Construção civil

Entenda as diferenças entre arquiteto e engenheiro civil em uma obra

Os dois profissionais têm atividades semelhantes, mas que se complementam na execução de uma obra

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 25/05/2022 12:00 / atualizado em 25/05/2022 12:56



O arquiteto projeta a construção de uma casa. - Freepik O arquiteto projeta a construção de uma casa.
 
 
Quem nunca ficou em dúvida sobre a diferença entre um engenheiro civil e um arquiteto que atire a primeira pedra. Afinal de contas, as suas profissões guardam algumas semelhanças, porém se complementam. Confira neste conteúdo o que cada um faz e como escolher o profissional para a sua obra. 
 
As duas profissões são regidas por conselhos próprios. O arquiteto responde ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Já o engenheiro civil está ligado ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). 
 
Para a construção de um imóvel, ambos podem ser requisitados. Dessa maneira, veja agora algumas características de atuação desses profissionais. 

O que o arquiteto faz? 


O arquiteto projeta a construção de uma casa. Sendo assim, ele faz a planta organizando os espaços internos e externos de modo que eles tragam mais conforto e segurança aos moradores. 
 
Este profissional segue as normas da construção civil e considera especialmente a legislação ambiental, evitando assim que a obra cause impactos ambientais. 
 
Já na área de arquitetura de interiores, o arquiteto planeja a disposição dos móveis, as cores que serão usadas nas paredes e até mesmo a organização dos objetos decorativos. 
 
Mas, sobretudo, o arquiteto também pode coordenar a obra levando em consideração a ventilação, iluminação, acústica, manutenção no pós-construção e até mesmo no uso de materiais sustentáveis, como placas solares e aproveitamento da água da chuva, por exemplo. 

O que o engenheiro civil faz? 

O engenheiro civil, por sua vez, é o responsável pelo cálculo estrutural de uma edificação. Desse modo, ele analisa cargas e esforços a que a estrutura será submetida. 
 
Imagine como é projetada a construção de um arranha-céu, por exemplo? Este profissional, durante toda a sua formação, tem uma carga horária mais voltada a disciplinas de cálculos e projeções. 
 
Além disso, ele também pode acompanhar toda a execução da obra, interferindo em detalhes como a escolha da quantidade de material e melhores soluções para projetos elétricos e hidráulicos. 
 
Outro detalhe é que o engenheiro civil também possui conhecimento sobre regularização imobiliária e pode assinar projetos que serão aprovados na prefeitura. 
 
O arquiteto responde ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Já o engenheiro civil está ligado ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).  - Freepik O arquiteto responde ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Já o engenheiro civil está ligado ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

Qual profissional contratar? 

Agora que você já viu a diferença entre engenheiro civil e arquiteto pode ficar pensando em qual deles contratar. 
 
No entanto, é necessário lembrar que os dois podem trabalhar em conjunto, principalmente em uma edificação de médio a grande porte. Já em reformas de imóveis menores, é possível contar com a contribuição de apenas um deles. 
 
Se você tem o objetivo de fazer um imóvel mais harmônico e com a melhor utilização dos espaços, contrate um arquiteto. Mas se visa um imóvel mais seguro, resistente e com um bom projeto estrutural, chame um engenheiro civil. 
 
Portanto, avalie as suas necessidades para encontrar o profissional certo. Afinal de contas, é imprescindível contratar um profissional qualificado para que você não enfrente problemas com o setor de fiscalização municipal. 

Agora que você chegou ao fim do post, que tal continuar acompanhando o portal Lugar Certo?

Trazemos matérias sobre dicas de construção civil, planejamento para ter a casa própria e muito mais. 
 
Aproveite para ler também o conteúdo sobre como planejar a construção de uma casa partindo do zero. 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
11 de julho de 2023
28 de junho de 2023