Praticidade

Aprenda como organizar cozinha pequena e garantir mais espaço

Uma cozinha pequena pode ser sinônimo de organização e praticidade. Mas é preciso tomar alguns cuidados para ter espaço de circulação livre

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 05/11/2021 13:00


Como organizar cozinha pequena - Pexels Como organizar cozinha pequena

 
Os lançamentos imobiliários não priorizam tanto o espaço. Apartamentos com menos de 50 m2 são muito comuns. Com isso, as cozinhas acabam encolhendo. Elas não são mais como nos tempos das nossas avós, amplas e cheias de móveis. Então, como organizar uma cozinha pequena? Veja as dicas neste conteúdo. 

Acima de tudo, a cozinha é um cantinho especial que merece ser valorizado. É nela que você vai preparar comidinhas deliciosas para você e a família. Além disso, também é um espaço de reunião de amigos. 

Por isso, por mais que você tenha uma cozinha pequena, é importante deixar tudo organizado e com o máximo aproveitamento de espaço possível. 
 

Dicas de organização para cozinhas pequenas 


1. Descarte o que não usa 

Desapegue dos móveis e objetos de decoração que não têm utilidade. A regra de ouro é manter o essencial quando se tem em vista a decoração de cozinha pequena. Portanto, não acumule, doe! 

2. Invista em móveis planejados 

Os móveis planejados têm a vantagem de serem feitos sob medida para o seu cantinho. Por isso, invista em móveis planejados ao montar a sua cozinha. Você pode ter mesa combinando com os armários. 

Além disso, toda a área será milimetricamente aproveitada. 

3. Tenha móveis e eletrodomésticos funcionais 

Você sabe o conceito de funcionalidade na sua cozinha? São móveis que servem de bancada e de mesa ou ainda de eletrodomésticos que servem para triturar e processar alimentos. Portanto, se a sua cozinha é compacta, priorize a funcionalidade na hora de decorá-la e organizá-la. 

4. Aproveite os espaços aéreos 

A regra é clara para quem tem cozinha pequena: aproveitar cada espaço sem deixar aquela sensação de aperto e sufoco. Nesse sentido, aproveite o espaço aéreo, ou seja, as paredes. Utensílios à mostra, nichos e armários aéreos são bem-vindos. 

Uma dica para lhe inspirar: use barras imantadas para organizar as facas e barras com ganchos para organizar os utensílios. O ambiente ficará elegante e prático. 
 
Como organizar cozinha pequena - Pexels Como organizar cozinha pequena
 
 

5. Diminua as embalagens

A organização também vale para a área interna dos armários. Ao comprar uma caixa de cereal matinal, por exemplo, jogue fora a embalagem e guarde apenas o produto em saco plástico. Além disso, prefira potes transparentes, que evitam adivinhações na hora de cozinhar. 

Basta visualizar o recipiente e pegar o produto desejado para cozinhar. 

6. Otimize o espaço dentro das gavetas 

O armário de cozinha pode ficar “desafogado” de mantimentos e utensílios se você otimizar o espaço. Por essa razão, utilize suportes de aramado para colocar xícaras e pratos em vez de deixá-los empilhados dentro dos armários. 

7. O que é mais usado deve ficar em evidência 

Ao arrumar a parte interna do armário, priorize os objetos que você utiliza com mais frequência. Nesse sentido, óleo, açúcar, pó de café e outros itens devem ficar mais fáceis de pegar. 

Enquanto isso, aquele jogo de jantar ou o aparelho de fondue podem ficar nos fundos do armário. Isso evita, inclusive, que você desorganize o armário da cozinha só para encontrar o que deseja. 

8. Organize a geladeira 

geladeira é outro ponto crítico da cozinha pequena. Afinal, quem tem o costume de guardar panelas e muitos itens dentro do eletrodoméstico pode acabar se perdendo na desorganização. 

Nesse sentido, o aconselhável é guardar dentro da geladeira apenas o que precisa de refrigeração, como carnes e legumes. Ao passo que sachês de chás, alimentos crus e outros itens podem ser guardados em locais mais apropriados. 

Nesse sentido, aproveite um dia de faxina para tirar tudo o que está dentro da geladeira e fazer uma limpeza. E não se esqueça de finalizar a limpeza com um pouco de bicarbonato de sódio misturado em água. Passe a solução em todos os compartimentos da geladeira e, se precisar, complete a limpeza com água e sabão neutro. 

Depois, guarde apenas o essencial. É neste momento que você poderá verificar se existem alimentos vencidos ou que exalem cheiro forte aos demais alimentos. A ordem é a seguinte: frutas, verduras e legumes na parte inferior; potes de plástico na parte intermediária e laticínios na parte superior, sendo que carnes e alimentos congelados devem ficar no congelador ou freezer. 

Concluindo, a organização de cozinha pequena é fácil, mas você precisa criar uma rotina e tomar os devidos cuidados. 

Gostou das dicas de organização?


Agora que você já viu como organizar uma cozinha pequena, continue acompanhando os conteúdos com dicas valiosas no portal Lugar Certo. 

E não perca o conteúdo sobre como organizar despensa de cozinha para deixar o seu cantinho culinário prático e bonito.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
01 de junho de 2023
22 de maio de 2023