Praticidade é o novo desafio de ambientes tradicionais como cozinhas e garagens

Estes são os espaços mais utilizados por novos moradores

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 08/02/2013 07:00 / atualizado em 07/02/2013 11:41 CorreioWeb /Lugar Certo
Cozinha projetada pela arquiteta e designer de interiores Alessandra Fatureto  - Clausem Bonifácio/Divulgação Cozinha projetada pela arquiteta e designer de interiores Alessandra Fatureto

Esqueça o quarto e a sala. A grande tendência em decoração e funcionalidade é a garagem e a cozinha. Espaços como estes deixaram de ser apenas um local de tradição simples e básico. A decoração da cozinha, antigamente limitada a um relógio de parede e toalhas sobre a mesa, agora dão um show à parte. As imaginações dos clientes e arquitetos elaboram novas funções, tornando-as cada vez mais práticas.

Veja mais fotos de cozinhas e garagens

As chamadas decorações funcionais são projetos que além da estética, possuem alguma função secundária de ordem prática como escadas com gavetas embutidas ou mesas que se tornam camas. Ou seja, os espaços ganham funções múltiplas. A arquiteta e designer de interiores Alessandra Fatureto acredita que todos os projetos de decoração devem ser funcionais. “É claro que há casos de decorações onde a praticidade ganha mais espaço do que a estética, mas acredito que ambas andam juntas”, diz.

Apesar de casas terem mais possibilidades para trabalhar com novidades, os espaços menores como apartamentos e lofts são os mais recomendados para espaços funcionais. “Depende do caso, mas espaços pequenos geralmente têm que unir o conforto visual ao funcional para que dê certo. Já no caso de grandes casas, a decoração funcional está presente em ambientes destinados a algum tipo de hobby como garagens com mini-oficinas e um pequeno bar”, explica Alessandra.

Cozinha

As cozinhas práticas estão mais comuns entre casais que moram em pequenos apartamentos. Uma mesa com cadeiras embutidas, por exemplo, está em alta por quem quer economizar espaço. Alessandra também recomenda peças sustentáveis para a área. “Acho até que faz parte da funcionalidade a utilização de peças recicladas e também priorizar a iluminação e a ventilação naturais”.

Garagem

O arquiteto e designer de interiores Otto Brill participou da mostra Casa Cor Brasília 2012, mostrando um criativo loft ambientizado em uma garagem. “No caso do nosso espaço na Casa Cor, a garagem era um espaço multifuncional que além da sua função de abrigo de veículos, funcionava como varanda gourmet que poderia ganhar usos diferentes como, por exemplo, salão de festas”, relata.
Loft Garagem - projeto de Otto Brill e Rebeca Maaldi para a mostra Casa Cor Brasília 2012  - Clausem Bonifácio/Divulgação Loft Garagem - projeto de Otto Brill e Rebeca Maaldi para a mostra Casa Cor Brasília 2012

Otto também explica a tendência entre pessoas mais jovens ter predileção por espaços funcionais. “São pessoas que, até por uma certa necessidade, optam por espaços menores e que precisam tirar o melhor proveito possível dos espaços e de cada possibilidade que uma decoração funcional possa oferecer. Geralmente, espaços com múltiplos destinos como um Loft ou um Stúdio que permitam uma mudança radical do uso dos espaços atrai bastante esse público”, expõe.

Alessandra também acredita que a garagem deixou de ser apenas um espaço para deixar o carro e passou a ser uma parte artística da decoração. “Fica super charmoso uma saletinha anexada à garagem com ferramentas à disposição, materiais de limpeza do veículo, livros do tema, jogos, TV, enfim, fazer da garagem um refúgio masculino não é raro de se ver. O tema é bem rico e não faltarão idéias para o arquiteto fazer com que uma garagem tenha uma destinação mais ampla do que exclusivamente guardar os carros da família”, finaliza.

Tags: desafio

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
Marcelo - 08 de Fevereiro às 08:47
Experimente uma "sessão" de frituras nessa "prática" cozinha.... depois veja a superfície da bela mesa de vidro ou da tela da tv de 50" ficar coberta da gordura que a coifa não conseguiu sugar.... Bela sim. Pratica ? Não. Coisa de arquiteto pra alguém que vai pra casa só pra dormir.

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023