postado em 27/07/2022 11:31
/ atualizado em 27/07/2022 11:57
Construir uma casa é um projeto complexo. / Foto: Freepik
Muitas pessoas preferem construir uma casa do zero em vez de comprar um imóvel pronto. Isso porque o projeto de construção de casa pode sair de acordo com a sua demanda. Mas como acertar no processo e ter a casa dos sonhos? Confira o passo a passo neste conteúdo.
Só lembrando que construir uma casa é um projeto complexo. Afinal de contas, a casa própria é fruto do nosso trabalho e irá durar a vida toda. Sendo assim, é importante ter um imóvel que satisfaça as suas necessidades, seja bonito e confortável.
Nesse sentido, veja algumas dicas de como iniciar seu projeto da melhor maneira possível.
Passo a passo para o projeto de construção de casas
Veja agora como tirar seu projeto do papel, mas tenha em mente que é preciso ter um orçamento bem realista e boas referências do mercado em mão de obra e insumos para a construção.
1-Concepção da ideia
Como um livro, a construção de um imóvel também começa na nossa mente. Portanto, o projeto de construção de casa começa com a nossa intenção de ter um imóvel com um certo número de quartos, sala e cozinha integradas, varanda ou quintal.
A partir desses desejos, é possível imaginar como a casa ficará quando for concluída. Assim, também dá para saber com antecedência o valor aproximado da obra e o prazo de conclusão.
2- Documentação do imóvel
Antes de começar a construção, é fundamental se preocupar com a documentação do imóvel. Isso porque o terreno precisa estar regularizado. Afinal, já imaginou construir uma casa em um terreno de preservação ambiental, por exemplo?
Dessa forma, é bom ficar atento à documentação na prefeitura e ao contrato de prestação de serviço da mão de obra. É importante seguir a legislação para evitar problemas futuros.
Antes de começar a construção, é fundamental se preocupar com a documentação do imóvel. / Foto: Freepik
3- Orçamento da mão de obra e dos materiais
Dois pontos muito importantes são a mão de obra e os materiais de construção. Nesse sentido, é importante fazer uma cotação com, pelo menos, três equipes responsáveis pela construção.
Com a lista de materiais de construção em mãos, também é necessário procurar um bom fornecedor. Se possível, compre os insumos de uma única loja para ter acesso a desconto e um frete reduzido.
4- Características do terreno
O terreno também deve estar entre as prioridades no projeto de construção de casas. Enfim, a partir das medidas será possível definir um projeto mais preciso.
Além disso, com as informações sobre o terreno será mais fácil identificar a posição do sol no imóvel, a inclinação, as construções vizinhas e até mesmo os gastos com nivelamento do solo, se for necessário.
5- Importância dos rascunhos
Com todas as informações em mãos, você poderá fazer rascunhos da planta. Enfim, não precisa ser nenhum desenhista ou arquiteto. Basta que você coloque no papel a representação dos espaços, como banheiro, quartos, corredor, garagem, área de serviço, cozinha e sala.
Além disso, se você for construir um banheiro externo ou um canil, por exemplo, ficará mais fácil projetá-lo mesmo que provisoriamente no seu rascunho.
6- Projetos prontos
Há muitos sites que vendem projetos de construção de casas já prontos. Assim, é possível adquirir um e pedir os ajustes necessários, caso sejam pequenos.
No entanto, se você viu vários projetos e não se interessou por nenhum modelo, o ideal é contratar um escritório responsável para começar do zero.
Isso porque nem sempre um projeto pronto atende às suas necessidades de acordo com as características do terreno e do rascunho.
É vantajoso contratar um arquiteto ou engenheiro?
O arquiteto é responsável pela elaboração da planta do seu imóvel, ao passo que o engenheiro fará o projeto estrutural, incluindo os projetos elétrico e hidráulico.
Portanto, é altamente benéfico contratar um profissional responsável e qualificado, visto que a construção será mais segura e obedecerá às normas e leis ligadas à construção civil.
Além disso, esses profissionais saberão aproveitar melhor o espaço do terreno, de maneira que a sua casa possa parecer maior.
Não se esquecendo que para obter as autorizações municipais, como o Habite-se, é preciso apresentar um projeto assinado por um profissional responsável.
E, então, está preparado para iniciar o seu projeto de construção de casas? Certamente, ele exigirá dedicação e paciência até ver sua casa pronta.
Continue acompanhando os conteúdos do portal Lugar Certo, pois trazemos dicas de organização, decoração, limpeza e construção.
Leia também o nosso conteúdo sobre as tendências de decoração em 2022 e aplique-as em sua futura casa.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação