Aprenda a aplicar tecido de parede e decore seu quarto gastando pouco
Em vez do papel de parede, você pode economizar e colar tecido que também irá garantir um efeito incrível no seu quarto; saiba como colocar e qual utilizar
O tecido de parede é mais fácil de ser aplicado e também mais barato. / Foto: Freepik
Quer dar uma repaginada no seu quarto, mas está com a grana curta para uma reforma? Então, confira neste conteúdo como usar tecido de parede para garantir uma renovação no ambiente.
Mas antes de tudo saiba que é importante saber escolher bem o tecido, optar por uma estampa que combine com o seu estilo e colocar a mão na massa para a aplicação ficar perfeita.
Que tal deixar seu quarto com uma nova cara? Leia as dicas a seguir.
Por que utilizar tecido para parede?
O tecido de parede é mais fácil de ser aplicado e também mais barato. Além disso, existe uma infinidade de texturas e estampas que podem ser exploradas, criando lindos efeitos na decoração.
Outra vantagem do tecido sobre o papel de parede é que você mesmo pode instalar, sem precisar chamar um profissional. Por isso, o tecido de parede é uma boa opção para renovar a decoração do seu quarto.
Qual é o melhor tecido para parede?
A dica na hora de escolher o tecido para parede é optar pelos mais finos para facilitar a aplicação e a colagem. Normalmente, se usa tecido de algodão que é mais fechado e permite a absorção melhor da cola.
Se você escolher um tecido com textura, saiba que ele acumula mais poeira. Sendo assim, a limpeza precisará ser mais frequente.
Passo a passo para aplicar tecido de parede
Você verá um vasto conteúdo sobre aplicação de tecido de parede na internet. Mas, de qualquer forma, precisará de alguns materiais, como o tecido, tesoura, cola branca ou de spray, preguinhos, martelo e fita crepe. Então, vamos começar? Confira passo a passo:
tire as medidas da parede (você pode fazer a parede inteira ou só a metade);
escolha o tecido (de preferência 70% algodão e não muito grosso);
Outra dica é com relação à largura do tecido. Geralmente, eles são vendidos em 0,80m, 1,40m e 2,20m. Isso quer dizer que ao comprar um tecido mais largo, você pode cobrir a parede sem precisar fazer emendas.
Contudo, veja outras dicas do tipo de tecido:
Tricoline: é um tecido com alta concentração de algodão e, por isso, é muito indicado para parede, além de ter uma ampla variedade de estampas.
Suede ou camurça: é confortável e gostoso de tocar, portanto proporciona um ambiente mais aconchegante.
Jeans: escolha os jeans mais macios e finos para não dificultarem a aplicação. O jeans garante um ar moderno e jovial ao seu quarto.
Algodão: há muitas opções de algodão, com estampas florais, geométricas, infantis e muito mais. A colorida chita, por exemplo, traz um lindo efeito ao seu quarto.
Impermeáveis: há os tecidos que já vêm com revestimento impermeável, o que facilita a limpeza. Ademais, há ótimas estampas.
A dica na hora de escolher o tecido para parede é optar pelos mais finos para facilitar a aplicação e a colagem. / Foto: Freepik
Use tecidos com a altura da parede
Como dissemos, o primeiro passo para escolher o tecido para parede de quarto é tirar as medidas da parede. A partir daí, compre um tecido mais largo, que possibilita a utilização total.
Mas se precisar fazer uma emenda, preste atenção à configuração da estampa, especialmente se for um tecido xadrez ou listrado.
Como limpar o tecido de parede
O tecido pode acumular poeira. Nesse sentido, é importante ter um cronograma de limpeza.
A dica é passar espanador uma vez por semana, e aspirador de pó a cada 15 dias. Se o tecido for impermeável, passe um pano úmido com água.
Lembre-se que, com o tempo, se o tecido estiver sujo, você poderá realizar a troca, visto que o processo é simples.
Não deixe de acompanhar as atualizações do portal Lugar Certo, pois trazemos outras recomendações incríveis para você aprimorar a decoração da sua casa.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação