Confira 7 dicas para ter uma cozinha pequena bem organizada e funcional
Conhecida como o melhor lugar da casa, a cozinha deve estar organizada para ser prática no dia a dia; a colunista Marina Almeida separou dicas que vão te ajudar, confira!
postado em 22/06/2022 23:28
/ atualizado em 23/06/2022 13:37
Uma cozinha bagunçada, pode azedar o dia. / Freepik
Cozinhar pode ser considerado uma diversão para alguns, e, uma tarefa chata para outros, mas, o que ambos os times concordam é que: cozinhar em uma cozinha bagunçada, pode azedar o dia.
Mas, não desanime, é possível deixar sua cozinha organizada e funcional mesmo que seus armários sejam pequenos demais. Porém, as dicas a seguir também valem para cozinhas grandes, afinal, uma cozinha organizada vai poupar tempo e energia de todos. Vamos lá?
Confira 7 dicas práticas para manter a sua cozinha sempre organizada
@tuacasa via Pinterest
Organize os copos em fileiras
Dessa forma você sempre saberá qual está atrás e economiza tempo procurando o conjunto completo. Deixe uma distância de um dedo entre eles. Isso vale também para as taças. Siga a ordem dos maiores para os menores.
@amazonfashionEU via Pinterest
Conjuntos de pratos
Não faça enormes pilhas de pratos no seu armário da cozinha. Isso prejudica que você use o conjunto que está embaixo, ou seja, é só desperdício de espaço se você tem e não usa. Utilize suportes aramados para criar ‘’prateleiras’’ novas e coloque os pratos que são de conjuntos ou tamanhos diferentes.
Exemplo: separe os pratos de refeição, os fundos e os de sobremesa.
Canva%u2019s Stock Media Elements
Gaveta de talheres e utensílios
Efetue uma seleção e veja o que está duplicado e o que você não usa mais. Dê preferência para utensílios do mesmo conjunto, para ficar uma gaveta mais harmônica.
Depois da triagem faça a categorização dos itens. Separe e forme os grupos de conchas, escumadeiras, pegadores e facas, por exemplo, e, em seguida utilize organizadores retangulares individuais para cada grupo. Isso vai fazer com que a gaveta se mantenha em ordem, já que os utensílios não vão mais se misturar, cada um terá sua “casinha”.
@prodsec via Pinterest
Xícaras
Caso o seu armário seja pequeno, você pode economizar espaço de prateleira pendurando suas xícaras em um organizador vertical. Você aproveita o espaço aéreo e ganha um espaço extra abaixo delas.
@Buzzfeed via Pinterest
Travessas
Guardar uma dentro da outra não é a melhor solução para quem busca praticidade no dia a dia. Os organizadores de travessas têm a função de fazer uma fileira, tornando o uso individual bem mais fácil. Além disso, para quem tem prateleiras com altura, elas podem ficar mais na posição vertical, aproveitando melhor o armário.
Crédito: revista casa e jardim
Panelas e Eletrodomésticos
Sem dúvida esse itens ocupam um espaço considerável nos armários. A dica é não misturá-los. Defina uma prateleira exclusiva para as panelas e, outra que guarde somente os eletrodomésticos. Isso é para evitar que na correria do dia a dia você precise sair removendo itens da frente para ver onde a panela de arroz foi parar, atrasando seu almoço. Deixe com fácil acesso os que são de uso diário. Se necessário, você pode colocar uma panela dentro da outra e usar um organizador de tampas.
Crédito: better homes & gardens
Potes de plástico
O terror da cozinha! Campeão número 1 da bagunça nos armários, os potes de plástico têm solução. A dica principal é realizar uma bela triagem para identificar os que estão sem tampa e as tampas que estão solitárias, sem seus respectivos potes. Desapegue também dos que estão rachados e extremamente manchados.
Dê preferência sempre pelos potes quadrados. Eles aproveitam mais o espaço tanto dos armários quanto na geladeira. Outra dica importante é priorizar ter os potes transparentes, pois facilitam que o conteúdo seja visto prontamente dentro da geladeira, evitando desperdício de comida.
Feito isso, você pode utilizar cestos transparentes de plástico ou de acrílico para acomodá-los e simular gavetas.
Ambiente pequeno não é desculpa para bagunça, viu? Com a cozinha não é diferente. Utilize essas dicas e veja como o melhor lugar da casa pode ficar ainda mais gostoso. Afinal, estresse não está na lista de ingredientes de nenhuma receita.
Formada em Medicina Veterinária pela UFMG encontrou na organização de ambientes sua paixão profissional. Nascida em Belo Horizonte, iniciou como Personal Organizer em 2019 e já transformou mais de 250 lares através da organização. Especialista em minimalismo, acredita que a mudança que queremos ver no mundo começa em casa. Conheça seu trabalho noInstagram @marina_organiza