Estilo

Boiserie: saiba como fazer paredes emolduradas na sua casa

A técnica francesa encantou os brasileiros, com paredes de quartos e salas ganhando mais vida e elegância

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 12/01/2022 13:00


Boiserie - Pexels Boiserie

 
Você certamente já viu uma parede com decoração boiserie, mas ainda não sabe como usar ou quais cômodos escolher. Nesse sentido, confira as dicas deste conteúdo para dar uma repaginada na decoração da sua casa com paredes que levam esse lindo efeito. 

Afinal de contas, quando estamos construindo ou reformando, as paredes estão na nossa lista de prioridades. Isso porque a simples pintura pode não causar o efeito decorativo desejado. 

O que é boiserie? 


Mas então vamos entrar mais a fundo no que é decoração boiserie. Pronuncia-se “boaserrí”. Como já é de se imaginar, a técnica surgiu na França, que é referência em decoração no mundo todo. 

Aliás, a boiserie começou a ser usada pela realeza francesa do século 18 e logo encantou a plebe que queria imitar as famílias mais abastadas. 

Basicamente, ela é uma moldura desenhada na parede. Com linhas retas, ela pode ser quadrada ou retangular. 

Enfim, os materiais utilizados também variam bastante, embora os mais comuns sejam o gesso, a madeira e até mesmo o isopor. A finalização, no entanto, é feita com tinta da mesma cor do restante da parede. 

Em quais ambientes usar a decoração boiserie? 


Quando se fala em decoração boiserie, logo se imagina a parede da sala ou do quarto com essa técnica. 

Entretanto, é possível usá-la no corredor de acesso aos dormitórios, cozinha e até banheiro. No entanto, é importante tomar cuidado com o material utilizado e também com o estilo adotado. 

Afinal, é muito importante que ela combine com o restante da decoração e ofereça a durabilidade esperada, especialmente se estivermos falando de áreas molhadas, como a cozinha e o banheiro. 

Como definir o restante da decoração? 


Como foi dito acima, antes de escolher a decoração boiserie para enfeitar os ambientes da sua casa, defina o restante da decoração. 

Isso porque a técnica pede uma decoração mais clássica. Sendo assim, busque harmonizar as paredes com os móveis, cortinas, tapetes e cores predominantes. 

Sendo assim, você pode optar por destacar a decoração boiserie com quadros, espelhos, volumes diferenciados e o que mais a sua imaginação mandar. Só cuidado para não sobrecarregar o ambiente com muitas informações. 

Como usar a decoração boiserie?  


A decoração boiserie é caracterizada por um estilo clássico e, ao mesmo tempo, moderno e elegante. Contudo, é importante saber usá-la para não causar um efeito desagradável ao olhar. 

Por essa razão, leve em consideração a altura do pé direito da casa. Afinal, o efeito tende a achatar a aparência da parede, dando a impressão que o cômodo é mais baixo devido aos recortes. 
 
Boiserie - Pexels Boiserie
 

Contudo, mesmo tendo um pé direito normal, ou seja, não muito alto, não se esqueça de manter a primeira linha da boiserie a até 85 centímetros do chão. 
 
Ademais, ambientes modernos e clean pedem linhas retas e sem excessos de detalhes. Nesse caso, também é interessante que você opte por cores mais neutras, como o bege e o cinza. 

Mas isso não quer dizer que a sua parede com decoração boiserie precise ser clara, pois você pode optar por cores mais vibrantes e alegres, desde que elas estejam em harmonia com a decoração. 

Em suma, como fazer a decoração boiserie vai depender do seu estilo preferido. O objetivo maior deve ser, portanto, o seu bem-estar e a harmonia do ambiente. 

Está pensando em usar esse efeito nas paredes da sua casa? 


Se preferir, você pode optar pelo drywall, que também é bonito e ganha disparado em funcionalidade. Veja como fazer parede de drywall em casa lendo este conteúdo. 
 
Continue acompanhando as dicas de decoração do portal Lugar Certo. 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023