Comentários
600
Capela

Capela em casa: conheça o espaço criado pela designer Laís Albergaria

Muitas pessoas reservam um ambiente em casa para devoção; confira a dica da colunista Janina de uma capela construída no terreno de uma residência em Itaúna

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 21/06/2022 12:41


Inserida em meio à paisagem exuberante, que por si só já é um convite à meditação. / Fotos: Lu Guimarães - Inserida em meio à paisagem exuberante, que por si só já é um convite à meditação. / Fotos: Lu Guimarães
 
Feita pela Designer de Interiores Laís Albergaria em parceria com Sílvia Camargos, o imóvel que abriga a capela se localiza na Barragem Benfica, em Itaúna, no interior de Minas. O projeto de 55 m² levou 60 dias entre elaboração e aprovação, e mais seis meses para ser executado; incluindo a reforma e a decoração
 
Inserida em meio à paisagem exuberante, que por si só já é um convite à meditação, a Designer conta que o maior desafio foi manter o conceito contemporâneo preservando as características essenciais a um local de oração. 
 
Abro um parêntesis para dizer que essa união da contemporaneidade com a fé encontra respaldo em dois clássicos da arquitetura assinados pelo arquiteto Tadao Ando; a Igreja sobre a Água, de 1988, e a icônica Igreja da Luz, uma estrutura moderna e minimalista em concreto com rasgos para a entrada da luminosidade natural, construída em 1989 na cidade de Ibaraki, a 25 quilômetros de Osaka, no Japão.
 
Mas se nos dois projetos o arquiteto japonês optou pelo peso do concreto como matéria prima e pelo conceito “cubo”, quase totalmente fechado, fazendo com que os visitantes vivam uma imersão interior total, o projeto de Lais Albergaria é leve. Executado com o máximo possível de elementos naturais como pedra, madeira e palha e com fechamento em vidro, essa capela contemporânea integrada à natureza parece flutuar.
 
 O altar é austero e a cruz etérea, desenhada pela luminosidade ao longo do dia. / Fotos: Lu Guimarães - O altar é austero e a cruz etérea, desenhada pela luminosidade ao longo do dia. / Fotos: Lu Guimarães
 
 
Mas podemos traçar ainda outro paradoxo. Se na Igreja da Luz de Tadao o altar é austero e a cruz etérea, desenhada pela luminosidade ao longo do dia; o altar de Laís é material. Foi construído sobre uma pedra de minério de ferro retirada das montanhas ao derredor e tem intenção de lembrar que Jesus é a pedra angular que sustenta toda a humanidade. 
 
Por fim, orientando o olhar do visitante que busca conforto, sua construção assume forma triangular, onde o vértice da figura abriga o altar recordando que o caminho que leva à salvação é justo. Já sua base ampla, com a porta de entrada, representa um convite constante a todos que querem transitar por esse caminho estreito que conduz à eternidade.  

 
Ficha técnica:

  • Projeto: Laís Albergaria em parceria com Sílvia Camargos
  • Localização: Barragem Benfica, Itaúna, Minas Gerais.
  • Área total: 55 m².
 
Gostou desse conteúdo? Continue navegando pelo Lugar Certo e leia também Apartamento masculino: veja decoração feita por Fernando César em seu apê. 

Para ver mais projetos como este, siga @you.can.find no Instagram e acesse www.youcanfind.com.br. 
 
 
Janina Ester - Janina Ester

Janina Ester

A jornalista, apresentadora e locutora Janina Ester é especializada em Arquitetura e Decoração, segmentos que aborda em suas Palestras, redes You Can Find e no Programa de rádio Decor e Arte. Com 20 anos de experiência, + de 70 mil seguidores e de 140 mil ouvintes, tornou-se também influencer dos segmentos afins, target A/B, como Moda, Lifestyle e Saúde.

Outros Artigos

ver todas
22 de novembro de 2022
08 de novembro de 2022
25 de outubro de 2022
11 de outubro de 2022
13 de setembro de 2022