Interiores

Casa Cor tem ambiente feito com geladeiras e caixotes

Assinado pelo arquiteto Gustavo Calazans, ambiente conta com soluções decorativas simples e de baixo custo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 08/06/2012 10:40 / atualizado em 08/06/2012 11:16 Redação Lugar Certo PR /Folha de Londrina
Divulgação

Uma casa "muito engraçada" e bem sustentável é a proposta do arquiteto Gustavo Calazans para a 26ª Casa Cor São Paulo, que  segue até 22 de julho no Jockey Club. O espaço "Por uma vida + colorida for you", com 64 m², levou 400 caixas de papelão, além de gabinetes de geladeira em sua estruturação. Esse materiais teriam como destino o lixo.


Longe da coloração "craft" padrão das caixas, o papelão que recobre o forro recebeu seis diferentes matizes da escala Pantone. Por sua vez, as carcaças de geladeiras se transformaram em sofás e bancos ou foram transfigurados em "telas" para a arte de um grupo de grafiteiros.

A proposta de Calazans, com esse espaço, é a da democratização da arquitetura de interiores. A ideia surgiu de uma observação feita na última edição do evento. "Fiquei impressionado ao ver a grande quantidade de caixas que embalam os produtos utilizados na Casa Cor indo para o lixo, e foi isso que me inspirou a desenhar o projeto do evento deste ano, mostrando que sustentabilidade é mais do que a palavra da moda: é um conceito que, se não for levado muito a sério, fará com que a nossa sobrevivência seja insustentável neste mundo", explica.

Decoração democrática

Com o intuito de democratizar a arquitetura de interiores, Calazans ainda optou por ambientar seu espaço com almofadas, luminárias, cortinas e tapetes, criando um estilo contemporâneo e multicolorido a partir de soluções simples e de baixo custo.

A inspiração para a casa reciclada não surgiu de muito longe, foi o próprio lixo gerado pela mostra que motivou o arquiteto. Calazans por duas vezes ganhou o Prêmio Planeta Casa - que contempla projetos sustentáveis - em 2005 e 2011. Ao todo, no currículo, o profissional conta 250 projetos.

Tags: casa,

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023