Como escolher colchão para garantir uma boa noite de sono? A maioria das pessoas tem essa dúvida na hora de ir às compras. Mas é importante notar que, nem sempre, é preciso ter o colchão mais caro ou mais bonito. É importante ficar atento a outros detalhes, como densidade, tamanho e tipo do material.
Nesse sentido, nunca é demais lembrar que a qualidade do sono interfere na nossa saúde. Afinal, o nosso corpo precisa recarregar as energias. Portanto, mais que um descanso, o sono garante a reposição de hormônios e atende às nossas necessidades físicas.
Sendo assim, um colchão desconfortável pode prejudicar o seu sono e, consequentemente, a sua saúde.
Antes de comprar, faça pesquisas
Antes de ir às lojas ou aos sites comprar colchão, é importante fazer uma boa pesquisa. Isso inclui um levantamento prévio de preços, design, densidade, condições de pagamento, frete e prazo de entrega.
Se for comprar em loja física, prove o colchão, apalpe-o e tire suas dúvidas diretamente com o vendedor. Também é interessante separar um dia na sua agenda para visitar mais de uma loja até encontrar as condições ideais no seu colchão.
Cuidado com a aparência
Assim como em outros produtos, a aparência não é tudo. Isso quer dizer que o colchão pode ser bonito, ter um bom acabamento, mas mesmo assim não ter qualidade. Isso porque o que define a sua resistência é o material interno utilizado. Outra dica é não se deixar levar pelo preço. Afinal de contas, colchões muito baratos podem não ser duráveis nem lhe proporcionar conforto.
Escolha o tamanho ideal
Há colchões de vários tamanhos. Mas a dica de ouro é comprar um colchão que seja 2 centímetros menor que a cama. Além disso, é bom frisar que a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) prevê uma tolerância de 2 centímetros entre o tamanho da etiqueta e o real. Agora, veja as medidas padrão:
colchão de berço: 0,60 (largura) x 1,30 (comprimento) ou 0,70 x 1,50;
solteiro: 0,78 x 1,88;
viúva: 1,28 x 1,88;
casal: 1,38 x 1,88 (normal), 1,58 x 1,98 (Queen Size), 1,86 x 1,98 (King Size) e 1,93 x 2,03 (Super King Size).
Defina a densidade
A densidade é a quantidade de espuma por metro quadrado do colchão. Portanto, quanto mais denso, mais pressão e peso ele pode receber. Confira:
D20: berços e camas infantis;
D23: pessoas com até 1,80 de altura e 50 quilos;
D26: pessoas com até 1,80 e 60 quilos;
D28: pessoas entre 1,80 e 1,91 e 70 quilos;
D33: pessoas com mais de 1,90 e entre 70 e 100 quilos;
D45 ou acima: pessoas com mais de 1,90 e mais de 100 quilos.
Como escolher colchão de solteiro
Para saber como escolher colchão de solteiro, é importante levar em consideração fatores, como:
conforto;
prazo de garantia;
selo de qualidade;
prazo e valor de entrega;
política de troca e devolução.
De modo geral, é interessante provar o colchão, sentando-se e deitando-se sobre ele para ver se a coluna o aprovará.
Como escolher colchão de casal
Para escolher o colchão de casal, é importante que os companheiros entrem em um consenso. Além disso, deve-se levar em consideração os tipos de materiais mais comuns. Relembre agora alguns deles:
Espuma
Para que o colchão fique firme, é importante calcular a altura média dos dois e escolher o colchão equivalente ao maior peso entre ambos. O único problema é que, com o tempo, o colchão de espuma pode acabar afundando.
Molas
Existem as molas do tipo bonnel, que são engatadas em uma estrutura de aço; as molas ensacadas, que não fazem barulho quando a outra pessoa se mexe na cama; e a do tipo LFK, que dá mais firmeza ao colchão.
Para concluir, como escolher o colchão pode fazer toda a diferença. Por isso, tenha calma, pesquise, invista em um bom material e durma tranquilo.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação