Obra

Casa nova: confira o passo a passo para dar início à construção do seu lar

Vai construir? É bom fazer um bom planejamento, conhecer as características do terreno e contratar um profissional habilitado

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 27/07/2022 11:31 / atualizado em 27/07/2022 11:57


Construir uma casa é um projeto complexo. / Foto: Freepik - Construir uma casa é um projeto complexo. / Foto: Freepik
 
Muitas pessoas preferem construir uma casa do zero em vez de comprar um imóvel pronto. Isso porque o projeto de construção de casa pode sair de acordo com a sua demanda. Mas como acertar no processo e ter a casa dos sonhos? Confira o passo a passo neste conteúdo. 

Só lembrando que construir uma casa é um projeto complexo. Afinal de contas, a casa própria é fruto do nosso trabalho e irá durar a vida toda. Sendo assim, é importante ter um imóvel que satisfaça as suas necessidades, seja bonito e confortável. 

Nesse sentido, veja algumas dicas de como iniciar seu projeto da melhor maneira possível. 

Passo a passo para o projeto de construção de casas 

Veja agora como tirar seu projeto do papel, mas tenha em mente que é preciso ter um orçamento bem realista e boas referências do mercado em mão de obra e insumos para a construção. 

1-Concepção da ideia 

Como um livro, a construção de um imóvel também começa na nossa mente. Portanto, o projeto de construção de casa começa com a nossa intenção de ter um imóvel com um certo número de quartos, sala e cozinha integradas, varanda ou quintal. 

A partir desses desejos, é possível imaginar como a casa ficará quando for concluída. Assim, também dá para saber com antecedência o valor aproximado da obra e o prazo de conclusão. 

2- Documentação do imóvel 

Antes de começar a construção, é fundamental se preocupar com a documentação do imóvel. Isso porque o terreno precisa estar regularizado. Afinal, já imaginou construir uma casa em um terreno de preservação ambiental, por exemplo? 
 
Dessa forma, é bom ficar atento à documentação na prefeitura e ao contrato de prestação de serviço da mão de obra. É importante seguir a legislação para evitar problemas futuros. 
 
Antes de começar a construção, é fundamental se preocupar com a documentação do imóvel. / Foto: Freepik - Antes de começar a construção, é fundamental se preocupar com a documentação do imóvel. / Foto: Freepik
 

3- Orçamento da mão de obra e dos materiais 

Dois pontos muito importantes são a mão de obra e os materiais de construção. Nesse sentido, é importante fazer uma cotação com, pelo menos, três equipes responsáveis pela construção. 

Com a lista de materiais de construção em mãos, também é necessário procurar um bom fornecedor. Se possível, compre os insumos de uma única loja para ter acesso a desconto e um frete reduzido. 

4- Características do terreno 

O terreno também deve estar entre as prioridades no projeto de construção de casas. Enfim, a partir das medidas será possível definir um projeto mais preciso. 

Além disso, com as informações sobre o terreno será mais fácil identificar a posição do sol no imóvel, a inclinação, as construções vizinhas e até mesmo os gastos com nivelamento do solo, se for necessário. 

5- Importância dos rascunhos 

Com todas as informações em mãos, você poderá fazer rascunhos da planta. Enfim, não precisa ser nenhum desenhista ou arquiteto. Basta que você coloque no papel a representação dos espaços, como banheiro, quartos, corredor, garagem, área de serviço, cozinha e sala. 

Além disso, se você for construir um banheiro externo ou um canil, por exemplo, ficará mais fácil projetá-lo mesmo que provisoriamente no seu rascunho. 

6- Projetos prontos 

Há muitos sites que vendem projetos de construção de casas já prontos. Assim, é possível adquirir um e pedir os ajustes necessários, caso sejam pequenos. 

No entanto, se você viu vários projetos e não se interessou por nenhum modelo, o ideal é contratar um escritório responsável para começar do zero. 

Isso porque nem sempre um projeto pronto atende às suas necessidades de acordo com as características do terreno e do rascunho. 

É vantajoso contratar um arquiteto ou engenheiro? 

O arquiteto é responsável pela elaboração da planta do seu imóvel, ao passo que o engenheiro fará o projeto estrutural, incluindo os projetos elétrico e hidráulico. 

Portanto, é altamente benéfico contratar um profissional responsável e qualificado, visto que a construção será mais segura e obedecerá às normas e leis ligadas à construção civil. 
 
Além disso, esses profissionais saberão aproveitar melhor o espaço do terreno, de maneira que a sua casa possa parecer maior.

Não se esquecendo que para obter as autorizações municipais, como o Habite-se, é preciso apresentar um projeto assinado por um profissional responsável. 

E, então, está preparado para iniciar o seu projeto de construção de casas? Certamente, ele exigirá dedicação e paciência até ver sua casa pronta. 

Continue acompanhando os conteúdos do portal Lugar Certo, pois trazemos dicas de organização, decoração, limpeza e construção. 

Leia também o nosso conteúdo sobre as tendências de decoração em 2022 e aplique-as em sua futura casa. 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
11 de julho de 2023
28 de junho de 2023