mais esperados pelos papais, mas cuidado para não se esquecer dos itens essenciais; confira as dicas da Janina Ester
postado em 11/10/2022 15:06
/ atualizado em 11/10/2022 15:26
Fotos: Luiza Schreier
A montagem do quarto do bebê é cheia de expectativas e sonhos, mas muitos papais também ficam perdidos na diversidade de decorações disponíveis e não sabem o que realmente é necessário neste ambiente. É importante entender quais são os itens essenciais num quarto de bebê para que ele se torne mais funcional e útil.
Aproveitando o mês das crianças, começo mostrando o quarto da Alice, uma bebê carioca a caminho, e que tem quatro dos cinco itens que considero essenciais para um quarto de bebê. Saiba quais são a seguir.
A história do quarto da Alice começou antes, em 2018, quando os Arquitetos Richard de Mattos e Maria Clara de Carvalho, do escritório Pílula Arquitetura, reformaram um apartamento na Barra da Tijuca, RJ, para um jovem casal, na época sem filhos. Estrategicamente os profissionais deixaram um dos quartos do apê “em branco”.
Assim, quando o momento chegou, agora em 2022, com a pequena Alice já a caminho, os pais decidiram encomendar ao Pílula o projeto do quarto de bebê, optando por não determinar um tema específico para o ambiente; prática comum neste tipo de decoração.
Como montar um quarto de bebê bonito e funcional
Quero registrar que eu, particularmente, aprecio a opção pelo estilo decor mais neutro e aberto a adaptações, se necessárias, como é o caso aqui: “os clientes pediram um ambiente atemporal, com décor unissex que atendesse a todas as idades, para que Alice possa dividir seu quarto com um futuro irmãozinho”, conta Maria Clara, que, por coincidência, estava na fase final de sua própria gravidez quando desenvolveu o projeto. “Eu já tinha adquirido toda a bagagem técnica decorando o quarto do meu primeiro filho, que também estava por nascer”, acrescenta.
Como eu disse, é comum nesta fase, principalmente em se tratando do primeiro filho, os pais, por falta de experiência ou entusiasmo mesmo, saírem comprando tudo que encontram pela frente, por isso uma boa orientação é imprescindível.
5 itens essenciais para um quarto de bebê
Bebês crescem rápido (e olha que eu falo por experiência própria, pois tive quatro) e a chance de eles perderem não só roupas, sapatos e acessórios, mas móveis também, é grande.
Por isso, listei cinco itens para um quarto de bebê, sendo que quatro deles são essenciais e se encontram no quarto da pequena Alice, que tem 15m² e foi setorizado em cinco áreas:
1- Guarda-roupas
O local usado para guardar as roupinhas do bebê deve ter prioridade no quarto, afinal, o bebê usa muitas trocas de roupas, além de crescer muito rápido.
Fotos: Luiza Schreier
2-Cômoda e trocador: ambiente de higienização
Ter um ambiente de higienização do bebê é de extrema importância e facilita muito os momentos de troca e banho.
Fotos: Luiza Schreier
3- Berço evolutivo: local do bebê dormir
A escolha do modelo do berço também deve ser pensada. Berço evolutivo é uma ótima opção para quem deseja usá-lo por muito tempo.
Fotos: Luiza Schreier
4- Poltrona para amamentação
A poltrona de amamentação é um item indispensável, pois é neste local que mãe e filho se sentirão seguros, confortáveis e relaxados para todos os períodos da amamentação.
Fotos: Luiza Schreier
5- Banco em fita ao longo da janela com gavetões
Este móvel planejado serve para guardar os brinquedos e criar um espaço para os pais e/ou familiares se sentarem.
Fotos: Luiza Schreier
Bônus: dicas de decoração
Para o quarto da Alice, os arquitetos optaram por um ambiente suave, predominantemente branco e com madeira clara nos detalhes que podem ser vistos nas portas do guarda-roupa, no banco em fita ao longo da janela e na cômoda ondulada, todos desenhados pela Pílula Arquitetura exclusivamente para esse projeto; assim como o painel de lambri, a prateleira da cômoda e a mesinha lateral da poltrona.
Fotos: Luiza Schreier
Repare na sutileza da cômoda e trocador. Seu design ganhou uma volumetria com ondulações nas gavetas para evitar quinas e seu tampo é em pedra de mármore para facilitar a limpeza.
Resumindo: para um quarto de bebê, elegante e atemporal como este, aposte numa paleta neutra e suave. E lembre-se, os móveis essenciais são: berço, trocador, que fica em cima da cômoda e serve de guarda-roupa nessa fase, e a poltrona de amamentação. Se quiser, uma cama extra. O resto é firula.
Gostou das dicas da Janina?
Janina Ester é uma das colunistas do Lugar Certo, que traz dicas de arquitetura e decoração. Acesse a coluna dela e veja mais matérias como esta que podem te ajudar na hora de decorar um ambiente.
A jornalista, apresentadora e locutora Janina Ester é especializada em Arquitetura e Decoração, segmentos que aborda em suas Palestras, redes You Can Find e no Programa de rádio Decor e Arte. Com 20 anos de experiência, + de 70 mil seguidores no Instagram e de 140 mil ouvintes, tornou-se também influencer dos segmentos afins, target A/B, como Moda, Lifestyle e Saúde