Explore os efeitos da luz

Versatilidade das telas tensionadas invade o mercado de iluminação residencial

Antes restritas a projetos comerciais, a versatilidade das telas tensionadas ganha espaço no mercado de iluminação residencial e o universo da decoração tem nova opção de design

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 05/07/2016 10:00 / atualizado em 04/07/2016 16:58 Lilian Monteiro /Estado de Minas
Tensoflex/Divulgação
Projetos de iluminação exigem criatividade, inovação, sofisticação e aconchego sem deixar de valorizar e complementar o design de interiores de cada ambiente. Antes restritas a projetos comerciais, a versatilidade das telas tensionadas agora invadem o mercado de iluminação residencial. O arquiteto Bruno Vianna explica que elas são indicadas “quando se quer criar um projeto luminotécnico diferenciado. Elas se encaixam em todos os ambientes, porém – apesar de ter uma característica decorativa – é uma peça de iluminação difusa, ou seja, produz no ambiente uma iluminação geral e não uma iluminação focada. Portanto, caso a pessoa queira dar destaque a um quadro ou obra de arte, por exemplo, ela terá que usar uma iluminação complementar focada”.

Bruno Vianna conta que a tela pode ter diferentes formatos, desde uma estrutura plana até um cilindro, dimensão 3D, pirâmide. “O design que essa tela pode ter é superversátil. A escolha desse formato vai depender do projeto. Essas telas podem, por exemplo, ser usadas tanto integradas à arquitetura quanto pode ser usada como desenho de uma grande luminária.”

O arquiteto diz que as telas tensionadas são feitas de poliéster superesticado e presa numa estrutura metálica. Por isso, ali dentro, não entra insetos e a poeira é pouquíssima. A única manutenção que deve ser dada é com relação a uma lâmpada, que pode queimar, ou algum problema no fio. Nesses casos, é preciso chamar uma empresa especializada para dar suporte.

Por ser uma tela feita de tecido, superesticado, Bruno Vianna enfatiza que é preciso ter cuidado de não encostar um material pontiagudo e não deixá-la em contato direto com elementos que propaga chama. “É interessante dizer que, antes do LED, esse recurso luminotécnico era usado apenas com lâmpada fluorescente tubular, que não esquenta. Hoje, com LED, que esquenta muito menos, as telas são usadas em conjunto com essas lâmpadas.”

As telas tensionadas criadas pela Tensoflex para tetos e soluções de interiores agregam propriedades físicas e estéticas que conferem novas possibilidades e aplicações nos segmentos de iluminação, decoração, acústica e comunicação visual - Tensoflex/Divulgação As telas tensionadas criadas pela Tensoflex para tetos e soluções de interiores agregam propriedades físicas e estéticas que conferem novas possibilidades e aplicações nos segmentos de iluminação, decoração, acústica e comunicação visual
Bruno Vianna ressalta que as telas tensionadas não permitem a passagem de água, poeira e sujeira, o que evita que esses elementos entrem em contato com lâmpadas e fios. “O que, portanto, faz com que ela possa ser usada em banheiros, lavabos etc. Apesar de ser feita de tecido, somente se o fogo estiver muito próximo é que se torna algo perigoso. O que não ocorre, por exemplo, numa cozinha. E mesmo se, por algum motivo, o fogo entrar em contato, a tela tem um sistema antichamas que faz com que a chama não se propague. Por tudo isso, as telas tensionadas são um recurso seguro e podem ser usadas em todos os ambientes da casa.”

O arquiteto conta que as telas tensionadas não têm medidas definidas, já que vai depender do projeto. É possível fazer um teto inteiro com ela ou, às vezes, um pequeno detalhe na parede. “A versatilidade desse material é incrível”, diz.

Tensoflex/Divulgação
ACRÍLICO Quanto às vantagens decorativas, Bruno Vianna destaca que a tela tensionada é um recurso leve que lembra acrílico, mas é muito mais suave e pode ter diversos formatos ajudando na composição dos ambientes. “É também, em vez dos painéis e gesso, um elemento que produz muito menos entulho e sujeira. E sua instalação é bem rápida.”
Pensando em decoração e beleza, as telas contribuem com a estética e podem fazer a diferença em um projeto. Basta ser criativo. “A contribuição é alta, principalmente por poder criar formas e volumes em grandes superfícies. Assim, a iluminação se torna mais um elemento decorativo no ambiente.”

Em tempos de crise, Bruno Vianna diz que as telas estão mais acessíveis, mas é um recurso um pouco caro. “Não existe um preço por metro quadrado. Alguns elementos (se a tela será curva ou reta, se exigirá um trabalho de serralheria, que tipo de iluminação será usada) podem impactar nesse valor. O preço varia muito de acordo com o projeto que será executado.”

O arquiteto assegura que as telas tensionadas são fáceis de encontrar. “A marca Tensoflex, que é a mais conhecida, existe há muito tempo no mercado. São mais de 15 anos, portanto, caso um cliente queira usar esse recurso em casa será possível encontrá-lo com facilidade.”


Por que investir?


» 1) São recicláveis e fáceis de limpar
» 2) É uma solução moderna, sofisticada, funcional e tecnológica para qualquer espaço
» 3) Escolha que renova o ambiente dando outra dimensão, qualidade e aparência
» 4) Sua aplicação é feita em tetos (forros) e paredes em formatos orgânicos, com efeito 3D ou planos e na elaboração de luminárias dos mais diversos tipos e formatos
» 5) Podem ser usadas em áreas internas e externas, como piscinas aquecidas cobertas
» 6) A maleabilidade e as características de difusão da luz, que imita um forro iluminado, faz esse material substituir o gesso

Tags: design decoração mercado espaço versatilidade iluminação residencial telas tensionadas projetos comerciais

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023