Hortas domésticas

Cultivar jardins e hortas é boa opção para decorar apartamentos

Nada melhor que plantas para dar vida ao ambiente e, de quebra, incrementar a decoração

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 11/05/2012 13:28 / atualizado em 11/05/2012 13:46 CorreioWeb /Lugar Certo
Eliane Saigg/Arquivo Pessoal

Nada melhor que plantas para dar vida ao ambiente e, de quebra, incrementar a decoração. Diferente do que muitos acreditam, jardins não são exclusividade de quem mora em casa. Espaços reduzidos em apartamentos, como varandas e janelas, também podem ser aproveitados para investir no cultivo de plantas, flores e hortaliças. É o que mostra a aposentada Eliane Saigg, 56 anos, que cuida de uma pequena horta em seu apartamento. A coordenadora da Escola de Paisagismo de Brasília (EPB), Simone Ribeiro, explica que é perfeitamente possível criar um jardim interno e destaca quais são os cuidados necessários para fazê-lo vingar.

Durante o período da seca, no ano passado, Eliane decidiu cultivar uma pequena horta no apartamento onde mora com a família. "Nosso apartamento possui uma jardineira e dentro dela coloquei dois vasos retangulares de mais ou menos 50 centímetros de comprimento", lembra. Após ler e ouvir falar sobre pessoas que adotaram a prática, a aposentada resolveu testar para ver como seria a experiência. O resultado foi positivo. "Já vou começar a incrementar a minha hortinha para esse ano. O período já é propício. Desde que sejam regados todos os dias é nessa época que os temperinhos ficam mais viçosos", avisa.

Atualmente, Eliane possui em sua horta plantações de salsa, hortelã, manjericão e alecrim. "Os cuidados necessários são regar bem uma vez por dia, de preferência pela manhã e retirar algum matinho que venha a nascer", aconselha. "As plantas,
Eliane Saigg/Arquivo Pessoal
em geral, sempre fazem parte da decoração da minha casa e o prazer de colher um tempero fresquinho para incrementar o sabor de um prato que está sendo preparado, para mim, não tem preço", conta orgulhosa.

Simone Ribeiro, coordenadora da EPB, garante que é possível criar um jardim interno desde que nesse ambiente tenha luminosidade e ventilação suficientes para o desenvolvimento da vegetação, além, é claro, das plantas escolhidas serem devidamente adaptadas a esse meio. "Janelas e varandas são nichos a serem explorados, pois representam meios que podem ser trabalhados e até mesmo valorizados com o uso de vegetação", destaca a coordenadora.

Cuidados importantes

De acordo com Simone, é necessário muito cuidado para a escolha das vegetações, pois estas apresentam características próprias e reações adversas em relação ao meio ambiente onde estão inseridas. A coordenadora acredita que investir em jardim é algo que deve ser feito com muito cuidado, tanto em apartamentos quanto em casas. "A escolha da vegetação errada em qualquer uma dessas situações leva a um resultado ruim podendo sofrer perdas de plantas e, consequentemente, prejuízo financeiro", alerta. "O importante é buscar auxílio com profissionais e empresas especializadas para que, depois, o barato não saia caro", acredita. Simone chama atenção para o fato de que plantas são seres vivos e demandam atenção para um desenvolvimento satisfatório, independente do ambiente onde estejam.

Eliane Saigg/Arquivo Pessoal
A arquiteta Sara Volpato também oferece alguns conselhos para o uso de plantas em ambientes fechados. "Algumas espécies não gostam muito de luz e se adaptam muito bem. As iúcas e zamioculcas são ótimas para baixa luminosidade e podem ficar até mais distantes das janelas", indica. O importante, de acordo com Sara, é ter as plantas sempre regadas. Já no caso das flores, é preciso mais luminosidade. Para a arquiteta, levando-se em conta que casas costumam ter jardins maiores, que dependem da ajuda de um jardineiro, um apartamento quase não demanda manutenção. "Fique ligado na quantidade de água e na poda da planta e o resultado é muito maior que o trabalho investido", orienta.

Decoração

Simone conta que um jardim pode valorizar os ambientes e, se bem planejado, deve compor o estilo da casa. "Inclusive, contrastando cores e destacando ou valorizando a decoração do apartamento", opina. Para Sara, a importância da natureza também não deve ser deixada de lado na hora da decoração. "Até uma plantinha de mentira já supre a necessidade humana de plantas a sua volta. Tanto que utilizamos estampas floridas em vários momentos, para amenizar nossa distância da natureza. Também adoro colocar plantas em áreas molhadas, como em banheiros e spas", diz.

Eliane Saigg/Arquivo Pessoal
Para os que estão projetando um apartamento, Sara recomenda pedir ao arquiteto para acrescentar uma torneira e ralo nas jardineiras. "Assim você pode colocar um timer para molhar as plantas todos os dias, inclusive na sua ausência. É pratico e evita surpresas", aconselha. De acordo com a arquiteta, quem planeja fazer um pequeno herbário precisa ficar atento à luminosidade. "É lindo ter seus temperos preferidos à mão, mas os mesmos precisam de um pouco de sol para se desenvolverem bem", alerta.

Confira, abaixo, algumas dicas básicas apontadas por Simone Ribeiro sobre como preparar um jardim:

- Analise cuidadosamente o espaço para ter certeza de que é possível cultivar plantas nesse local.

- Observe ventilação, luminosidade, escoamento de água.

- Procure plantas de fácil cultivo e bem adaptadas para que não seja necessário trocar a vegetação constantemente.

- Dedique tempo ao jardim ou tenha alguém para fazer isso, manutenção é fundamental.

Tags: apartamento

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023