Pintura

Casa decorada: saiba qual a cor de parede ideal para cada cômodo

Qual é a sensação que você quer causar no ambiente? Dependendo da cor você poderá ter mais calma ou energia, mais romantismo ou modernidade

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 27/05/2021 13:07 / atualizado em 27/05/2021 13:22


Freepik

 
As paredes brancas e palhas já ficaram no passado. Por isso, na hora de escolher a cor da parede o que mais importa é a criatividade. E, claro, a sensação que você deseja ter no ambiente: se tranquilidade ou energia. 
 
Segundo o Feng Shui, a escolha das cores interfere no seu estado de espírito e no seu humor. Além disso, pintar as paredes internas da casa pode ser divertido. Ainda mais quando você reúne a família para isso. 
 
Desse modo, acompanhe as dicas deste conteúdo e escolha a cor ideal para cada cômodo da sua casa ou apartamento. 

Importância das cores da parede 


A cor da parede diz muito sobre como você vai conduzir a decoração do seu lar. Portanto, se você adotar uma abordagem minimalista, deve priorizar o branco, no entanto, se preferir algo mais luxuoso pode voltar-se ao cobre. 
 
Acima de tudo, escolha uma cor agradável aos seus olhos porque você passará boa parte do tempo na sala, na cozinha ou no quarto. Mas, caso não goste, há a opção de trocar, visto que uma nova pintura na parede é algo mais flexível do que substituir o papel de parede. 

Saiba o significado de algumas cores 

 
Então, para te ajudar na definição das cores da parede do seu lar, acompanhe algumas informações sobre o significado das cores. 
 

Branco

O branco está ligado à paz, mas também é a cor que estimula a imaginação. Adotado na maioria dos projetos, o branco é muito indicado para ambientes menores, pois dá sensação de amplitude. Além disso, combina muito bem com móveis de madeira escura. 

Azul

É a cor da serenidade, pois lembra céu e mar. Nesse sentido, é ideal para ambientes de repouso, como o quarto e a salinha de meditação. Além disso, se misturado com o branco e com os móveis de madeira clara, resulta em uma ótima combinação. 

Amarelo

O amarelo é pura energia, proporcionando ao ambiente uma atmosfera ativa e estimulante. Nesse sentido, é ideal para salas de estudo e para o home office. Além disso, é perfeito quando combinado com o cinza e o amadeirado. 

Lilás

Assim como o azul, o lilás também é relaxante. Sendo assim, ele é muito indicado na pintura de dormitórios, salas e varandas. A cor fica muito bem quando combinada com o violeta, o branco, o cinza e o rosa. 

Verde

Como bem sabemos, o verde é a cor da natureza. Nesse sentido, nos passa segurança e acolhimento. Sendo assim, é muito indicado para salas e áreas gourmet, onde se reúnem familiares e amigos. 

Marrom

É uma cor sóbria, mas que saiu dos escritórios para as paredes das casas também. Sendo assim, transmite conforto e até mesmo requinte quando é utilizada junto com o dourado, por exemplo. Portanto, cabe perfeitamente na cozinha ou na sala. 


Cores para deixar o quarto mais confortável


E, então, já se decidiu quanto às cores? Agora vamos falar um pouco sobre os principais ambientes. Começando pela parede do quarto, é bom ressaltar que o ambiente pede cores que transmitem serenidade e descanso. 

Nesse sentido, tons de azul, verde, lilás ou branco são muito recomendados. Além disso, os tons pastel também são indicados, pois criam um toque de aconchego. 
 
 
Freepik

Cores para deixar a sala mais moderna  

 
E a parede da sala, como fica? Nesse caso, um ponto importante antes de escolher a cor é verificar o tamanho do cômodo e a personalidade que você quer dar ao ambiente. 

Sendo assim, o branco é sempre um clássico, além do cinza que está em alta. Contudo, se você quer um ambiente mais moderno, busque pintar uma só parede de uma cor mais vibrante ou usar o cobre e o dourado na parede. 
 
Freepik
 
 

Cores para usar nas paredes da cozinha


Por último, vamos falar da cozinha, que é um espaço tão acolhedor da nossa casa. O branco pode ser usado sem medo de errar, no entanto, as cores vivas, como o amarelo e o laranja, estão muito presentes, inclusive nos móveis laqueados para quebrar a monotonia do cômodo. 
 
E, então, já tem a sua cor favorita? Em síntese, a cor da parede é importante para integrar a decoração da sua casa ou apartamento. Não se esqueça, portanto, que ela pode ser mudada com o passar do tempo. 
 
Freepik
 

Gostou do artigo?

Agora, se você está pensando em outra alternativa além de pintar, leia nosso artigo para aprender como colocar adesivo ou papel de parede. Confira nosso artigo sobre este tema no portal Lugar Certo. Aproveite para conferir os últimos conteúdos sobre casa e decoração. 
 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de outubro de 2021
06 de outubro de 2021

No Lugar Certo você encontra o que procura