Comentários
600
Cozinha organizada

Confira 7 dicas para ter uma cozinha pequena bem organizada e funcional

Conhecida como o melhor lugar da casa, a cozinha deve estar organizada para ser prática no dia a dia; a colunista Marina Almeida separou dicas que vão te ajudar, confira!

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 22/06/2022 23:28 / atualizado em 23/06/2022 13:37



Uma cozinha bagunçada, pode azedar o dia. / Freepik - Uma cozinha bagunçada, pode azedar o dia. / Freepik
 
 
Cozinhar pode ser considerado uma diversão para alguns, e, uma tarefa chata para outros, mas, o que ambos os times concordam é que: cozinhar em uma cozinha bagunçada, pode azedar o dia.

Mas, não desanime, é possível deixar sua cozinha organizada e funcional mesmo que seus armários sejam pequenos demais. Porém, as dicas a seguir também valem para cozinhas grandes, afinal, uma cozinha organizada vai poupar tempo e energia de todos. Vamos lá?

 Confira 7 dicas práticas para manter a sua cozinha sempre organizada

@tuacasa via Pinterest - @tuacasa via Pinterest

Organize os copos em fileiras

Dessa forma você sempre saberá qual está atrás e economiza tempo procurando o conjunto completo. Deixe uma distância de um dedo entre eles. Isso vale também para as taças. Siga a ordem dos maiores para  os menores.
 
@amazonfashionEU via Pinterest - @amazonfashionEU via Pinterest
 
 

Conjuntos de pratos

Não faça enormes pilhas de pratos no seu armário da cozinha. Isso prejudica que você use o conjunto que está embaixo, ou  seja, é só desperdício de espaço se você tem e não usa. Utilize suportes aramados para criar ‘’prateleiras’’ novas e coloque os pratos que são de conjuntos ou tamanhos diferentes. 

Exemplo: separe os pratos de refeição, os fundos e os de sobremesa. 
 
Canva%u2019s Stock Media Elements - Canva%u2019s Stock Media Elements
 

Gaveta de talheres e utensílios

Efetue uma seleção e veja o que está duplicado e o que você não usa mais. Dê preferência para utensílios do mesmo conjunto, para ficar uma gaveta mais harmônica.

Depois da triagem faça a categorização dos itens. Separe e forme os grupos de conchas, escumadeiras, pegadores e facas, por exemplo, e, em seguida utilize organizadores retangulares individuais para cada grupo. Isso vai fazer com que a gaveta se mantenha em ordem, já que os utensílios não vão mais se misturar, cada um terá sua “casinha”.
 
@prodsec via Pinterest - @prodsec via Pinterest
 

Xícaras 

Caso o  seu armário seja pequeno, você pode economizar espaço de prateleira pendurando suas xícaras em um organizador vertical. Você aproveita o espaço aéreo e ganha um espaço extra abaixo delas.
 
@Buzzfeed via Pinterest - @Buzzfeed via Pinterest
 

Travessas 

Guardar uma dentro da outra não é a melhor solução para quem busca praticidade no dia a dia. Os organizadores de travessas têm a função de fazer uma fileira, tornando o uso individual bem mais fácil. Além disso, para quem tem prateleiras com altura, elas podem ficar mais na posição vertical, aproveitando melhor o armário.
 
Crédito: revista casa e jardim - Crédito: revista casa e jardim
 

Panelas e Eletrodomésticos

Sem dúvida esse itens ocupam um espaço considerável nos armários. A dica é não misturá-los. Defina uma prateleira exclusiva para as panelas e, outra que guarde somente os eletrodomésticos. Isso é para evitar que na correria do dia a dia você precise sair removendo itens da frente para ver onde a panela de arroz foi parar, atrasando seu almoço. Deixe com fácil acesso os que são de uso diário. Se necessário, você pode colocar uma panela dentro da outra e usar um organizador de tampas. 
 
Crédito: better homes & gardens - Crédito: better homes & gardens
 

Potes de plástico

O terror da cozinha! Campeão número 1 da bagunça nos armários, os potes de plástico têm solução. A dica principal é realizar uma bela triagem para identificar os que estão sem tampa e as tampas que estão solitárias, sem seus respectivos potes. Desapegue também dos que estão rachados e extremamente manchados.

Dê preferência sempre pelos potes quadrados. Eles aproveitam mais o espaço tanto dos armários quanto na geladeira. Outra dica importante é priorizar ter os potes transparentes, pois facilitam que o conteúdo seja visto prontamente dentro da geladeira, evitando desperdício de comida.

Feito isso, você pode utilizar cestos transparentes de plástico ou de acrílico para acomodá-los e simular gavetas.  

Ambiente pequeno não é desculpa para bagunça, viu? Com a cozinha não é diferente. Utilize essas dicas e veja como o melhor lugar da casa pode ficar ainda mais gostoso. Afinal, estresse não está na lista de ingredientes de nenhuma receita. 

Gostou deste conteúdo? Continue navegando pelo Lugar Certo e leia também Sua casa está uma bagunça? Veja algumas dicas para colocar tudo em ordem. 
 
Marina Almeida - Marina Almeida
 

Marina Almeida

Formada em Medicina Veterinária pela UFMG encontrou na organização de ambientes sua paixão profissional. Nascida em Belo Horizonte, iniciou como Personal Organizer em 2019 e já transformou mais de 250 lares através da organização. Especialista em minimalismo, acredita que a mudança que queremos ver no mundo começa em casa. Conheça seu trabalho noInstagram @marina_organiza

Outros Artigos

ver todas
25 de novembro de 2022
10 de novembro de 2022
28 de outubro de 2022
14 de outubro de 2022
30 de setembro de 2022