No ano de 2020, muitas pessoas perderam o emprego ou tiveram perdas salariais por conta da pandemia. Por consequência, muitos projetos de
reforma de casa ficaram no papel. Mas
é possível reformar gastando pouco. Confira 7 dicas que separamos para você neste artigo.
Justamente devido à pandemia passamos mais tempo em casa. Com as crianças sem aulas presenciais e com o trabalho remoto, sentimos na pele que a casa precisa de um up. Afinal de contas, um imóvel sem manutenção perde a beleza e, muitas vezes, a funcionalidade.
Nesse sentido, você pode começar a reformar sem gastar um rio de dinheiro. Porém,
é preciso ter planejamento, fazer um
orçamento bem realista e aderir ao “faça você mesmo” em alguns momentos. Veja mais a seguir.
Passo a passo: veja 7 ideias para gastar pouco na reforma de casa
Primeiramente, antes de começar a reforma de casa é bom fazer um bom planejamento, preparar o bolso e gastar o mínimo possível. A fim de começar sua reforma, veja as sugestões de passo a passo na sequência:
Planeje
Coloque no papel o seu desejo de reforma. Depois disso, defina etapas para a restauração. Isso facilita o processo, pois muitas pessoas começam uma reforma sem saber exatamente o que querem fazer. Sendo assim, acabam gastando mais dinheiro e tempo. Portanto, o planejamento possibilita que você controle melhor a situação.
Limite os gastos
O segundo passo, após o planejamento, é definir um limite de gastos. Sendo assim, você deve incluir o valor máximo a ser gasto com material de construção, de acabamento e de mão de obra. Dessa maneira, fica mais difícil desviar do projeto original. E não se esqueça de incluir na lista de gastos as despesas com água e luz que aumentam devido à reforma de casa.
Reforme um cômodo de cada vez
Muitas vezes, para aproveitar a mão de obra, queremos reformar todos os cômodos. No entanto, ao reformar um cômodo de cada vez, podemos organizar melhor os trabalhos. Além disso, se sobrar material, ele poderá ser usado em outro ambiente. Isso sem contar que a “bagunça” é reduzida.
Reforme os móveis antigos
Paralelamente à reforma de casa, você pode dar uma repaginada nos móveis que ocuparão o cômodo reformado. Para isso, seguindo a cultura do “do it yourself” ou “faça você mesmo” reforme os imóveis antigos com técnicas que estão na internet. Assim, você deixará os ambientes personalizados e com uma cara nova.
Prefira móveis brancos
Portanto, se a sua intenção é trocar os móveis após a reforma, aposte no branco. A cor branca predomina na mobília. E não é para menos. Isso porque os móveis e peças brancas são mais baratos que aqueles com cores ou acabamentos diferenciados.
Economize no piso
Se no planejamento feito, a partir da dica 1, você incluiu a troca de
piso, que tal apostar no laminado? Isso porque ele tem uma ótima aparência, é fácil de limpar e pode ficar mais barato que trocar todo o revestimento. Sobretudo,
a economia pode estar na mão de obra.
Aposte em adesivos
Dar uma cara nova para as paredes da cozinha, da lavanderia ou do banheiro não é nada mal, não é mesmo? Para isso não é preciso sair quebrando os
azulejos. Ao contrário disso, uma boa ideia é usar adesivos. Afinal, eles têm
fácil instalação e manutenção.
Em suma, a reforma de casa pode ficar barata se for acompanhada de muita pesquisa, planejamento e um bom controle do orçamento.
Agora que você já recebeu dicas de reforma gastando pouco, que tal continuar no portal
Lugar Certo lendo nossos conteúdos?