Funcionalidade no dia a dia

Cozinha planejada pequena: ideias para otimizar o espaço e a organização

Cozinha pequena pode receber móveis planejados e ter seu espaço otimizado; confira opções de layout para esse ambiente ficar mais funcional

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 06/07/2023 15:24


Cozinha pequena com móveis planejados pode ter espaço otimizado - Freepik Cozinha pequena com móveis planejados pode ter espaço otimizado

 
Ter uma cozinha planejada pequena pode ser uma realidade muito mais próxima do que você imagina, pois as proporções do ambiente não reduzem as possibilidades. Portanto, se você está procurando ideias de cozinhas planejadas pequenas e funcionais para a sua casa, saiba que chegou ao lugar certo

Vantagens e desvantagens da cozinha planejada


A grande vantagem desse modelo é a possibilidade de deixar o ambiente funcional usando os próprios itens da decoração, tais como armários e bancadas, sem falar nos diferentes layouts.

A desvantagem é que, por ser pequeno, é preciso pensar de forma estratégica para aproveitar bem o espaço. Contar com a ajuda de um profissional especializado pode ajudar a elaborar um planejamento personalizado.

Cozinha planejada pequena: veja algumas dicas 


Entenda um pouco mais sobre esse assunto lendo esse artigo até o fim. Vamos te apresentar algumas ideias de cozinhas planejadas pequenas. 

Cozinha americana ou fechada: vantagens e desvantagens 


Esses dois modelos de cozinha são excelentes opções para quem não tem muito espaço. No entanto, é importante ressaltar algumas diferenças entre elas, suas vantagens e desvantagens. 

Embora pareça vantajoso que a cozinha americana para apartamentos pequenos seja aberta, a desvantagem é que exige uma decoração que combine com o restante do ambiente, o que pode aumentar os gastos no acabamento. 

O modelo de cozinha fechada apresenta como principal vantagem ter mais espaço para utilizar, pois as paredes delimitam melhor o ambiente. Além disso, é possível personalizar a decoração de forma independente. 

A desvantagem é que a cozinha fechada pode parecer menor do que realmente é. Para mudar essa realidade é possível usar truques como o uso de cores claras. 

Varie as opções de layout da sua cozinha planejada pequena


Você sabia que a cozinha planejada pequena pode se tornar ainda mais funcional se você optar por layout diferenciado? 

O segredo para obter sucesso ao fazer isso, é respeitar as proporções do ambiente, bem como o seu formato. Por exemplo, cozinhas muito estreitas tornam a opção com ilha muito mais complicada. 

Vamos conhecer um pouco sobre tipos de layouts: 

Em U


Esse é o modelo ideal para quem quer aproveitar ao máximo o espaço, pois facilita a instalação de armários e bancadas em todas as paredes.  

Em L


Nesse formato, apenas duas paredes são utilizadas para instalar bancadas e armários.

Com bancada


As bancadas substituem bem as mesas e são ideais para cozinhas pequenas, além de serem versáteis. 
 
Bancada torna a cozinha pequena mais versátil - Freepik Bancada torna a cozinha pequena mais versátil
 
 

Com ilha


O layout é uma forte tendência para a decoração de cozinhas, mas requer um pouco mais de espaço. Uma das vantagens é que a circulação pelo ambiente é livre, o que permite momentos descontraídos com amigos e família enquanto você cozinha.

Cozinhas pequenas: qual cor utilizar? 


Embora as cores claras sejam as mais indicadas, não há como negar que é possível fazer combinações com nuances mais fortes, mas sem pintar todas as paredes. 

Os tons que devem predominar são os mais claros, como branco, amarelo, areia, entre outros de sua preferência. 

Já decidiu como planejar sua cozinha pequena?


Mesmo as cozinhas pequenas podem ser planejadas e decoradas, sem perder sua funcionalidade e beleza.  No entanto, se você não tem experiência nesse assunto, contar com a ajuda de um profissional fará toda a diferença. 
 
Para continuar lendo sobre cozinhas, confira o Lugar Certo, portal repleto de dicas de decoração, reforma e jardinagem. Leia também sobre como decorar uma cozinha pequena e deixá-la espaçosa.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
12 de julho de 2023
10 de julho de 2023