Conforto

Decoração: veja como escolher o tapete ideal para sua sala de estar

O tapete para sala de estar deve combinar com os móveis e as cores predominantes. Além disso, precisa passar uma sensação de conforto

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 02/09/2022 14:18


Freepik

 
Como escolher o tapete da sala de estar? Afinal, esse é um ponto-chave na decoração do ambiente. Uma sala sem tapete fica menos elegante. Porém, muitas pessoas ficam em dúvidas sobre qual modelo, cor, tamanho e tipo de material escolher. Sendo assim, confira as dicas deste conteúdo e acerte na escolha do seu tapete

O tapete sempre foi muito importante na decoração. Isso porque a simples troca do tapete já dá um novo ar para o ambiente. No entanto, um tapete chique demais para uma decoração mais casual, ou ainda um tapete muito escuro em uma sala de estar pequena, podem comprometer o visual do ambiente. 

Como usar tapete na sala de estar? 


O primeiro passo, antes mesmo de definir o tipo de tapete da sala de estar, é saber como usá-lo. 

Afinal, muitas pessoas erram na hora de usar o tapete neste cômodo, comprometendo a decoração como um todo. 

Portanto, a dica de milhões é: use o tapete acompanhando toda a extensão do estofado, deixando, pelo menos, de 15 a 20 centímetros embaixo do sofá. 

Dessa maneira, tem-se a impressão de que a sala é maior, pois não sobram “pedaços” de piso à mostra entre o sofá e o tapete. 

Portanto, considere usar mais tapetes quando o ambiente for muito grande. Além disso, se a sua sala de estar for muito pequena, aposte nessa dica. 

Como combinar diferentes tapetes? 

Você já deve ter visto a sobreposição de tapetes em showrooms e revistas de decoração. Pois saiba que isso é bastante usual na decoração de interiores. 
Sendo assim, siga a algumas regras básicas quando for utilizar um tapete sobre o outro na sala de estar

  • coloque os felpudos sobre tapetes de fios baixos;
  • deixe os tapetes escuros em cima dos mais claros;
  • coloque os menores sobre os maiores.
 
Mas você também pode apostar no uso de mais de um tapete na sala de estar. Não existe uma regra pré-estabelecida, mas o ideal é que você leve em conta a harmonização do espaço. 
 
Se você nunca se aventurou na decoração de interiores, comece combinando um tapete de cor única ao lado de um estampado, com a mesma tonalidade predominante.
 
Além disso, você também pode usar mais de uma estampa, mas desde que elas estejam combinando, como por exemplo, um floral e um listrado com a mesma base de cores. 
 
Freepik
 

Quais os principais tipos de tapetes? 


O tapete é diferente do carpete, que cobre todo o ambiente. Por isso, ele pode se apresentar de diversas formas, como retangular, quadrado, redondo, como uma passadeira e ainda os menores, próximo a móveis e portas. 

Nesse sentido, conheça os modelos mais utilizados: 

Fibra natural: eles são mais utilizados em ambientes com decoração rústica e natural, como em casas de praia ou do campo; 

Sintético: eles podem ser compostos por nylon, poliéster, acrílico e vinílico. São bastante comuns e se apresentam em várias cores, formatos e estampas. 

Polipropileno: por serem feitos de plástico, são tingidos com substâncias que ajudam a fixar a cor, sendo portanto, uma boa opção para ambientes mais alegres e criativos. 

Pelo alto: tapetes de pelinho são ótimos para proporcionar conforto térmico. Sendo assim, eles são mais indicados para regiões frias. Mas também podem ser usados em qualquer espaço que valorize o aconchego. 

Couro: muito comum em decorações no estilo Western ou Boho, o tapete de couro deixa a sala de estar personalizada e elegante. 

Geométrico: figuras geométricas são sempre bem-vindas nos tapetes, pois dão um ar de modernidade ao cômodo e à decoração como um todo. 

Redondo: o tapete redondo também pode chamar a atenção na decoração, sendo, por isso, mais utilizado sob móveis, como mesas de centro também redondas para manter o visual harmônico. 

Persa: o tapete persa é o símbolo do luxo e da elegância, com estampas e cores que deixam qualquer sala mais sofisticada. 

Passadeiras: estreitas e compridas, as passadeiras são mais comuns em cozinhas e corredores, mas também podem ser usadas em uma composição na sala de estar, valorizando uma porta ou um aparador, por exemplo. 

Curtiu as dicas de como usar tapete na sala de estar? Então, acompanhe também a leitura do conteúdo sobre truques para deixar a sala pequena mais ampla.

Este e outros conteúdos você confere no portal Lugar Certo, que sempre traz dicas de decoração e organização do lar. Confira! 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023