"Principalmente em cidades grandes, como São Paulo, as pessoas sentem muita necessidade de ver mais o verde, de estar em um lugar mais arejado, mais agradável, sem tanto cimento, tanto concreto. A decoração com plantas deixa o ambiente mais leve, bonito e agradável", afirma a arquiteta e paisagista Daniela Sedo.
Veja fotos do trabalho da paisagista Carla Pimentel
Veja fotos do trabalho da Trópica Paisagismo
Veja fotos do trabalho do paisagista Luiz Carlos Orsini
Veja fotos dos jardins de Burle Marx
Veja mais fotos de plantas
Em ambiente de empresas ou escritórios, que são geralmente mais sérios, um vaso de planta ou um pequeno jardim podem dar outro clima ao espaço. "As pessoas sentem que o ambiente está melhor e conseguem aproveitar mais a rotina no trabalho. Olhar para uma plantinha, levantar de vez em quando para regá-la, ver nascer uma flor... As pessoas realmente interagem com a vegetação e se sentem bem com isso", conta Daniela.
Leia mais:
Dicas de paisagismo para iniciantes
Paisagismo para ficar mais perto da natureza
Biodiversidade
Paisagismo valoriza o imóvel
Passo a passo de um projeto paisagístico
Proliferação dos jardins
Jardins ganham mais espaço em edifícios
Jardim valoriza qualquer imóvel
Cuidados especiais
Paraíso dentro de casa
Beleza valorizada sem complicação
O sabor dos pomares caseiros
Mais vida nos ambientes
Muros ecológicos
Livro resgata trabalho de Burle Marx
Chega às livrarias maior obra de paisagismo individual depois de Burle Max
Casas e condomínios da capital trocam muros por cercas vivas
Retorno das samambaias
A paisagista afirma ainda que, no caso de apartamentos, utilizar a varanda, cantinhos pela casa, como embaixo da escada, ou fazer um jardim de inverno pode ser uma boa escolha para integrar a natureza à casa. "Em apartamentos, o paisagismo deixa a varanda convidativa, harmoniosa, bonita, além de dar mais privacidade às pessoas que moram em prédios que são muito próximos uns dos outros", relata.
No entanto, é necessário consultar um especialista para que ele indique a espécie ideal de planta para cada situação. "Esta escolha depende de vários fatores, entre eles, o tipo de solo, o local, a disponibilidade da pessoa em cuidar das plantas. De acordo com esses parâmetros é que são definidas as espécies, sempre levando em consideração o gosto do cliente", finaliza.