Cara nova

Saiba como pintar cerâmicas e azulejos e deixá-los com aspecto novo

Os materiais de revestimento podem se desgastar, mas podem ser revitalizados com uma pintura especial

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 28/07/2021 13:00 / atualizado em 28/07/2021 13:04


Saiba como pintar cerâmicas e azulejos  - Freepik Saiba como pintar cerâmicas e azulejos

 
Com o passar do tempo, os azulejos podem perder o brilho e a aparência bonita. Outras vezes, compramos ou alugamos um imóvel, e a cerâmica e os azulejos estão desgastados e feios. 
 
Entretanto, nem sempre o orçamento e a rotina permitem uma reforma ou o quebra-quebra que uma obra traz. Por isso, pintar cerâmicas e azulejos tem se tornado uma alternativa cada dia mais popular para corrigir imperfeições. Neste post, vamos dar algumas dicas de como pintar cerâmicas e azulejos e deixar sua casa ainda mais bonita.

Qual tinta usar para pintar cerâmicas e azulejos?


A melhor opção quando se trata de como pintar cerâmicas e azulejos de forma eficiente, é a tinta epóxi. Ela é uma tinta à base de água, que não possui um odor muito forte, o que não causará desconforto nos moradores da casa, além de ter fácil aplicação.
 
Outra característica desta tinta é que ela pode ser misturada em água e não precisa de outros produtos para tornar a mistura eficiente. Nesse sentido, a tinta epóxi tem algumas opções disponíveis no mercado, com acabamento semibrilhante, fosco ou acetinado. Isso facilita na hora de escolher e permite que você deixe sua casa de acordo com seus gostos, sem gastar muito.

Primeiro passo: limpeza


Para que a pintura fique bem feita, é preciso eliminar todos os resquícios de sujeira que possam estar impregnados na superfície dos revestimentos. Para se livrar de gorduras, manchas e outras sujeiras, lave os azulejos com água e sabão ou detergente neutro. Utilize uma esponja para esfregar e, em casos de rejunte sujo ou encardido, use uma escova para fazer a limpeza.
 
Após este processo, seque bem as cerâmicas e use a tinta escolhida. Se os seus azulejos apresentarem alguma irregularidade, faça uso de massa acrílica para efetuar as correções e pequenos reparos. A massa acrílica pode levar até dois dias para secar completamente. Desse modo, após o processo de secagem, use uma lixa de alvenaria para deixar as cerâmicas e azulejos lineares. 
 
Em seguida, limpe com pano levemente umedecido e finalize com pano seco. Assim, seus revestimentos estarão prontos para receber a tinta epóxi de sua escolha.

Como pintar azulejos


A primeira dica para pintar seus azulejos é cobrir os móveis e retirar os objetos do local que será pintado, pois assim eles ficarão protegidos. Em seguida, coloque sua tinta epóxi em um recipiente apropriado e, para que a pintura fique perfeita, e mais parecida com um azulejo original de fábrica, mantenha sempre o rolo ou pincel na mesma direção. A melhor maneira é manter o rolinho na vertical.
 
Comece pelas bordas e demarque com fita adesiva até onde deseja pintar. Pode ser necessário aplicar mais de uma demão da tinta escolhida. Para isso, espere secar e repita o mesmo processo. 
 
Saiba como pintar cerâmicas e azulejos - Freepik Saiba como pintar cerâmicas e azulejos
 
 

Como pintar revestimentos cerâmicos


Em primeiro lugar, certifique-se que todos os revestimentos cerâmicos estejam bem firmes na parede. Caso não estejam, seu trabalho pode ser desperdiçado.
 
Em seguida, demarque com fita adesiva as limitações para que a tinta não ultrapasse o limite. Siga as mesmas instruções acima e realize a pintura.
 
Para que a pintura dure por mais tempo, siga as instruções do fabricante e não faça uso de produtos abrasivos ou corrosivos durante a limpeza dos revestimentos pintados e não use escovas ou esponjas feitas de material muito resistente. 

Gostou das dicas?


Viu só como é fácil dar uma cara nova aos seus azulejos e cerâmicas? Agora, é só escolher cor e mãos à obra. 

Falando em revestimentos, aprenda também como limpar rejunte de banheiro. E, você gosta de dicas de organização, decoração e quer ficar por dentro das tendências, no Lugar Certo você encontra isso e muito mais.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
21 de outubro de 2021
14 de outubro de 2021

No Lugar Certo você encontra o que procura