O piso laminado é a escolha certa para você que pensa em reformar a cozinha e colocar um piso que, além de transformar o espaço com diversas texturas e cores, vai ser de rápida instalação.
Esse piso oferece resistência e estabilização, por ser feito com camadas de materiais derivados da madeira, como o aglomerado e o painel de fibra de alta densidade.
Por outro lado, fala-se muito sobre a impossibilidade de instalação de piso laminado na cozinha por ser um ambiente de alta circulação, e com grandes chances de respingos e vazamentos de líquidos.
Afinal, é possível optar por um piso laminado na cozinha? É claro que sim. Mas, depende do piso escolhido e da instalação ser feita de forma correta.
Para não ter dor de cabeça durante o processo, é necessário conhecer algumas informações importantes. Por isso, trouxemos aqui tudo o que você precisa saber antes de instalar o piso laminado na sua cozinha.
Instalação rápida
A instalação de piso laminado é rápida. Em um cômodo pequeno e vazio, ele pode ser instalado em um único dia, possibilitando a utilização já no dia seguinte.
Pode ser instalado sobre outro piso, porém, é necessário que o contrapiso esteja bem nivelado e limpo. No caso de alguma deformidade, haverá a necessidade de realizar ajustes.
Outro ponto importante: ele não deve ser instalado sobre pisos de madeira, carpete e forração.
Durabilidade alta
O piso laminado tem uma excelente durabilidade que varia de 5 a 16 anos, de acordo com a conservação, limpeza e nível de tráfego no cômodo.
Uma dica interessante é colocar feltros nos pés de mesas e cadeiras, a fim de minimizar as chances de arranhões na superfície.
É possível realizar a desmontagem e reinstalação do piso, em caso de mudança.
Limpeza simples
A limpeza diária desse tipo de piso é rápida e simples, necessitando apenas de um aspirador para remover a sujeira (pode utilizar uma vassoura de cerdas macias), e um pano úmido para finalizar.
Não é aconselhado limpar com produtos fortes ou abrasivos, na tentativa de evitar o desgaste. Opte por detergente neutro, caso veja necessidade, esporadicamente.
Bom custo-benefício
Os pisos laminados costumam ter um preço acessível, pois são substitutos dos pisos de madeira e são feitos com derivados.
Entretanto, no caso de instalação na cozinha, existe a necessidade de ser um produto de maior qualidade, alta resistência à água e que possa ser instalado em ambientes úmidos, o que pode aumentar o custo. Ainda assim, as vantagens compensam o valor.
Variedade
Esse tipo de piso permite diversas opções de texturas, cores e desenhos, trazendo personalidade para a cozinha.
A lâmina decorativa é uma impressão, logo, isso facilita a escolha dos desenhos, podendo abusar da sua criatividade na hora de compor.
Caso você não se interesse pela temática de madeira no piso, o laminado conta com outras opções de padrões, como granito, cerâmica, mármore e outros.
Gostou deste conteúdo?
Então, confira também dicas para manter a sua sempre organizada e funcional. Além disso, aproveite para ver outras dicas sobre organização, limpeza, decoração e muito mais no portal Lugar Certo.
.