Riscos

Rachaduras nas paredes: o que pode ser e como resolver

Se você está preocupado com a estrutura do seu imóvel, fique atento às dicas para reconhecer e corrigir rachaduras, trincas e fissuras; confira!

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 11/11/2022 14:40


Fissura, trinca e rachadura comprometem a aparência e a segurança de um apartamento. / Foto: Pinterest - Fissura, trinca e rachadura comprometem a aparência e a segurança de um apartamento. / Foto: Pinterest

 

Rachadura nas paredes: isso lhe causa calafrios? Então, fique atento à etapa de construção. Mas se o imóvel já está pronto ou é usado, veja como é possível corrigir esse problema.

Fissuras, trincas e rachaduras tiram o sono de muita gente. Isso porque nem sempre o conserto é barato. Além disso, elas podem aumentar e comprometer a segurança do imóvel. 

Muitas vezes, é comum que elas apareçam com o passar do tempo. Entretanto, elas devem ser um sinal de alerta. Afinal, você não pode deixar que a rachadura aumente a ponto de não ter mais correção. 

Se isso está acontecendo com o seu apartamento, avise o síndico e busque uma solução. 

Qual a diferença entre fissura, trinca e rachadura? 

Fissura, trinca e rachadura comprometem a aparência e a segurança de um apartamento. Mas, afinal, o que significa cada uma delas? Confira a seguir. 

Fissuras: é a primeira que se forma. Ela é mais fina e, na maioria das vezes, danifica apenas o acabamento. 
Trincas: está no meio termo entre fissura e rachadura. Ela, portanto, é um pouco mais grossa que a fissura, chegando a medir entre 1 e 3 milímetros. As trincas chegam a comprometer a estrutura de pilares, vigas e lajes. 
Rachaduras: é o estágio mais avançado das aberturas na estrutura da edificação. Geralmente, elas medem acima de 3 milímetros e são visíveis facilmente. É recomendado, portanto, que se contrate um profissional para o reparo. 
 
Se o seu apartamento está com rachaduras, o primeiro passo é conversar com o síndico. / Foto: Pinterest - Se o seu apartamento está com rachaduras, o primeiro passo é conversar com o síndico. / Foto: Pinterest
 

O que causa rachaduras na parede? 

Existem muitas causas das rachaduras nas paredes, no entanto, separamos cinco delas aqui para você analisar a situação do seu apartamento. Anote aí!
  1. Ocorre quando a amarração entre tijolos ou blocos é mal feita, comprometendo a estrutura; 
  2. Quando o planejamento é mal executado, ou seja, colocando peso demais em uma parte da estrutura, provocando sobrecarga e rachaduras; 
  3. Usar tijolos ou blocos sem umedecê-los com antecedência; 
  4. Argamassa mal preparada, causando fendas na sustentação; 
  5. Infiltrações ocorridas em decorrência da falta de impermeabilização da obra. 

O que fazer quando aparecem rachaduras nas paredes?

Se o seu apartamento está com rachaduras, o primeiro passo é conversar com o síndico e até mesmo com os vizinhos para saber se o problema também está ocorrendo nas demais unidades. 

Em alguns casos, será preciso chamar um profissional especializado para que ele possa apontar a causa e a solução. Porém, se o caso for mais simples, você poderá realizar o conserto sozinho. 

A dica é usar uma espátula de pedreiro e preencher a abertura com massa acrílica para vedação. Depois disso, aplique uma tela vedatrinca, cubra com massa corrida, lixe a parede e, para finalizar, passe a tinta. 

Mas não se esqueça de, antes mesmo desse procedimento, raspar a tinta das laterais e limpar bem a superfície. 

Contudo, se a rachadura for grande, você pode abrir a fenda e encaixar uma tela de aço (semelhante à usada em galinheiros), cobrindo com massa de areia e cimento. Contudo, é recomendado que você consulte um profissional especializado. 

Como evitar o surgimento de rachaduras na parede?

Em construção civil, há as medidas preventivas e as corretivas. Portanto, quando o assunto é rachadura na parede, é bom frisar que o ideal é tomar os cuidados necessários na fase da construção. 

Assim, ao iniciar a obra planeje e execute um bom projeto de impermeabilização para evitar infiltrações que irão causar, no futuro, rachaduras nas paredes.

Mas em imóveis já construídos, a dica é manter as paredes limpas e os cômodos bem arejados para evitar umidade e comprometimento da estrutura. 

Seu imóvel, seja casa ou apartamento, está passando por esse problema de rachadura na parede? Como você viu, uma das causas é a infiltração.


Este e outros conteúdos estão no portal Lugar Certo, o site que traz novidades do mercado imobiliário, dicas de decoração, organização e sugestões para a sua casa ficar ainda mais bonita e elegante.

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
11 de julho de 2023
28 de junho de 2023