Funcionalidade

Cozinha pequena: dicas para manter a sua sempre organizada e funcional

A regra é aproveitar cada espaço, seja dentro ou fora de armários, gavetas e geladeira

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 17/05/2021 13:18 / atualizado em 17/05/2021 13:52


Freepik

 
Cozinha pequena não é um problema, embora ela exija um verdadeiro exercício para fazer a decoração perfeita e, exige organizar melhor os espaços internos. Portanto, fique atento às dicas deste conteúdo para transformar sua cozinha simples em um espaço funcional. 

Lembrando, é claro, que cozinha pequena não é um “privilégio” só seu. Nas grandes cidades, engenheiros e arquitetos prezam pelo melhor aproveitamento de terrenos. Sendo assim, é comum o lançamento imobiliário de apartamentos com 40 a 50 metros quadrados. Por consequência, as cozinhas vão diminuindo de tamanho. Então, a solução é aproveitar ao máximo o espaço disponível, desde que haja muita organização. 

Nesse sentido, deixe nos armários e prateleiras da cozinha somente o necessário. Portanto, jogos de jantar que você ganhou no casamento, panelas de fondue e variados tipos de taças podem ser guardados em caixas em outros espaços da casa. 

Dicas para deixar a cozinha pequena organizada


Aproveite para conhecer nossas dicas logo abaixo e deixar sua cozinha pequena mais organizada e funcional.

Invista em armários planejados 


Quando o espaço é pequeno, os móveis planejados são feitos sob encomenda e podem conter gavetas e compartimentos adequados à sua necessidade. Eles, portanto, são a melhor opção para cozinha pequena, visto que os móveis modulados são feitos de forma padronizada e têm menos funcionalidades.

Use prateleiras 


As prateleiras têm duas funções principais: guardar objetos que ficam à mostra e decorar o ambiente. Sendo assim, se você não tem mais espaço para colocar armários na cozinha, aposte nas vantagens das prateleiras. 

Pendure panelas e utensílios 


Assim como nas prateleiras, deixar objetos de cozinha à mostra pode dar um charme a mais ao ambiente. Nesse sentido, utilize um painel com ganchos para pendurar os itens que você usa diariamente, como aventais, panos de prato e utensílios, como conchas e escumadeiras. 

Aproveite bem os espaços internos 


Se a sua cozinha é pequena, provavelmente os armários também serão mais compactos. E se você tem muitas louças e utensílios, o ideal é usar e abusar das caixas organizadoras e dos suportes para xícaras que fazem com que tudo fique no lugar. 


Garanta espaço na bancada 


A bancada deve ser um espaço livre para você preparar a comida, seja para cortar carnes ou legumes, ou ainda preparar uma deliciosa massa de pão. Nesse sentido, reserve um espaço neste local. Para isso, aproveite suportes para pratos e copos, colocando-os sobre a pia. 


Organize panelas e potes 


Panelas e potes plásticos (ou de vidros) costumam ocupar muito espaço nos armários. Sendo assim, organize-os sempre do maior para o menor, um dentro do outro, e mantenha apenas o que você usa diariamente. Desse modo, guarde o restante em outro espaço ou doe para evitar acúmulo. 

Use os dois lados das prateleiras


Para otimizar os espaços, que tal usar a parte de cima das prateleiras para colocar potes e a parte de baixo para colocar ganchinhos com xícaras penduradas? A dica pode ser útil se a altura de cada parte da prateleira for suficiente. 

Descarte as embalagens 


Na hora de armazenar os alimentos, a dica de ouro é descartar as embalagens. Portanto, compre vidros transparentes para guardar cereais, por exemplo, além de guardar farinhas em saquinhos em vez de caixas de papelão, que ocupam mais espaço. 
 
Em suma, uma cozinha pequena e simples pode ficar confortável e funcional se você deixar tudo no seu devido lugar, sem acumular itens desnecessários. 

Gostou da matéria?


Agora, aproveite para saber mais a fundo como organizar o armário da cozinha.  Depois, que tal visitar o Lugar Certo para ficar por dentro das nossas notícias, dicas e inspirações para deixar a sua casa ainda mais bonita? 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023