Morar Bem

Casa perfumada: o aroma certo para cada ambiente

Aprenda a escolher o aroma ideal para obter as sensações mais adequadas em cada lugar da sua casa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 24/05/2012 10:00 / atualizado em 24/05/2012 10:44 Redação Lugar Certo PR /Folha de Londrina
Reprodução/Internet
O olfato é o mais marcante dos sentidos. Tanto que, quando uma pessoa sente um aroma novamente, é capaz de reviver emoções associadas àquele cheiro.


Em casa, os perfumes de ambientes são capazes de proporcionar sensações de relaxamento, bem-estar e também de limpeza, mas para cada ambiente, há aromas mais ou menos indicados, de acordo com a sensação que se deseja obter. Confira:

Quartos

Especialistas indicam óleos que estimulam o relaxamento para os quartos. Lavanda, ylang-ylang, cardamomo e jasmim são boas opções.

Escritório

Para o escritório, existem estimulantes de concentração: limão, hortelã-pimenta e citronela.

Cozinha

Aromas cítricos e adstringentes são indicados para a cozinha.

Sala de jantar

Na sala de jantar, cravo, canela, cardamomo e manjericão aguçam o apetite.

Banheiro

Para o banheiro, hortelã-pimenta, pinhos e eucalipto têm poder bactericida e disfarçam odores desagradáveis.

Hall de entrada

A entrada da casa deve ter um aroma que dê a sensação de tranquilidade e aconchego. Aromas cítricos com toques florais são perfeitos para isso.

Além do aroma, é preciso atenção com o modelo na hora da escolha. Os aromatizantes em spray, por exemplo, são práticos na hora de aplicar, mas, após a dispersão do produto, a propagação fica menos intensa. Diferente das varetas, que absorvem o líquido perfumado e mantêm o cheiro por mais tempo.

Além disso, é preciso levar em consideração o tamanho do ambiente. Em espaços pequenos, velas e réchauds resolvem o problema, mas para lugares maiores, os aromatizadores elétricos são mais indicados.

Outra questão a ser pensada é o tipo de essência. As lojas especializadas vendem tanto essências sintéticas como óleos naturais. As essências sintéticas possuem perfume intenso e são mais duradouras por causa dos fixadores e conservantes. Já os óleos são conhecidos pelos efeitos terapêuticos, que estimulam o relaxamento e os sentidos.

Tags: ambientes

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
08 de julho de 2019
02 de julho de 2019

No Lugar Certo você encontra o que procura