Comentários
600
Casa organizada

Organização: entenda a diferença entre arrumar e organizar a casa

Saiba que há diferença entre uma coisa e outra e a falta desse conhecimento pode colocar todo o seu trabalho a perder

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 16/05/2022 13:00 / atualizado em 16/05/2022 16:31


Um espaço organizado é um local agradável aos olhos, onde não há bagunça aparente e a sensação de conforto predomina. - Freepik Um espaço organizado é um local agradável aos olhos, onde não há bagunça aparente e a sensação de conforto predomina.

 
Uma situação que percebo muitas vezes é que as pessoas têm dificuldade em entender a organização como um trabalho duradouro, ou seja, elas sentem que arrumam, mas a casa parece estar sempre bagunçada. 
 
 E essa é uma confusão fácil de acontecer, pois existem similaridades entre o processo de arrumar e organizar. De longe até parece a mesma coisa, mas analisando de pertinho, há diferenças que explicam porque um jeito funciona e o outro não se mantém. 
 
Um espaço organizado é um local agradável aos olhos, onde não há bagunça aparente e a sensação de conforto predomina. Um local arrumado pode apresentar essas mesmas características, mas basta abrir uma gaveta para percebermos grandes diferenças. 

Confira a seguir algumas dicas para manter a sua casa sempre organizada

Tenha uma rotina de limpeza

A rotina de limpeza em um local arrumado é assim: limpa-se o ambiente - muitas vezes arrastando objetos pra cá e pra lá - e depois tudo é colocado nos lugares onde estavam. 
 
Mas caso apareça algo novo no cenário - a correspondência que chegou no dia anterior, por exemplo - é guardado dentro de uma gaveta qualquer só para não ter “nada fora do lugar”.
 
Já na limpeza de um ambiente organizado, a diferença é que você saberá exatamente onde guardar tudo, até a correspondência recém chegada. Ela não irá para uma gaveta qualquer e sim para “o” local certo já criado previamente.

Tenha um lugar para cada coisa

Em um espaço organizado todas as coisas têm lugar para serem acomodadas, até mesmo aquelas que aparecem de surpresa.
 
Ainda não entendeu a diferença? Veja só: arrumar é ordenar os objetos em um determinado local. Papéis em cima da mesa, livros na prateleira ou roupas dentro de um armário. Mas para organizar um ambiente, é necessário ir além. 
 
É preciso verificar as necessidades, preferências e frequência de uso de cada peça para levar tudo isso em conta e criar sistemas intuitivos para que os objetos possam ser guardados por todas as pessoas de forma simples e orgânica. Quando a técnica é aplicada corretamente, o fluxo acontece de forma tão natural que manter a casa organizada deixa de ser um desafio. 

 
“Mas eu arrumo, arrumo e a casa está sempre bagunçada!” 

Nossa casa tem vida, estamos sempre em movimento e as coisas saem dos seus lugares todos os dias. Mas depois de definir onde cada categoria irá ficar, voltar às coisas aos seus lugares será tarefa fácil! 
 
Pense num guarda-roupasfeminino, por exemplo, cuja dona usa roupas de ginástica diariamente. Sabemos que normalmente é raro escolher um vestido rodado para sair de casa num dia comum, não é mesmo? Portanto, nesse caso podemos pensar em pendurar as roupas fitness em cabides e guardar os vestidos em um pack organizador no maleiro. Sim! Desde que usados da forma correta, o maleiro é um ótimo espaço para você considerar na hora de organizar.
 
O que não pode é simplesmente jogar as roupas pro alto e fechar as portas do armário. Aqui vale a máxima: o que não é visto, não é lembrado. E se você guardar suas peças sem nenhum critério será fácil misturar biquíni com cachecol e ainda colocar no meio aquela calça 36 que você guarda porque jura que ainda vai te servir! Não há nada de errado em guardar todas essas coisas no mesmo maleiro, mas lembre-se de agrupar corretamente as categorias, utilizar embalagens que protejam suas roupas do mofo e da poeira e identificar cada grupo de um jeito que faça sentido para você. 
 
Acomode categorias que usa menos, embaladas de forma apropriada e etiquetadas para que você não se esqueça do que guardou lá em cima. Temos milhões de informações a todo instante e, se já é fácil esquecer do que fizemos na semana passada, imagine então para se lembrar do que guardou no armário num local de acesso mais difícil...
 
Em um espaço organizado todas as coisas têm lugar para serem acomodadas, até mesmo aquelas que aparecem de surpresa.
 - Adriana Zoni Em um espaço organizado todas as coisas têm lugar para serem acomodadas, até mesmo aquelas que aparecem de surpresa.

Dicas práticas para organizar a casa e fazer com que a organização seja sua grande aliada:

  • escolha um armário para começar e entenda tudo o que tem dentro dele. É importante que você analise tudinho, até o último objeto;
  • elimine aquilo que não tem mais utilidade e ganhe espaço no armário;
  • separe todas as peças em grupos: calça com calça, camisa com camisa;
  • perceba o volume que cada categoria vai ocupar e escolha o local mais apropriado para cada uma;
  • deixe em um local de mais fácil acesso aquilo que você usa mais;
  • crie um espaço para objetos aleatórios como sombrinhas, amostras que ganhar do médico, um cupom fiscal a ser lançado na sua planilha financeira. 

Mas seja generoso com você e com seu armário! Coloque ali só o que ainda tem utilidade para você. Acostume-se a desapegar do que não te serve mais. 
 
Quando vencer o primeiro armário e sentir os resultados da organização, repita o processo nos outros locais até que a casa esteja funcionando com técnica e lógica, mas do seu jeito. O segredo é encontrar um formato que funcione para você!
 
E a dica de ouro é: reserve 5 minutinhos para, todas as noites antes de dormir, dar uma ‘geralzinha’ na casa, recolher o que estiver fora e colocar no lugar certo. Considere nessa lista desde a bolsa que ficou em cima do aparador da sala, até afofar as almofadas do sofá para que você acorde e encontre sua casa pronta para te proporcionar um belo e novo dia.
 
Ter a casa sempre organizada é não ter mais que se desculpar com as visitas e pedir para não repararem a bagunça. Experimente! 
Gostou deste conteúdo? Leia também Rotina de organização. 
 

Adriana Zoni

Adriana Zoni é graduada em Relações Públicas, especializada em Gestão da Informação, com passagem pelo Design de Interiores, e Personal Organizer dá Bee Organiza (@beeorganiza) desde 2015 em BH e arredores. Casada, mãe de uma criança esperta e um adolescente corajoso, uso a criatividade para entender o mundo, escrever histórias e otimizar espaços. Nascida desorganizada, mas atualmente pronta para ensinar sobre as técnicas que conquistaram meu coração e mudaram a minha vida!

Outros Artigos

ver todas
27 de junho de 2022
13 de junho de 2022
30 de maio de 2022
16 de maio de 2022
02 de maio de 2022