Paredes emboloradas ou descascadas. Se você já amargou essa situação é porque já enfrentou problemas de infiltração em paredes na sua casa. Enfim, elas ocorrem em qualquer época do ano, pois são causadas por encanamentos rompidos. Mas
em janeiro e fevereiro, a preocupação aumenta. Isso porque as
chuvas intensas de verão são uma grande vilã quando o assunto é infiltração.
De maneira geral, a infiltração indica que
a impermeabilização foi inadequada ou que há problemas hidráulicos no imóvel. De qualquer maneira, é importante saber identificar os sinais de alerta, resolver o problema e ter paredes sempre intactas. Afinal de contas, isso representa que você não terá que desembolsar valores inesperados com pedreiros e materiais de construção nem ter confrontos com seu vizinho de apartamento, caso more em
condomínio.
O que são infiltrações?
Em suma, a infiltração é o resultado da penetração de água ou outro líquido na estrutura do imóvel. Ela ocorre, sobretudo, quando a impermeabilização é mal executada no momento da colocação do revestimento em lajes, paredes e pisos.
Na maioria das vezes, a infiltração é comum em “áreas molhadas”, como cozinhas, áreas de serviço e banheiros, que contêm as ligações hidráulicas. Contudo, nenhum cômodo está livre deste problema, pois muitos casos são motivados pela água da chuva. Além disso, ela pode se dar de uma hora para outra ou aos poucos, comprometendo assim a estrutura do imóvel e o desvalorizando.
Como identificar os sinais de alerta?
Pelo menos, a infiltração tem uma vantagem: ela deixa sinais aparentes, o que facilita a sua correção. Nesse sentido, veja abaixo como identificar esse problema no seu imóvel:
- manchas;
- rachaduras;
- revestimentos deteriorados;
- danos na pintura;
- odores diferentes;
- descolamento de pisos;
- poças de água próximo à parede.
Além desses sinais de infiltração na parede, há outro menos evidente que é a elevação na conta de água. Portanto, ela pode indicar o rompimento de um cano. Nesse sentido, uma dica é desligar todas as torneiras, verificar o número expresso no relógio da água, esperar por cerca de três horas e voltar a anotar o número. Desse modo, se ele estiver alterado, pode significar um vazamento.
Dicas para eliminar infiltração na parede
Primordialmente, é preciso identificar a causa da infiltração. O segundo passo é fazer o reparo o mais rápido possível. Sendo assim, não deixe para depois porque o problema pode evoluir, e o conserto ficará mais caro.
Paredes e pisos sofrem uma movimentação natural. Por consequência, a impermeabilização deve seguir essa oscilação para evitar se soltar e permitir a passagem de líquidos.
Em caso de vazamentos é necessário quebrar a parede e reparar o cano afetado. Já nas paredes, é preciso descascar o revestimento e refazer o serviço depois de realizar a aplicação prévia de produtos impermeabilizantes.
Uma das saídas de revestimento é a pedra natural, como o granito, que é menos poroso que o mármore e mais resistente, atribuindo uma boa aparência ao seu imóvel.
Em síntese, a infiltração na parede pode trazer inúmeros problemas, como a desvalorização do imóvel e a concentração de fungos, que fazem mal à saúde de pessoas e animais de estimação. Além disso, pode afetar as paredes da casa de um vizinho causando ainda mais inconvenientes.
Portanto,
cuide bem do seu patrimônio. Para receber mais dicas valiosas, acompanhe os conteúdos do site
Lugar Certo.