Quem nunca ficou em dúvida sobre a diferença entre um engenheiro civil e um arquiteto que atire a primeira pedra. Afinal de contas, as suas profissões guardam algumas semelhanças, porém se complementam. Confira neste conteúdo o que cada um faz e como escolher o profissional para a sua obra.
As duas profissões são regidas por conselhos próprios. O arquiteto responde ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Já o engenheiro civil está ligado ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).
Para a construção de um imóvel, ambos podem ser requisitados. Dessa maneira, veja agora algumas características de atuação desses profissionais.
O que o arquiteto faz?
O arquiteto projeta a construção de uma casa. Sendo assim, ele faz a planta organizando os espaços internos e externos de modo que eles tragam mais conforto e segurança aos moradores.
Este profissional segue as normas da construção civil e considera especialmente a legislação ambiental, evitando assim que a obra cause impactos ambientais.
Já na área de arquitetura de interiores, o arquiteto planeja a disposição dos móveis, as cores que serão usadas nas paredes e até mesmo a organização dos objetos decorativos.
Mas, sobretudo, o arquiteto também pode coordenar a obra levando em consideração a ventilação, iluminação, acústica, manutenção no pós-construção e até mesmo no uso de materiais sustentáveis, como placas solares e aproveitamento da água da chuva, por exemplo.
O que o engenheiro civil faz?
O engenheiro civil, por sua vez, é o responsável pelo cálculo estrutural de uma edificação. Desse modo, ele analisa cargas e esforços a que a estrutura será submetida.
Imagine como é projetada a construção de um arranha-céu, por exemplo? Este profissional, durante toda a sua formação, tem uma carga horária mais voltada a disciplinas de cálculos e projeções.
Além disso, ele também pode acompanhar toda a execução da obra, interferindo em detalhes como a escolha da quantidade de material e melhores soluções para projetos elétricos e hidráulicos.
Outro detalhe é que o engenheiro civil também possui conhecimento sobre regularização imobiliária e pode assinar projetos que serão aprovados na prefeitura.
Qual profissional contratar?
Agora que você já viu a diferença entre engenheiro civil e arquiteto pode ficar pensando em qual deles contratar.
No entanto, é necessário lembrar que os dois podem trabalhar em conjunto, principalmente em uma edificação de médio a grande porte. Já em reformas de imóveis menores, é possível contar com a contribuição de apenas um deles.
Se você tem o objetivo de fazer um imóvel mais harmônico e com a melhor utilização dos espaços, contrate um arquiteto. Mas se visa um imóvel mais seguro, resistente e com um bom projeto estrutural, chame um engenheiro civil.
Portanto, avalie as suas necessidades para encontrar o profissional certo. Afinal de contas, é imprescindível contratar um profissional qualificado para que você não enfrente problemas com o setor de fiscalização municipal.
Agora que você chegou ao fim do post, que tal continuar acompanhando o portal Lugar Certo?
Trazemos matérias sobre dicas de construção civil, planejamento para ter a casa própria e muito mais.
Aproveite para ler também o conteúdo sobre como planejar a construção de uma casa partindo do zero.