Dicas para comprar, cuidar e reformar a estrela da sala de estar: o sofá

Especialistas em decoração ensinam que a escolha da peça deve obedecer alguns critérios antes da definição de cor, textura e tecidos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 26/08/2011 10:30 / atualizado em 26/08/2011 12:23 CorreioWeb /Lugar Certo
Edgard César/Divulgação

A decoração das salas de estar muitas vezes depende do tamanho, da cor ou do estilo do sofá. E não é à toa que a escolha de diversas peças e móveis do interior da casa giram em torno desse único objeto, afinal, o sofá é um dos itens mais usados no mobiliário. É nele que a família se reúne para descansar no fim do dia ou para receber visitas no final de semana.

Yeda Garcia, arquiteta de interiores, explica que o sofá influencia bastante na hora de definir a aparência e o aspecto dos demais artigos do cômodo. “Ele é o carro chefe na decoração. A primeira peça que a gente define quando vai decorar é o sofá”, afirma.

Veja mais fotos de sofás

Segundo a arquiteta, é necessário levar em conta não só a beleza, mas também o conforto na hora de se eleger a melhor opção de sofá. Por ocupar um espaço estratégico e muito visível, ele torna-se o elemento fundamental da sala e merece uma atenção especial. Para que a composição do ambiente fique agradável, é importante pensar na cor, no tipo de revestimento e até nos cuidados para sua manutenção.

Leia mais:
Confortável e prático, sofá se destaca em quase todos os ambientes da casa

Yeda acredita que os arranjos em tons claros são mais indicados, pois garantem maior liberdade em relação às outras peças. “Uma decoração mais duradoura e menos cansativa deve ter cores mais neutras”, diz. Um sofá bege ou branco, por exemplo, permite que se ouse na cor dos tapetes e paredes sem medo de fazer feio nas combinações, já que as gradações vibrantes podem ajudar a dar destaque à peça.

Quanto aos revestimentos, as opções são inúmeras, mas a seleção depende da linguagem que se está usando na decoração. Para quem prefere um visual tendendo ao clássico, o veludo é uma boa pedida. Já para os adeptos ao estilo contemporâneo, as linhas limpas e o visual arejado dos sofás retos são a melhor dica. Mas se o seu objetivo é manter o móvel sempre limpinho sem despender muito trabalho e tempo nessa atividade, os sofás de capa são o ideal para você.

O uso do sofá ultrapassa os limites da sala de estar. A varanda é um espaço muito freqüentado nas casas e apartamentos. Para deixá-la mais bonita e aconchegante, muita gente opta por complementar esse ambiente com sofás, em especial, os feitos de fibras, tanto as naturais quanto as sintéticas. A arquiteta ressalta que é essencial que essas mobílias sejam confortáveis, para garantir o bem-estar da família.

Mas às vezes comprar um móvel novo não é a melhor alternativa. Os mais apegados ao antigo sofá podem reformá-lo, trocar o revestimento e dar-lhe uma nova roupagem. “Se você tem uma boa peça, não se desfaça”, recomenda Yeda Garcia. Mas ela também observa que nem sempre uma reforma vale a pena quando se está pensando em custo-benefício. Nesse caso, é preciso fazer orçamentos e pesquisar muito para não correr o risco de tomar a decisão errada.
Edgard César/Divulgação

Para os indecisos, a loja de móveis Fort House apresenta uma solução interessante: o cliente tem a chance de ficar com o sofá por determinado período de tempo a fim de experimentá-lo, e só efetua a compra se gostar. Se não ficar satisfeito, basta devolver o móvel à loja. Os interessados encontram mais detalhes por meio do site www.forthouse.com.br.

Segundo Yeda, “Sofá não se compra por foto, nem por catálogo. Sofá você tem que sentar, avaliar e ver se é o ideal para você”. Analisar qual sofá ficará perfeito na sua casa não é uma tarefa fácil. Porém, com um pouco de paciência e investindo algum tempo nisso, você pode encontrar um móvel irresistível.

Tags: cuidado

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
SUPER - 26 de Agosto às 15:29
A matéria só não abordou sobre os cuidados com estofados, conforme título da matéria.. em uma das fotos mostra um estofado da lider (3900). Ele é excelente. E a empresa dá toda assistência em caso de defeito. Vale a pena comprar junto a esta empresa. È séria !

Últimas Notícias

ver todas
08 de julho de 2019
02 de julho de 2019

No Lugar Certo você encontra o que procura