Plantas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 18/01/2010 14:47
SXC.hu/Banco de Imagens
"Gosto muito de plantas, dentro e fora de casa. Estou construindo uma casa e já me preocupo com os jardins e vasos para decorá-la. Existem muitas diferenças no cultivo de plantas em vasos e jardins?"

Maurício Antunes Rabelo - por e-mail

Existem inúmeras diferenças entre o cultivo de plantas num jardim e o cultivo em vasos. O cultivo em vasos requer cuidados em relação à luminosidade, temperatura, adubação e regras, porém o cuidado fundamental que esta forma de cultivo exige em relação aos jardins é a necessidade do transplante.

No jardim, as raízes têm espaço para crescer e encontram na terra os nutrientes necessários para seu desenvolvimento. Entretanto, nos vasos essa liberdade acaba sendo limitada e, com o tempo, mesmo que haja adubação regular, o desenvolvimento fica comprometido. Assim, surge a necessidade do transplante. Alguns sinais, por sua vez, indicam quando é preciso realizá-lo: raízes saindo pelos furos de drenagem; raízes saindo pela superfície da terra; tamanho da planta começa a ser desproporcional em relação ao tamanho do vaso; as folhas começam a ficar defeituosas e muito pequenas; e há formação de blocos de raízes emaranhadas.

Leia mais sobre plantas:
Jardins para o verão
Proliferação dos jardins
Cuidados extras no verão
Biodiversidade
Cultivando o bem-estar

Desse modo, o cultivo de plantas em vaso demanda algumas ferramentas que auxiliem a realização das atividades necessárias ao bom desenvolvimento da planta. Para o plantio é importante contar com um transplantador. Eles têm a função de retirar a terra necessária para acomodação da planta ao vaso. Além disso, é importante que o produto tenha marcadores de profundidade, pois cada planta exige um determinado nível no plantio em função do ritmo do crescimento da raiz – em geral a profundidade é especificada na embalagem de sementes e bulbos.

Outra ferramenta necessária é a pá, usada para retirada/depósito de material como adubos. Para a manutenção rotineira do vaso, é importante que se tenha um cultivador ou um sacho para o preparo do solo e remoção de ervas daninhas. Mais um cuidado adicional necessário às plantas cultivadas em vasos é o tipo de solo usado durante o plantio. Cada planta exige uma condição de solo específica e, por isso, é importante escolher o terreno ideal antes do plantio.

Por fim, a localização do vaso é muito importante, uma vez que cada planta precisa de uma determinada exposição à luz. Por isso, recomenda-se que os vasos sejam sempre colocados em locais arejados com uma boa incidência de luz. Contudo, deve-se evitar que a planta fique totalmente exposta em horários de maior incidência dos raios solares.

Já para quem se aventura a ter um jardim, o primeiro cuidado é checar as condições de solo e, caso necessário, promover a sua correção por meio do uso de adubos e preparos para solo. Além disso, é importante checar qual a área de cultivo disponível.

Tomados estes cuidados, o próximo passo é apenas a manutenção regular do jardim, que exige algumas atividades: regas, podas, controle de ervas daninhas, controle de insetos, pragas e doenças. As regas devem ser frequentes no jardim, levando-se sempre em consideração a quantidade de água necessária para cada planta. Para facilitar o trabalho, é recomendável escolher plantas com necessidades de água semelhantes. Seria contraproducente, por exemplo, misturar cactos com bambus. As podas variam de acordo com a planta e são muito importantes, pois permitem a renovação de galhos e flores necessária ao bom desenvolvimento da planta.

Giulliano Chincio, gerente de Marketing da Bellota, indústria de ferramentas manuais forjadas para construção civil, jardinagem e agricultura

- Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
12 de julho de 2023
10 de julho de 2023