Comentários
600
Uma Reforma Para Dois

Desafio: designer cria projeto unindo gostos diferentes de marido e mulher

Se agradar um já é complicado, imagina agradar dois? A colunista Janina Ester fala sobre o desafio de unir gostos diferentes em uma reforma; confira!

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 19/07/2022 13:36 / atualizado em 22/07/2022 14:09


Casa assinada pela designers de interiores Cacau Ribeiro/ Fotos: Ligia Cordeiro - Casa assinada pela designers de interiores Cacau Ribeiro/ Fotos: Ligia Cordeiro

 

Uma vez perguntei a um arquiteto qual era a sua principal ferramenta de trabalho e ele respondeu: “os ouvidos”. Isso me marcou, porque sei que ter uma escuta ativa é essencial para saber ler as entrelinhas e criar um projeto que realmente atenda às expectativas de quem encomendou.
 
Mas, se agradar uma pessoa já é complicado, imagina agradar duas, e com gostos diferentes! Pois foi exatamente isso que aconteceu na reforma desta casa de 390 m², em Ribeirão Preto, São Paulo, onde um casal vive com seus dois filhos. 
 
Ele é artista plástico e gosta da estética industrial. Ela é administradora de empresas e curte ambientes delicados e elegantes. Coube à designer Cacau Ribeiro dosar o estilo predileto de cada cônjuge e fazer uma casa aconchegante conciliando as referências de ambos, como eles queriam. Entre os pedidos comuns aos dois estava a integração dos ambientes e o clima acolhedor. 
 
Para atendê-los, Cacau apostou em poucas mudanças estruturais, embora tenha modificado totalmente o layout antigo. Com exceção da cozinha e da lavanderia, todos os cômodos da casa foram trabalhados pela designer.
 
O grande living, antes ocupado pela sala de jantar, migrou para a varanda que, por sua vez, passou a se comunicar com a sala de TV através de um vão aberto na parede, estilo passa-pratos. O pergolado com trepadeira, que antes era externo, também foi integrado à área social, criando-se assim um grande ambiente contínuo com a vantagem do máximo aproveitamento da luz natural. Adoro essa solução! 
 
Casa assinada pela designers de interiores Cacau Ribeiro/ Fotos: Ligia Cordeiro - Casa assinada pela designers de interiores Cacau Ribeiro/ Fotos: Ligia Cordeiro

Decor afetivo e design assinado 

Para a decoração, e o tal clima acolhedor solicitado, a designer trouxe itens cheios de história, lembranças e de valor afetivo da família. Entre esses garimpos, vale citar uma antiga estante dos Correios que foi restaurada para ganhar lugar de destaque no living descontraído da família. E, para compor o projeto, não poderiam faltar as obras de arte feitas pelo próprio cliente.
 
Já na seleção de móveis e objetos, as escolhas recaíram sobre estilos que conversassem entre si, mas que também agradassem cada um dos moradores. 
 
“Essa misturas de estilos e referências sempre geram um décor interessante, descolado e de muita personalidade”, avalia Cacau Ribeiro, que manteve algumas peças de mobiliário já existentes na família, como o clássico sofá de couro capitonado em estilo Chesterfield e o par de poltronas da sala; e investiu em outras de design assinado como a Poltrona Jangada de Jean Gillon, a mesa de centro redonda em madeira com palhinha assinada por Joaquin Tenreiro, o tapete em pachwork de kilins antigos feito sob medida, e o icônico lustre Zettels assinado por Ingo Maurer.
 
Foram seis meses entre elaboração e aprovação do projeto e mais seis para execução, incluindo a decoração. Todos ficaram satisfeitos!
 
Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar do texto sobre 
projeto online: apê é reformado à distância para atender aos novos donos.
 

Para ver mais projetos como este, siga @you.can.find no Instagram e acesse www.youcanfind.com.br
 
 

Janina Ester

A jornalista, apresentadora e locutora Janina Ester é especializada em Arquitetura e Decoração, segmentos que aborda em suas Palestras, redes You Can Find e no Programa de rádio Decor e Arte. Com 20 anos de experiência, + de 70 mil seguidores no Instagram e de 140 mil ouvintes, tornou-se também influencer dos segmentos afins, target A/B, como Moda, Lifestyle e Saúde

Outros Artigos

ver todas
22 de novembro de 2022
08 de novembro de 2022
25 de outubro de 2022
11 de outubro de 2022
13 de setembro de 2022